• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 características que você não sabia que podia herdar de seus familiares

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      19/07/18 às 17h44

É normal analisarmos os traços físicos de uma pessoa e buscarmos características físicas semelhante em seus pais. Você provavelmente já deve ter ouvido alguém comentar o quanto você se parece com um deles. Mas, não é comum que as pessoas percebam traços ligados ao nosso comportamento e os associe a fatores genéticos.

Nosso DNA é capaz de armazenar mais coisas do que podemos imaginar e muito do nosso comportamento pode ser culpa dos genes. Aqui na Fatos Desconhecidos já escrevemos sobre 7 resultados chocantes envolvendo testes de DNA e como a terapia genética pode revolucionar o tratamento da depressão. Confira!

1 - Fobias

Nossas memórias podem ser transferidas de geração em geração. Um estudo realizado com camundongos treinados para evitar qualquer cheiro relacionado com flores de cerejeiras provou que, a parte do DNA responsável pela sensibilidade a esse cheiro, estava mais ativa no espermatozóide dos camundongos.

Dessa forma, os filhos e os netos desses camundongos eram bem mais sensíveis a esses cheiros, embora não houvesse um "motivo" aparente, provando que experiências traumáticas podem influenciar nosso DNA e as gerações consequentes.

2 - Extroversão

Alguns traços em nosso caráter são adquiridos conforme o passar do tempo. O mesmo ocorre com nosso amadurecimento. No entanto, alguns desses traços já estão conosco desde nosso nascimento, através do DNA. A extroversão, por exemplo, pode ser herança de seus antepassados e não necessariamente porque você simplesmente é assim. Alem do mais, há uma correlação genética entre a extroversão e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

3 - Senso de humor

Muitas pessoas pensam que o senso de humor seja algo adquirido. Também acredita-se que seja influenciado diretamente pelo ambiente em que a pessoa cresceu. Porém, foi descoberto que pessoas com um alelo curto do gene 5-HTTLPR são mais suscetíveis a reações positivas como sorrir e dar boas risadas mais frequentemente. O resultados foram comprovados mesmo analisando fatores como idade, gênero e etnia.

4 - Suscetibilidade ao estresse

A suscetibilidade ao estresse é algo que pode ser transferido através da genética. Se uma mãe durante a gravidez passa muito estresse, há um grande risco de que o bebê seja mais suscetível a isso futuramente. E, mesmo se os pais forem pessoas estressadas antes da gestação, ainda há um risco, pois o estresse crônico pode danificar os cromossomos. No entanto, isso pode ser revertido através de terapia comportamental.

5 - Suscetibilidade a vícios

Nossos genes são 40%-60% responsáveis pelo desenvolvimento de vícios. Pessoas cujos receptores de Dopamina não funcionam tão bem quanto deveriam podem ser mais suscetíveis a usar drogas que causam dependência.

6 - Capacidade de descansar mesmo dormindo pouco tempo

Mesmo dormindo menos do que 5 horas por dia, algumas pessoas ainda conseguem se sentirem renovadas e bem descansadas. E isso é culpa de um gene, o p.Tyr362His. Pessoas com essa variação genética não só podem dormir menos e se sentirem bem, quanto conseguem realizar suas tarefas sem nenhum problema, mesmo ficando acordadas seguidamente por cerca de 38 horas.

7 - Musicalidade

O talento musical pode ser mais influenciado pelos genes do que necessariamente pela prática. Especialmente se tratando de reconhecer tons e ritmos. Um estudo provou que mesmo algumas pessoas praticando menos, podiam apresentar melhores resultados do que as demais, de acordo com sua disposição genética.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.




Matérias selecionadas especialmente para você

Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+