Curiosidades

6 verdades obscuras por trás da escola que você nunca imaginou

0

A escola é um lugar em que passamos grande parte da nossa infância e adolescência. É nela, por exemplo, que as pessoas escrevem pérolas em provas que vão parar nos telejornais e sites de humor.

Esse lugar que reproduz o conhecimento e prega o ensino é amado e também odiado pelas pessoas. Tem gente que para de estudar cedo, enquanto outras que vão até o fim dela.

Aprendemos de tudo na escola, desde cálculos matemáticos, línguas estrangeiras, geografia, história entre vários outros assuntos. Mas também existem habilidades da vida que não aprendemos na escola e nem na faculdade.

Mas existem umas verdades obscuras por trás do mundo escolar que as pessoas nunca imaginaram. Confira uma delas:

1 – A escola é um reflexo do trabalho

1

Na escola, as crianças passam o tempo todo em estado de inquietação e pressa pelo fim das aulas e precisam suportar várias cobranças e cumprir tarefas sem sentido. E isso se reflete no mercado de trabalho.


O aluno precisa estar lá sentado, sem ter que questionar nada e expor críticas para que no trabalho isso se repita da mesma forma. Como algumas funções no mercado precisam de pessoas que não reclamem e operem funções de forma mecânica, são “moldadas” para serem assim no futuro.

2 – O que aprendemos nunca vai mudar

2

As gerações evoluem, o tempo passa, a moda e os discursos se tornam outros, mas a prática e a aplicação de conteúdo nas escolas nunca mudam.

Sempre serão transmitidos conhecimentos contraditórios e cheios de hipocrisia. Na verdade, do que se aprende ali, muito vai ser esquecido ou mesmo usado poucas vezes na vida aqui fora.

3 – Você aprende de forma engavetada

3

Os conteúdos que aprendemos na escola costumam funcionar como se fossem uma espécie de especialização para os alunos. Os alunos estudam de uma disciplina a outra como se os conhecimentos não se interligassem e estivessem separados em uma gaveta, como se fossem uma linha de montagem, por exemplo.

E o tipo de ensino compartimentalizado faz com que o ser humano aprenda coisas separadas que acabam não fazendo ligações entre si, desenvolvendo um conhecimento específico, substituindo uma experiência mais direta com o mundo.

4 – A forma de ensino é limitada

Teacher and student in a classroom at school.

Infelizmente, a forma de ensino na escola é de apenas exercitar a memorização e a reprodução correta de conteúdos. Não se aprende a reflexão, sobre política, relações pessoais, curiosidades e até mesmo sexualidade.

Funciona como uma espécie de preparação para a própria escola e não para a vida. Mais ou menos como para se tornar um motorista, onde se aprende para dirigir para uma prova e não para encarar o trânsito da vida real.

5 – A escola categoriza as pessoas

Teacher in classroom --- Image by © Rachel Frank/Corbis

Ela reúne os alunos por suas idades e os categoriza em séries, fazendo com que todos em um mesmo ambiente façam as mesmas provas, em um mesmo tempo, com os mesmos conteúdos e que todos reproduzam as mesmas respostas. A escola quer moldar as pessoas a valorizar o que é igual e ter intolerância com as coisas que são diferentes. Quase o mesmo que acontece nas igrejas e nos quartéis, por exemplo.

6 – Um lugar de ensino em massa

6

Na escola, o professor funciona como uma forma de otimização de produção e redução dos custos para seus donos. A ideia é usar um funcionário só para ensinar uma turma enorme de alunos. Tudo é todos são tratados como coisas.

Você já se atentou a essas verdades sobre a escola? Mande seu comentário para gente!

9 ameaças que poderão acabar com a vida da humanidade (de acordo com a ciência)

Matéria anterior

Será que você é uma criança Índigo ou Cristal?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos