13 coisas que você não sabia sobre Matrix

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      28/01/15 às 19h06

Você já deve ter visto aqui na Fatos Desconhecidos que existem várias razões que podem nos levar a acreditar que existe uma realidade virtual. E foi justamente esse o tema abordado no filme Matrix, lançado no ano de 1999. O seu enredo repercutiu no público discussões filosóficas sobre a existência humana.

No filme, grande parte das pessoas desconheciam a existência da Matrix e aposto que você também desconhece alguns fatos sobre esse sucesso do cinema. E então, vai preferir a pilula azul ou a vermelha?

 

1. O filme começou com uma história em quadrinhos

quadr

Os cineastas Lana e Andy Wachowski conceberam originalmente o enredo para The Matrix como uma história em quadrinhos. Os quadrinhos foram escritos previamente para a Marvel.

2. A cidade sem nome é Sydney, na Austrália

cidade

A produção foi feita na Austrália, por questões fiscais, que reduziram significativamente o orçamento do filme. No entanto, todos os nomes das ruas foram escolhidos a partir de locais existentes em Chicago, onde os Wachowski cresceu.

3. O estúdio não queria os irmãos Wachowski como diretores

US-ENTERTAINMENT-AUSTRALIANS IN FILM

A Warner Brothers pensava inicialmente que os Wachowski poderiam ser os diretores, já que não tinham experiência, por isso eles foram desqualificados para dirigir Matrix . Para provar a sua competência, o Wachowski escreveram e dirigiram o filme Bound, que se tornou um sucesso modesto.

4. Will Smith e Nicolas Cage recusaram formalmente o papel de Neo

neo

Tom Cruise, Johnny Depp, Leonardo DiCaprio e outros atores foram também considerados antes de os cineastas escolherem Keanu Reeves para o papel.

5. Russel Crowe, Sean Connery e Samuel L. Jackson poderiam ter sido Morpheus

morpheus

Depois que eles recusaram, Laurence Fishburne assumiu o papel.

6. Os atores tiveram que estudar filosofia antes do início da gravação

simulacra

Os irmãos Wachowski pediram aos atores principais para ler os livros Simulacros e Simulação de Jean Baudrillard, Out of Control por Kevin Kelly (ainda sem tradução para o português), e Introducing Evolutionary Psychology, também sem tradução, escrito por Dylan Evans e Oscar Zarate. As leituras serviriam para ajudar os atores a entender melhor o mundo do filme. No filme, Neo esconde seus arquivos de computador ilegais em uma cópia do livro de Baudrillard.

7. Os cineastas usaram um simbólico jogo de cores no filme

verde

As cenas que acontecem na Matriz ganharam uma tonalidade verde, enquanto todas as cenas que acontecem no mundo real têm uma tonalidade azul. A única vez que a cor verde aparece nas cenas do mundo real é o código de Matrix na tela de um computador.

8. Os atores principais foram treinados todos os dias durante quatro meses para as cenas de luta

luta

Os Wachowski não queria que os atores dublês aparecessem lutando na tela no lugar dos atores originais.

9. Keanu Reeves fez uma cirurgia na coluna cervical antes do início do treinamento

cir

Isso tornou impossível para Reeves chutar de forma eficaz, de modo que Yuen Woo-ping, o coreografo das cenas de luta, teve que ajustar sua coreografia. No filme acabado, Neo dificilmente chuta.

10. Hugo Weaving teve que passar por uma cirurgia no quadril após se ferir durante um treinamento de luta

hugo

Isso mudou completamente o cronograma de filmagens. Algumas cenas de luta foram concluídas no final da produção, a fim de dar tempo para ele se curar.

11. O tiroteio de 3 minutos no saguão do Trinity foi filmado em 10 dias

tiroteio

Cada explosão e tiro demandou bastante tempo.

12. Os óculos de sol de cada personagem foram feitos sob medida pela Blinde Design

óculos

Eles não estavam disponíveis para compra até as continuações do filme, quando enfim foram liberados.

13. O efeito icônico "bullet time" foi concebido especialmente para Matrix

bullet

O famoso movimento de Neo em câmera lenta que desafia a gravidade foi feito utilizando um equipamento que continha 120 câmeras fotográficas digitais individuais e duas câmeras de filmagem. As imagens estáticas foram cuidadosamente costuradas para criar o quadro tiro a tiro. O primeiro disparo de teste do efeito "Bullet Time" deu uma vista de quase 360 graus de uma lata de lixo explodindo.

 

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+