Embora a Marvel Studios tenha acostumado o espectador a esperar cenas pós-créditos após o fim de seus filmes, essa técnica não foi criada por ela. O elemento de colocar uma pequena sequência após a história do longa ter passado existe há muito tempo. Obras como Curtindo a Vida Adoidado e O Enigma da Pirâmide já haviam usado a técnica muito antes de Nick Fury aparecer na sala de Tony Stark e começar a falar sobre a iniciativa Vingadores.
De qualquer forma, o estúdio pode ser responsabilizado por popularizar tal técnica. Assim, hoje são muitos os filmes que contém cenas-pós créditos. Alguns minutos, às vezes segundos, que sugerem qual caminho a história seguirá nas próximas produções, esclarecem determinado momento do filme ou simplesmente prestam homenagem a algo ou alguém. Contudo, existem vários casos em que a cena pós-créditos simplesmente não levou a lugar algum. Separamos alguns exemplos para comentar.
1 – X-Men: Origens – Wolverine
https://youtu.be/onvfnqj-LbI
A 21st Century Fox não imaginava que o primeiro filme solo de Wolverine seria tão duramente criticado. Ainda mais por causa de Deadpool. Sendo assim, o estúdio colocou logo uma cena dele após os créditos finais. Durante a história, o personagem morre no confronto entre Wolverine e Dentes de Sabre. Mais tarde, entretanto vemos que ele sobreviveu. Na cena, seu corpo, recém regenerado, encontra sua cabeça logo ao lado, mostrando a intensidade do poder de cura do personagem. Com isso, os fãs esperavam que ele apareceria nos próximos filmes, mas não deu em nada. Ao menos por algum tempo. Nesse caso, o desfecho foi muito melhor porque Deadpool ganhou um filme solo decente!
2 – Mestres do Universo
No final dos anos 1980, He-Man ganhou um filme live action. A história contava como Eternia, planeta do herói, havia sido dominado por Esqueleto, seu maior inimigo. Ao recuar, ele e seus amigos acabam na Terra e contam com a ajuda de dois jovens para voltar para seu planeta e derrotar o inimigo. Por via das dúvidas, o estúdio resolveu colocar uma cena pós-créditos na qual o Esqueleto ressurge das águas à lá Exterminador do Futuro, com um “Eu voltarei”. Bem, não voltou! Isso porque o filme foi um fracasso completo de bilheteria e crítica. Sendo assim, ele foi deixado de lado.
3 – Tony Stark em O Incrível Hulk
Na segunda versão longa-metragem do Hulk, Edward Norton é quem vive Bruce Banner. No entanto, ele não chega a encontrar com Tony Stark como era esperado na época. Quem tem esse privilégio, por assim dizer, foi o General Ross. Na cena, subentende-se que Stark abordou o General para falar sobre a iniciativa Vingadores. Contudo, não faz sentido algum os dois terem esse tipo de conversa. No fundo, parece que Tony o procurou para lhe oferecer uma solução ao problema que, no caso, seria Hulk. Seja como for, o momento não serviu para nada no futuro, já que até o ator do herói foi trocado.
4 – O monstro em Thor: Mundo Sombrio
A continuação de Thor não foi lá essas coisas e a produção fez questão de manter isso até o extremo fim. Na cena pós-crédito, Thor aparece na Terra para dar um beijinho em Jane depois de toda a confusão mostrada no filme. Até aí tudo bem, já que poderia simplesmente ser um serviço aos shippers do casal. O problema é que não ficou só nisso. Pouco depois é mostrado um monstro gigante brincando de caçar pássaros em algum estacionamento. É provável que ele tenha atravessado o portal com Thor. Por mais fofo que possa ser, não serviu para nada.
5 – Mercenário vive em Demolidor: O Homem sem Medo
https://youtu.be/rqDjnDaR41Y
Criticado por uns e tolerado por outros, o filme de 2003 ainda divide opiniões entre os fãs. A alteração nos personagens e a trama fraca foram alguns dos pontos mais criticados. Entre eles também está o sub-vilão Mercenário. Longe de ser uma ameaça real, ele ainda consegue fazer uma vítima fatal. Em seu confronto com o Demolidor, ele leva a pior e os fãs são levados a acreditar que o antagonista morreu. No entanto, ele aparece todo remendado na cena pós-crédito, provando que está vivo e com sua habilidade intacta.
6 – Sr. Sinistro em X-Men: Apocalipse
https://youtu.be/b4lSuC5nmz4
Wolverine fez uma participação especial no último filme lançado da franquia. Com ele, o projeto Arma X também foi visto na cena pós-crédito. Em meio a toda bagunça deixada na instalação secreta governamental, algumas pessoas engravatadas aparecem para recolher um tubo que contém amostra de sangue com a etiqueta “Arma X”. Na maleta está escrito Essex Corps, uma clara referência a Nathaniel Essex, vulgo Sr. Sinistro. No entanto, sabe-se que o próximo filme de X-Men será mais concentrado no drama de Jean Grey e a Fênix Negra. Apesar disso, ainda há possibilidades de o personagem aparecer no futuro.
7 – Zuul em As Caça Fantasmas
Na cena, a personagem Patty Tolan está no escritório junto com toda a equipe. Ela está averiguando algumas gravações quando ouve algo que lhe chama atenção. Por fim, ela pergunta “o que é Zuul?”. Nos filmes originais, esse é o nome do monstro que está por trás de toda a marmota que os Caça Fantasmas enfrentam. No ramake, o diretor Paul Feig achou que seria interessante jogar seu nome no final porque, quem sabe, poderia haver uma continuação. Até o momento, entretanto, não há nenhum indício.