6 verdades sobre o Raio-X

POR Pietro Bottura    EM Ciência e Tecnologia      17/12/14 às 20h05

Praticamente todo mundo já precisou fazer ao menos um Raio-X na vida, colocando os pesados coletes plúmbeos para proteção de radioatividade e descobrindo como os ossos e crânio são por baixo da pele. Além da bizarra visão interna de nós mesmos, existem, todavia, vários mitos e fatos desconhecidos sobre a radiografia, que fazem desse tema um tanto quanto obscuro para a maioria das pessoas. Pra que você entenda melhor como esse método científico funciona, trazemos pra vocês 7 fatos sobre o Raio-X:

Fotografia superpotente

17143121585661

As máquinas de Raio-X, em resumo, não passam de máquinas fotográficas superpotentes, que captam ondas magnéticas que passam por ossos, carne e outras partes do corpo, diferentemente da luz, usada na fotografia comum. Ou seja: na verdade, o que muda é que somos bombardeados por radiação que nos atravessa, ao contrário da luz, que é refletida pelo nosso corpo.

Usos e evolução

17142557446651

Além de servir para checar ossos quebrados e coisas do tipo, o Raio-X é hoje usado de diversas outras formas, como para planejar cirurgias, tratamentos e acompanhar o combate à doenças como o câncer, algo que fica cada vez mais rápido pela diminuição de custos dos aparelhos.

Dá pra ser contaminado?

17143213752663

Essa talvez seja a maior pergunta sobre o assunto, em especial pros profissionais que trabalham com as máquinas, mas a resposta é não. Como as ondas são eletromagnéticas, quando o aparelho é desligado da tomada, não há mais radiação no local, o que não o deixa "corrompido" radioativamente e seguro para o uso prolongado. Entretanto, entrar em contato com os núcleos dessas máquinas pode ser mortal, como no conhecido caso do Césio 137, de Goiânia. Todavia, a exposição prolongada ou desprotegida com certeza pode ser maléfica para o organismo.

Espelhos refletem o Raio-X?

Athena-Wall-Mirror-P14123616

Não, e por isso mesmo, não é necessário haver preocupação com vidros, janelas ou espelhos nas salas, que não conseguem refletir os Raios-X.

Fazem mal para grávidas?

pregnant-woman-belly

Desde que protegidas pelos coletes, como qualquer outra pessoa, não. Entretanto, sempre cabe uma avaliação profissional, com um médico, já que a gravidez é um momento muito delicado e importante, e pode ser desaconselhada se antes do terceiro mês ou em circunstâncias especiais.

Máquinas de Raio-X de scanners podem apagar cartões de memória?

17143300428668

Não, e isso não passa de um mito, já que a intensidade da radiação não é suficiente nem mesmo para danificar aparelhos eletrônicos, como celulares, e é emitida em baixíssimos níveis em aeroportos e outros tipos de locais com a tecnologia.

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+