• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 características lindas em seres humanos que na verdade são mutações

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      22/10/18 às 15h56

Qual característica do seu corpo você mais gosta? Muitos dirão que são os olhos claros, as sardas, a cor dos cabelos ou mesmo alguma covinha pelo corpo. Realmente, algumas pessoas têm traços bem diferentes dos outros, mas mal sabem elas que algumas peculiaridades no corpo humano na verdade são mutações que fizeram tal pessoa ser daquele jeito.

Por isso, resolvemos separar para os nossos leitores algumas dessas características que são atraentes e chamam a atenção, será que você tem alguma delas? Então, caros leitores da Fatos Desconhecidos, confiram agora a nossa matéria com as 7 características lindas em seres humanos que na verdade são mutações:

1 - Olhos azuis

Sabia que ter os olhos azuis é uma consequência de mutações do gene HERC2? Além das pessoas com tal característica serem lindas (na opinião da maioria), elas também têm uma espécie de superpoderes. Isso porque segundo um estudo, as mulheres com olhos claros suportam mais dor do que as mulheres de olhos escuros e também lidam melhor com o estresse após parto.

2 - Olhos verdes

Outra coisa que para muitos é encantador são os olhos verdes. Essa mutação genética está presente em apenas 2% da população mundial. Ah, outra curiosidade é que existem mais mulheres de olhos verdes do que homens. O motivo? Ainda não sabemos. Pessoas com os olhos verdes têm uma pequena quantidade de melanina, o que torna os olhos mais sensíveis a radiação UV.

3 - Heterocromia

Heterocromia ocular é uma anomalia genética na qual o indivíduo, humano ou animal, possui um olho de cada cor, ou um mesmo olho com duas cores distintas. Isso acontece devido ao excesso ou falta de melanina e pode ser uma consequência de mutação genética.

4 - Sardas

As sardas, em muitos casos, deixam as pessoas, digamos assim, mais charmosas. São manchas causadas pelo aumento da melanina (pigmento que dá cor à pele) na pele e que também existe uma tendência familiar e surgem principalmente nas pessoas de pele clara e ruivas.

5 - Cova no queixo

E que tal uma covinha no queixo? Essa covinha é uma característica determinada geneticamente e o alelo (cópia) do gene que a codifica é dominante. Isso significa que é uma é uma característica genética autossômica e dominante. Esse característica costuma ser herdada.

6 - Cabelo ruivo

Já que falamos de pessoas ruivas no item 4, e resolvemos citar tais pessoas nessa matéria. Rutilismo é uma característica genética responsável pela ocorrência de cabelos ruivos, avermelhados, laranja avermelhado ou vermelho acobreado. O interessante é que apenas 2% da população mundial é ruiva. Pessoas com essa característica têm um mau funcionamento do gene MC1R, o que causa a característica. A mutação geralmente é acompanhada de pele clara, sardas e olhos claros.

7 - Poliose

A poliose pode afetar qualquer área com couro cabeludo, fazendo com que alguns fios brancos apareçam no cabelo, sobrancelhas ou mesmo cílios. Esta característica é, por vezes, um sinal de uma doença genética grave, mas na maioria dos casos só indica deficiência de melanina e não causa problemas.

E você, tem alguma dessas características e não sabia que as mesmas eram mutações? Comente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+