Conheça as bactérias assustadoras que estão dentro do seu bolso agora mesmo

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      18/05/15 às 20h01

Você nem imagina mas os bolsos de suas roupas podem ser mais sujos do que o seu banheiro! Um estudo da empresa Initial Washroom Higiene concluiu que um em cada cinco bolsos testados era perigoso para o seu usuário. Germes em roupas e toalhas pode vir de nosso próprio corpo. Todos nós temos bactérias na superfície da nossa pele, no nariz e no nosso intestino. Estas são muitas vezes inofensivas, mas algumas podem causar infecção, especialmente em pessoas que têm um sistema imunológico enfraquecido.

Bolsos são mais propensos a ter germes por serem locais de difícil acesso na hora da lavagem. O bolso daquela calça jeans que você adora pode ter germes que ficam nos vestígios de fezes e que podem causar infecções como aftas ou diarreia.

Como deixar seu bolso mais limpo?

16

Se você estiver lavando roupas de uso diário você pode lava-la em uma temperatura média de 40ºC  se possível e com um produto à base de água sanitária. Estas orientações podem ajudar a reduzir o risco de propagação de germes como bactérias. 

Não coloque objetos molhados no cesto de roupa suja pois isso ajuda na proliferação de bactérias, fungos e ácaros. 

E coli Ag Res Mag

Separe as roupas sujas. Peças como tolhas e roupas íntimas contém mais germes do que calças, camisetas e vestidos. Quando essas peças são misturadas você e seus bolsos podem se tornar fáceis vítimas dos indesejados germes (mesmo após a lavagem).

Manter a sua máquina de lavar roupa, tanque ou tanquinho limpo. 

O que pode se alojar em nossos bolsos?

15

Há muitos germes que podem causar problema em nosso organismo. Eles incluem bactérias tais como E. coli, Salmonella, Clostridium difficile (C difficile) e Campylobacter, e vírus como o norovírus e rotavírus além de ácaros. Todos esses pequenos e malignos serem podem viver tempo suficiente fora de nossos corpos para causar terríveis efeitos colaterais em nossos organismos.

Salmonella e Campylobacter sobrevivem durante períodos curtos (cerca de 4 horas) em superfícies duras ou tecidos. Tempo suficiente para causar um grande estrago. Norovírus e Clostridium difficile, no entanto, podem sobreviver durante muito mais tempo. Em estudo, foi demonstrado que o Clostridium difficile pode sobreviver durante cinco meses. Norovírus podem sobreviver durante dias ou semanas em superfícies como os nossos bolsos.

Prevenção

14

Nem sempre é possível evitar ser contaminado por uma doença, mas existem maneiras de reduzir o risco e de prevenir infecções:

Lave as mãos regularmente, especialmente depois de ir ao banheiro, antes de manipular alimentos e depois de tossir, espirrar ou assoar o nariz. Não coloque as mãos sujas no seu bolso. Isso vai alimentar e trazer mais germes para esse local obscuro.

13

Mantenha a sua casa limpa e higiênica, principalmente se um membro de sua família está doente.

Lave tecidos que possam estar contaminados com bactérias ou vírus a 60ºC e com um produto à base de água sanitária. 

 

 

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+