• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Especialistas alertam que espécie de tigres poderá ser extinta antes do que imaginamos

POR Diogo Quiareli    EM Mundo Animal      18/01/19 às 16h58

Os tigres estão em entre os animais mais incríveis do reino animal. No entanto, eles podem estar com seus dias contados. Segundo especialistas, os tigres da espécie Panthera tigris podem ser extintos em menos de dez anos. Isso acontecerá se a sociedade continuar destruindo a natureza. Quem fez o alerta foi Howard Jones, CEO da instituição da vida selvagem britânica Born Free. "É inimaginável pensar em um mundo sem tigres, mas a menos que ajamos agora, as conseqüências podem ser terríveis", disse Jones durante uma entrevista.

O World Wildlife Fund (WWF) e Global Tiger Forum calcularam, em 2016, que houve queda de 96% no número desses animais nos últimos 100 anos. A quantidade pode ter caído de 100 mil para menos de 4 mil desde 2001. As causas são conhecidas: décadas de caça, contrabando e destruição do habitat natural do animal. Essas coisas fizeram com que os tigres vivos ocupem atualmente apenas 7% das regiões que habitavam no passado.

A Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) listou esses felinos como ameaçados. A instituição ainda estima que existem entre dois e três mil indivíduos maduros na natureza. Em comparação, há quase sete mil tigres vivendo em cativeiro nos Estados Unidos, em zoológicos ou mesmo ambientes domésticos. A IUCN afirmou que tendências populacionais mostram que o número desses animais está diminuindo de forma significativa.

Enquanto isso, o WWF os descreve de forma um tanto mais otimista. A discrepância pode ser o resultado da inclusão ou exclusão de indivíduos que ainda não atingiram a maturidade, ou ainda diferenças nos métodos de contagem. De toda forma, todos os órgãos ligados a esses animais recomendam a preservação do meio ambiente e acreditam que, se continuar dessa forma, os animais podem mesmo ter menos de 10 anos de vida.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Revista Galileu  
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+