Curiosidades

Veja fotos do eclipse total da lua pelo mundo

0

Eclipse é um evento astronômico que acontece quando objetos celestes em trânsito ficam na mesma posição ou atravessam uns aos outros. Com o passar do tempo, as pessoas foram entendendo esse fenômeno. Mas até que fosse entendido realmente o que ele era, em várias culturas, um eclipse significava várias coisas diferentes, desde prelúdios de coisas boas, até momentos em que rituais tinham que ser feitos.

O termo é mais usado para descrever um eclipse que envolve o Sol, a Terra e a Lua. O eclipse solar acontece quando a lua esconde o sol, já o lunar é quando a sombra da Terra esconde a lua. Yem ainda a “lua vermelha”, que é quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham.

Esses eventos acontecem com uma certa frequência. Algumas pessoas são fascinadas por eventos que acontecem no espaço, e vê-los é sempre um agrado para os olhos. Felizmente, praticamente todos os anos temos um ou vários eclipses.

Em 2022, apenas um eclipse lunar aconteceu e foi entre o final da noite de domingo e a madrugada dessa segunda-feira. Por mais que ele tenha sido o único, dessa vez, os moradores do Brasil conseguiram ver o fenômeno inteiro. Ao contrário da contemplação de um eclipse solar, para ver um eclipse lunar não é preciso usar uma proteção nos olhos. Isso porque nós conseguimos olhar para a lua normalmente, a olho nu, e é isso que facilita assistir ao fenômeno.

Esse eclipse que aconteceu também pôde ser visto em outras partes do mundo. O melhor disso, é que o eclipse lunar rendeu fotos maravilhosas ao redor do mundo. Veja algumas delas.

1 – Montanhas Taunus, perto de Frankfurt, Alemanha

eclipse

G1

2 – Rio de Janeiro

eclipse

G1

3 – Castelo de Salgo, na Hungria

G1

4 – Cidade de Mardin, na Turquia

G1

5 –  Ilha mediterrânea francesa da Córsega

eclipse

G1

6 – Idaho

G1

7 –  Lua em vários estágios do eclipse lunar total na Califórnia

G1

8 – Irwindale, Califórnia

eclipse

G1

9 –  Topo da torre do Liberty Memorial do Museu Nacional da Primeira Guerra Mundial, em Kansas City, Missouri

G1

10 – Buenos Aires

G1

11 – San Salvador, El Salvador

eclipse

G1

12 – Cidade do México

G1

13 – Skopje, na Macedônia do Norte

G1

14 – Chile

G1

15 – Igreja Ortodoxa Ucraniana de St. Andrew, em Los Angeles

eclipse

G1

16 – Temple City, Califórnia

G1

Eclipses

eclipse

G1

Se existe ou não vida no espaço sempre foi uma indagação de todas as pessoas. Você, acreditando em seres esverdeados que habitam outros planetas por aí no espaço ou não, não poderá questionar uma coisa: a beleza do universo e os fenômenos que ele tem.

Em 2022, estão previstos, pelo menos dois eclipses lunares totais, além de dois eclipses solares parciais. Os eclipses lunares acontecerão nos dias 16 de maio e oito de novembro, respectivamente. No dia 16, o eclipse será visível nas Américas do Norte e do Sul, Europa, África, e partes da Ásia. No caso, foi esse o eclipse que aconteceu e pôde ser observado do Brasil e de outras partes do mundo na última madrugada.

Já no dia 8 de novembro, o eclipse não será visível em boa parte do nosso país, principalmente na faixa leste, que engloba todo o litoral e a região Centro-oeste. O primeiro eclipse solar parcial aconteceu no dia 30 de abril e foi visível em uma determinada faixa do Oceano Pacífico Sul e nas regiões Sul e Oeste da América Latina. Ele pôde ser visto em países como Argentina, Peru, Chile, Uruguai, entre outros.

Já o segundo eclipse solar parcial irá acontecer no dia 25 de outubro de 2022 e não será visível no Brasil. Apenas a Groenlândia, Islândia, parte da África, Ásia e uma grande parte da Europa poderão contemplar o fenômeno.

Fonte: G1

Imagens: G1

Mulher descobre estar grávida após quase oito meses de gestação

Matéria anterior

Jovem compra celular pela internet e recebe caixa de leite condensado

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos