• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 peculiaridades que são transmitidas geneticamente, segundo os cientistas

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      18/05/18 às 15h30

"Você se parece muito com o seu pai, exceto os olhos, pois tem os olhos da sua mãe". Você provavelmente já tenha ouvido essa afirmação na franquia Harry Potter ou coisa parecida na vida. A maioria de nós já ouviu essas expressões diversas vezes. No entanto, não são somente as características físicas que passam de uma geração para outra.

Mesmo que você nunca tenha ouvido alguém falar "ele tem a aracnofobia do avô", características semelhantes podem ser passadas. O DNA armazena muito mais informações do que conseguimos imaginar. Alguns pesquisadores dedicam suas vidas estudando essa área e mostram que herdamos, além de aparência física, algumas peculiaridades e memórias de fobias.

Pensando um pouco mais sobre esse assunto em demasia curioso, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou algumas peculiaridades que podem ser repassadas geneticamente segundo os cientistas. Se você tem alguma que não listamos aqui e acredite que possa ser incluída, mande pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se.

1 - Fobias

De fato, as memórias podem ser transmitidas através das gerações, mas não como pensamentos. Um estudo comprovou, durante o treinamento de ratos para evitar o cheiro que se assemelha ao aroma de flores que isso pode ser repassado. O estudo mostrou uma influência no DNA dos animais. Parte do DNA responsável pela sensibilidade aos odores fazia parte do sêmen dos machos. Cientistas acreditam que os resultados dessa pesquisa são importantes para o estudo das fobias em humanos. Além disso, servem para compreender a ansiedade e estresse pós-traumático.

2 - Senso de humor

Algumas pessoas acreditam que o senso de humor é algo que adquirimos no ambiente em que crescemos. No entanto, após alguns estudos, descobriram que as pessoas com o alelo do gene 5-HTTLPR costumam mostrar reações positivas, incluindo sorrisos. Os participantes com o alelo mostraram sorrisos com mais frequência do as pessoas diferentes.

3 - Sensibilidade ao estresse

Algumas pessoas estão mais propensas ao estresse do que outras. Essa é uma peculiaridade que também pode ser repassada de pais para filhos. Especialistas afirmam que, se a mãe fica muito estressada durante a gravidez, o filho pode ser mais propenso ao estresse.  O estresse crônico pode surgir nos filhos quando os pais sob a influência do sentimento resolvem ter um filho. No entanto, a reversão disso pode ser feita após um tratamento terapêutico com terapia comportamental.

4 - Vícios excessivos

A genética pode afetar de 40 a 60 por cento o risco do filho desenvolver alguma dependência. Estudiosos comprovaram a conexão entre a dependência e o gene D2, subtipo do receptor da dopamina. As pessoas com deficiência nesse receptor são mais propensas ao consumo de substâncias que causam dependência. Isso pode ser passado no DNA.

5 - Capacidade de dormir bem em pouco tempo de sono

Algumas pessoas dormem o suficiente para o seu corpo em apenas 5 horas. Esta é uma variante do gene p. Tyr362His, também conhecido como gene Thatcher. As pessoas com essa peculiaridade conseguem realizar perfeitamente suas tarefas estando acordado até 38 horas seguidas. Isso pode ser repassado para os filhos.

6 - Musicalidade

Até mesmo o talento musical pode ser repassado. A facilidade de reconhecer o tom e o ritmo de algo. Um estudo mostrou que algumas pessoas, mesmo praticando menos tempo conseguiam mostrar um melhor resultado do que as que viviam música. Os cientistas acreditam que esse talento musical se baseia no gene. Essa é a prova de que recebemos dos pais mais do que acreditamos.

7 - Tendência em economizar

Um estudo publicado no Journal of Political Economy mostrou que algumas pessoas são geneticamente propensas a economizar. Isso independe da renda, sexo ou educação recebida. Essas pessoas são ainda menos propensas a vícios como o alcoolismo ou tabagismo, além de não entrarem na obesidade. Isso acontece por causa da sua forma de poupar gastar dinheiro.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Via   Brightside  
Imagens Bio Som
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+