É muito difícil encontrar pessoas que não são adeptas das redes sociais hoje em dia. O Facebook é uma das mais populares e permite que os seus usuários criem uma rede imensa de amigos e compartilhem os mais diversos tipos de conteúdo.
Os especialistas recomendam que a exposição dos usuários na rede seja moderada, mas algumas pessoas parecem não se importar muito com isso e usam o Facebook até mesmo para exibir os próprios crimes.
1. Christopher Castillo
Christopher Catillo, dos Estados Unidos, aparentemente não gostava muito do presidente Barack Obama. O homem foi até a página do Facebook do presidente e o ameaçou de morte, o que é considerado crime no país.
O serviço de inteligência secreta averiguou o caso e por um tempo Castillo continuou reafirmando a ameaça, mas, no fim das contas, disse que se tratava apenas de uma brincadeira. Uma brincadeira que pode lhe custar 10 anos de prisão, se condenado.
2. Victor Burgos
Victor Burgos, que também é dos Estados Unidos, estava foragido e resolveu desafiar a polícia. O jovem publicou na rede social: “Prendam-me se forem capazes, estou no Brooklyn”. A polícia localizou a casa em que Burgos estava um tempo depois e ele foi novamente preso.
3. Jacob Cox-Brown
Depois de se envolver num acidente de trânsito, o rapaz postou em sua página no Facebook: “Dirigindo bêbado… clássico. Mas desculpa aí pelo carro no qual bati. :P”. O garoto achou que não passaria disso, e ele ficaria impune, mas um policial que estava investigando o acidente teve acesso ao post de Cox-Brown e ele acabou sendo preso.
4. Michael Baker
Além de roubar gasolina de uma viatura policial, Baker tirou uma foto do roubo fazendo gestos obscenos e postou na rede. Apenas 12 horas depois ele já estava atrás das grades.
5. Cheryl Nelson
A americana Cheryl Nelson criou uma série de perfis fakes para incriminar a nova namorada do seu ex. Nelson procurou a polícia e disse que a mulher a ameaçava e perseguia. Ela apenas não contava com o fato de que seu computador seria analisado pelos investigadores, que descobriram que tudo havia sido montado por ela. Cheryl Nelson foi presa por falsidade ideológica e comunicação falsa de crime.
6. Roger Ray Ireland
A polícia de Maryland nos Estados Unidos possuía uma página no Facebook em que todas as quartas postavam fotos de foragidos com a hashtag #ProcuradosdeQuarta. Um dos procurados, Roger Ray Ireland viu a sua imagem divulgada e resolveu comentar a foto. O criminoso disse que nunca seria pego pela polícia e que o seu “negócio” continuava. Ele foi preso no dia seguinte.
Bônus: Racismo
Casos como esse acima são muito comuns no Facebook, mas você sabia que podem acabar em prisão? Isso mesmo, a internet não é a terra da zoeira onde nada acontece, todos esses comentários se enquadram na lei vigente sobre racismo, e as pessoas que fizeram eles podem ir parar na cadeia, assim como se tivessem cometido o crime na vida real.
Portanto a partir de hoje vale a reflexão, cuidado com o que você posta nas redes sociais, ofender as pessoas de maneira gratuita ou atentar contra a honra delas pode fazer com que você passe um bom tempo “vendo o sol nascer quadrado”.