Ciência e TecnologiaCuriosidades

9 ameaças que poderão acabar com a vida da humanidade (de acordo com a ciência)

0

O fim do mundo está próximo e não é de nenhuma profecia mística que estamos falando. Estamos falando das consequências em que podem resultar nossas ações no presente.Você talvez ache um mimimi absurdo bater na tecla do aquecimento global, por exemplo, mas essa não só é a ameaça mais real como ela pode desencadear uma série de outras catástrofes.

Desde os anos 80 os cientistas e ambientalistas alertam para o que pode acontecer com a elevação da temperatura na atmosfera. Você já leu aqui na Fatos sobre essa e outras catástrofes anunciadas que poderiam ser evitadas. Mesmo prevendo certas problemáticas, é difícil convencer as pessoas que dão os rumos à sociedade a executarem as devidas providências em muitos casos.

Confira 9 formas reais pelas quais a humanidade poderia ser destruída.

1- Pandemia

1

Pandemias recentes incluem focos de SARS (síndrome respiratória aguda grave), a gripe aviária e o coronavírus MERS, que se originou na Arábia Saudita. A interconexão global faz com que não hajam barreiras geográficas para essas doenças.

2- Asteroide

Asteroid entering Earth's atmosphere

Os astrônomos conhecem apenas uma fração das rochas espaciais que espreitam nosso sistema solar. Eles temem que algo parecido com o que aconteceu no evento de Tunguska, em 1908, possa se repetir em proporções maiores. O meteoro que atingiu a região da Sibéria em junho de 1908, provocou uma grande explosão que devastou 2 mil quilômetros quadrados.

3- Engenharia genética

3

Em 2011, a comunidade científica se estarreceu diante de pesquisadores que haviam projetado uma versão mutante da gripe aviária que era transmissível pelo ar. Os temores são de que hajam experimentos assim que poderiam escapar dos laboratórios ou serem lançados intencionalmente levando a uma pandemia global.

4- Aquecimento Global

4

Muitos cientistas dizem que esta é a maior ameaça que o planeta enfrenta. A elevação da temperatura na atmosfera aumenta as secas em algumas áreas enquanto faz outras partes do planeta ficarem inundadas. As mudanças relativas a este fator ocasionariam instabilidade política, fome e colapso dos ecossistemas.

5- Fungos

5

Segundo David Wake, curador do Museu de Zoologia de Vertebrados da Universidade da Califórnia (para o Live Science), um fungo como o Chytrid Fungus, que está acabando com as rãs nos Estados Unidos, poderia afetar igualmente seres humanos em proporções catastróficas. Embora tenhamos conhecimento sobre bactérias e antibióticos, sabemos pouco sobre tratamentos para infecções fúngicas.

6- Guerra Nuclear

6

Você já leu aqui na Fatos qual seria o resultado para o planeta no caso de uma Guerra Nuclear. Além das ameaças do líder norte-koreano Kim Jong Un e do arsenal secreto do Irã, os demais estoques no mundo poderia causar a aniquilação do planeta se usado com esse fim.

7- Inteligência Artificial

7

Parece o roteiro de “Matrix”, mas muitos cientistas da computação acreditam que a inteligência artificial está próxima de ultrapassar a inteligência humana.

8- Super população

8

Estima-se que nos próximos 50 anos cesse o crescimento populacional e a humanidade se livre das consequências negativas dessa questão. Caso o contrário, a fome em massa dizimará a humanidade do planeta sobrecarregado.

9- Efeito bola de neve

9

Embora todos esses perigos sejam iminentes, o que os especialistas temem mesmo é que uma catástrofe desencadeie uma série outros problemas. O aquecimento global pode aumentar a prevalência de agentes patogênicos. O colapso dos ecossistemas tornaria muito difícil a produção de alimentos e assim sucessivamente.

A mercadologia nos estimula a consumir sob justificativa de que isso é necessário para a manutenção da nossa sociedade como está constituída. Como você acha que podemos nos comportar para sermos sustentáveis? Isto é, como devemos agir para a qualidade de vida perene da humanidade?

6 coisas que ninguém tem coragem de comentar sobre o namoro

Artigo anterior

6 verdades obscuras por trás da escola que você nunca imaginou

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido