Curiosidades

7 animais estranhos comidos em outros países

0

Cada lugar do mundo tem a sua própria cultura e costumes. Isso interfere diretamente no cotidiano das pessoas, desde as roupas, as músicas, danças, tradições até a alimentação. Vira e mexe, a gente se depara com algum costume que consideramos bizarro em outros países. Mas isso é apenas uma questão de ponto de vista, e para aquelas pessoas, tudo é bem normal. Não cabe a nós julgar e condenar a cultura alheia, mesmo que isso vá contra o que acreditamos.

Nos países do Ocidente, estamos acostumados a comer carne bovina, suína e de frango, claro que sempre com algumas exceções, mas que nem todo mundo compartilha. Por exemplo, a ideia de que existem países em que se comem carne de cachorro pode chocar muitas pessoas.

Muito se debate sobre as questões de comer carne animal. Alguns argumentam que tudo bem comer carne de vaca, mas não de cachorro porque é um animal doméstico. Isso enquanto as condições de matadouros de animas de outros animais são terríveis. E ainda bem que não se come carne de cachorro por aqui. Mas, independentemente disso, alguns países do mundo sim, e não só carne de cachorro. Confira outros animais estranhos que são comidos em outros países.

1 – Iguana

Tem gente que come lagarto, logo, não é bem uma surpresa que comam também iguanas. Essa iguaria que pode ser considerada por muitos como exótica, sem tornou um alimento tradicional em algumas partes do México e da América Central. Os adeptos de comer carne de iguana afirmam que o gosto é bem parecido com o de frango. E aparentemente, a sua carne é rica em vitaminas. As espécies de iguanas mais consumidas são as verdes de cauda espinhosa e as pretas de cauda espinhosa. Haja estômago para isso.

2 – Tartaruga

Muitos já ouviram falar que algumas tartarugas são portadoras de salmonela. Então, você não ia querer saborear uma pequena tartaruguinha que pudesse te dar uma intoxicação alimentar, não é mesmo? Mas se as técnicas certas de cuidado e limpeza forem usadas, as tartarugas podem ser consumidas. Para aqueles abertos a todo tipo de experiência, existe uma enorme variedade de receitas de tartaruga. Muito popular na América Central e na Ásia, as tartarugas marinhas são consideradas um ótimo afrodisíaco. Aparentemente, a sopa de tartaruga é o prato preferido entre aqueles que provam o animal.

3 – Porquinho-da-Índia

Dá para imaginar que esses bichinhos fofinhos têm uma carne aparentemente gostosa e saudável? Pois é, em algumas partes da América do Sul, os porquinhos-da-Índia são considerados carne branca, o que faz deles mais saudáveis do que a carne bovina. No Peru, anualmente, são consumidos em média 65 milhões de porquinhos-da-Índia. E os peruanos nos acham loucos por mantê-los como animais de estimação. E nós não entendemos bem como eles podem comer nossos bichinhos de estimação. Mas existe uma explicação para isso. Eles são fáceis de alimentar, mais fáceis de reproduzir e ocupam menos espaço do que o gado, e mais baratos. Mas ainda assim, eles são porquinhos-da-Índia.

4 – Larvas

Passando pelos bizarros e chegamos aos nojentos. Imaginar uma pessoa comendo larvas, pode causar ânsia de vômito em muita gente. E não é para menos, afinal, são larvas. Mesmo que sejam quase totalmente feitas de proteína, o que faz com que elas sejam altamente nutritivas, ainda estamos falando de larvas. O prato, que é muito consumido na África, também é muito popular na China. Detalhe que é servido como um prato principal.

5 – Camelo

Pode ser uma surpresa para alguns, mas a carne de camelo é consumida há séculos. Uma fonte alternativa de proteína, a carne de camelo ainda é muito consumida em países áridos como Djibuti, Somália, Egito, Arábia Saudita e Cazaquistão. O sangue do camelo também é usado como vitamina. No Quênia, por exemplo, eles o misturam o sangue ao leite como fonte de ferro e vitamina D. Na Austrália, você pode até apreciar uma bela lasanha de camelo.

6 – Cachorro

Não é uma novidade que na China, Vietnã, Coreia do Sul e outros países asiáticos, a carne de cachorro é bastante comum. Mas esse costume não é de agora, registros antigos mostram que na antiga Roma, no antigo México e também na antiga China, os povos antigos também comiam carne de cachorro. Para alguns, a carne de cachorro pode ser considerada uma culinária tradicional, mas para muita gente, isso é totalmente errado. Há uma chance desse posicionamento ser bem influenciado pela nossa cultura de ter cachorros como animais de estimação. Não é possível que alguém em sã consciência fosse se alimentar do seu amigo de quatro patas, isso é quase canibalismo.

7 – Água-viva

As pessoas já comem lulas e polvos, logo, comer uma água viva não é tão diferente. É claro que, nesse caso, a água-viva precisa passar por todo um processo até estar apta ao consumo. Das 85 espécies de águas-vivas conhecidas, 12 delas são propícias ao consumo humano. Elas são mais comuns no sudeste da Ásia, mas também podem ser encontradas no Atlântico Norte e na Costa do Golfo, e são mais consumidas na China e no Japão.

E para você, qual desses animais é o mais estranho para se comer? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

7 séries que falam de ciência melhor que qualquer professor

Matéria anterior

Artistas anônimos misturam diversos tipos de arte em imagens polêmicas

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Você também pode gostar