• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 bactérias que têm super poderes reais

POR Toni Nascimento    EM Natureza      18/01/19 às 17h05

As bactérias podem até ter tamanho microscópicos, porém, estão em todos os cantos. Mais do que isso, elas podem realizar proezas inimagináveis que, muitas vezes, são surpreendentes. Já se tornou comum vermos algumas bactérias com comportamento incomum, como aquelas que comem lixo radioativo. Mas existem outras que, realmente, estão mais próximas de possuir super poderes.

Você acha que nós estamos brincando? Existem alguns tipos de super bactérias que vêm aparecendo na natureza com características que nos deixaria confusos se de fato não se tivessem saído diretamente de algum tipo de história em quadrinhos de super-heróis. Você quer conhecer algumas delas? Então a Fatos Desconhecidos vai te mostrar. Listamos 7 bactérias que têm superpoderes reais.

1 - Caulobacter Crescentus

Caulobacter Crescentus tem uma força de adesão à superfícies fora do normal. Sabe quando uma lagartixa está grudada na parede? É necessário aplicar uma grande força para retirá-la da parede. Para tirar essa bactéria da superfície onde ela está, seria necessário aplicar milhares de vezes mais força do que seria para tirar a lagartixa da parede.

Essa bactéria vive em ambientes úmidos, como em rios de água doce ou até no mar, onde a água é salgada. Ele se move pela água, até achar algum parasita para se grudar. Ela se alimenta dos nutrientes desse parasita. Para você ter uma ideia, essa cola, que gruda a bactéria na superfície, poderia levantar um elefante com uma quantidade minúscula.

2 - Bactérias Magnetotáticas

Se o ser humano conseguisse controlar campos magnéticos, ele seria incrivelmente poderoso. Mas isso vai muito além das nossas capacidades. Mas talvez não vá além da capacidade das bactérias superpoderosas. As bactérias Magnetotáticas (MTB) conseguem agrupar partículas de ferro que sentem o campo magnético da Terra, movendo-se como imãs pelo Polo Norte ao Polo Sul.

3 - Staphylococcus Epidermidis

Um novo método contra o câncer está sendo desenvolvido, envolvendo bactérias. A bactéria Staphylococcus epidermidis tem potenciais anti-cancerígenos. Quando usada pelos estudiosos químicos, eles conseguiram observar que as células cancerígenas não se multiplicavam mais. Ainda está em fase de pesquisa, mas futuramente, tais bactérias podem ser usadas no tratamento de pessoas com a enfermidade.

4 - Bactérias antigas

Humanos vivem, em média, 70 anos de idade. Alguns animais alcançam centenas de anos e árvores podem viver até milênios. Mas nenhum desses seres vivos, conseguem viver tanto quanto uma bactéria. Em 2007, pesquisadores descobriram que algumas bactérias antigas poderiam chegar a ter até meio milhão de anos.

5 - Aquifex

O Aquifex é um grupo de bactérias que são capazes de sobreviver às mais altas temperaturas, por isso conhecidas como bactérias do inferno. Elas se reproduzem em fontes termais subaquáticas e fontes termais, em temperaturas de até 95 graus Celsius. Além disso, elas também são aeróbicas, podendo absorver oxigênio.

6 - Klebsiella Planticola

Talvez a Klebsiella Planticola seja a grande supervilã dessa lista. Isso porque ela tem a capacidade de acabar com toda a vida vegetal na Terra. Elas são capazes de decompor as plantas, produzindo fertilizantes e etanol. É por isso que ela chama a atenção de vários cientistas alemães.

7 - Shewanella Oneidensis

Para encerrar, você já ouviu falar dos Shewanella Oneidensis? Alguma bactérias que são capazes de gerar eletricidade na transferência extracelular de elétrons? Bem, esse tipo de bactéria está em quase todos os lugares, mas uma espécie dentro desse grupo, única, se destaca. A Shewanella Oneidensis vive diretamente elétrica, extraindo elétrons de metais.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Se você não gosta de bactérias, aquele abraço.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Listverse  
Imagens Ciberia
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+