• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 ações que fazem você quebrar a lei (e você não sabia)

POR Mateus Graff    EM Curiosidades      23/10/17 às 16h13

Você já cometeu algum crime na vida e ninguém ficou sabendo (não vale mentir para você mesmo)? Bom, todo mundo já deve ter cometido um crime na vida. Andar sem cinto de segurança e até mesmo atravessar a rua fora da faixa de pedestre podem ser alguns exemplos. Para quem não sabe, essas coisas são crimes. Podem até ser crimes leves, mas não deixam de estar fora da lei.

E filmes e séries, vocês já baixaram algum? Pois saibam que pirataria é crime e você pode ser preso por causa disso. São pequenas coisas assim que nos inspiraram a criar essa matéria para vocês, e temos certeza que vocês vão se surpreender com cada item da nossa matéria, confiram:

1 - Pirataria

Você pode até nunca ter comprado um CD ou filme pirata, mas com certeza já baixou filmes ou assistiu filmes online, certo? Músicas, vídeos e softwares que estão disponibilizados de formal ilegalmente gratuita na internet são considerados pirataria. No artigo 184 do Código Penal Brasileiro, esse tipo de coisa é considerada violação dos direitos autorais e pode causar ao infrator uma multa ou detenção de 3 meses a 1 ano.

2 - Criar memes ou mesmo gifs

Pode parecer bobagem, caros amigos, mas isso que vamos falar é a pura verdade. Quando você cria um meme ou um gif com a imagem de uma pessoa, caso você não tenha autorização da mesma, você está cometendo um crime. Esse tipo de coisa pode ser considerada calúnia, ferir os direitos de reprodução ou mesmo direitos autorais. Claro que o John Travolta não vai te processar por usar o gif acima, mas não deixa de ser um crime.

3 - Você já fez desenhos na mesa da sua escola? Sabia que isso é crime?

E quem nunca fez aquele enorme desenho na cadeira em uma aula chata? Ou simplesmente brincou de jogo da velha na mesa da escola com seu colega? Sabia que isso é depredação do patrimônio escolar? Claro que dificilmente alguém vai ser preso por causa disso, mas, mais uma vez, não deixa de ser crime.

4 - Bullying

E quem nunca ficou rindo de um amigo por ele ter, digamos, características peculiares? Aquele japonês que você dizia que tinha pênis pequeno, sua colega magrela que você chamava de "Olivia Palito" ou mesmo o colega gago que você ficava zoando na escola. Segundo o site da Câmara dos Deputados, "o crime consiste em intimidar, constranger, ofender, castigar, submeter, ridicularizar ou expor alguém, entre pares, a sofrimento físico ou moral, de forma reiterada. A pena prevista é de detenção de um a três anos e multa. Se o crime ocorrer em ambiente escolar, a pena será aumentada em 50%."

5 - Compartilhar fotos íntimas

Os homens tem essa velha mania de compartilhar fotos íntimas de mulheres, principalmente em grupos que são criados só para esse tipo de coisa. Mas sabiam que isso é crime? Divulgar imagens ou vídeos íntimos sem a permissão das pessoas que aparecem nos mesmos, pode ser considerado crime sim, ainda mais quando tais pessoas são menores de 18 anos, aí o caso fica ainda mais complicado. Compartilhar esse tipo de coisa é classificado como difamação ou injúria, isso de acordo com os artigos 139 e 140 do Código Penal.

6 - Roubar W-fi

Então você rouba o Wi-fi do vizinho e acha isso completamente normal? Pois bem, caro amigo leitor, sabia que isso é crime a partir do momento que a internet sem fio não é pública? Caso você não tenha a permissão para entrar na internet, isso é considerado crime online. Até por que, "roubar internet do vizinho" quer dizer que você realmente está roubando.

7 - Compartilhar Wi-fi

Ah, mas vocês sabiam que até compartilhar o seu Wi-fi com seu vizinho pode ser crime? Compartilhar o sinal de internet com outra residência não é permitido pela Anatel, mas você não pode ser preso por causa disso. Felizmente a justiça não pode punir quem compartilha internet com outras residências, mas você pode receber uma multa da própria Anatel.

E aí, caros amigos, já cometeram todos esses crimes? Sim ou claro? Não esqueça de deixar o seu comentário aqui em baixo.

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+