• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 mistérios ainda não resolvidos em torno de tragédias históricas

POR Isabela Ferreira    EM História      21/03/18 às 15h43

A história da humanidade é marcada por uma série de acontecimentos, dentre eles, milhares de tragédias. Infelizmente, desde os tempos primórdios o ser humano se submete a situações de conflito, seja buscando superioridade em algo, ou apenas para mostrar que sua ideologia é melhor. Quem é que não se recorda da Segunda Guerra Mundial, por exemplo? Talvez, a maior tragédia já documentada.

A grande questão é que muitas tragédias acabam sendo esquecidas, antes mesmo de alguém esclarecer todos os fatos ocorridos. Dessa forma, é comum encontrar diversos eventos que abalaram o mundo por um tempo, mas que ainda hoje permanecem sem resposta. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 mistérios ainda não resolvidos em torno de tragédias históricas. Dá uma olhada!

1 - Naufrágio do navio Lusitânia

Titanic não foi o único navio a naufragar deixando milhares de mortos. Foi no dia 7 de maio de 1915, que o Lusitânia afundou, deixando aproximadamente 1.200 pessoas mortas. Tudo aconteceu depois que ele foi atingido por um torpedo disparado de um submarino alemão. As informações que correram na imprensa foram de que a Grã-Bretanha havia autorizado o ataque contra o navio, pois acreditavam que ele transportava cargas ilegais.

No entanto, ainda há outras histórias que precisam de explicação. Apenas 15 segundos depois de ser atingido, foi possível escutar uma segunda explosão vinda do navio. Ninguém sabe dizer ao certo de onde ela veio, mas teorias da conspiração acreditam que pode ter sido a tal carga ilegal (munições) que foi lançada ao mar.

2 - Terremoto no Haiti

Em 2010, enquanto já sofriam com uma guerra civil, a população haitiana ainda foi obrigada a lidar com outra grande tragédia. Um terremoto desastroso atingiu o lugar, deixando diversos desabrigados, feridos e mortos. Quase como um milagre, Evan Muncie sobreviveu a 27 dias preso debaixo de uma vasta camada de escombros. Quando os bombeiros já haviam perdido as esperanças de encontrar alguém vivo, acabaram dando de cara com o homem.

Por incrível que pareça ele não apresentava nenhum ferimento grave, apenas arranhões, o que é bastante estranho para a situação e o local em que se encontrava. Entretanto, Muncie explicou as razões para ter sobrevivido. Ele conta que eventualmente, uma figura com casaco branco levava água para que conseguisse se manter consciente.

É claro que tal declaração faz com que os médicos e a maioria das pessoas acredite que tudo não passou de alucinações sofridas por ele. Mas olhando sobre outra perspectiva, como seria possível sobreviver a 27 dias, em uma tragédia de tamanha proporção, sem que alguém de fato lhe desse ao menos água?

3 - Tragédia do voo MH17

O voo MH17, da Malaysia Airlines, foi abatido em julho de 2014 por um míssil russo. Na época, muitas teorias da conspiração começaram a surgir e embora muitas tenham sido desmascaradas, ainda há algo intrigante. Durante o voo, um dos passageiros estava andando com uma máscara de oxigênio... Sim, ele era o único.

Assim que o avião foi atingido pelo míssil terra-ar, matou instantaneamente 3 tripulantes. O mais curioso da história é que neste momento, a energia do avião foi cortada devido a gravidade do impacto e as máscaras de oxigênio não puderam ser disponibilizadas de imediato. Obviamente elas acabaram caindo tempos depois, mas já era tarde.

Embora a tragédia tenha matado todos os que estavam no voo, os especialistas ainda enxergam o fato como um mistério. Será que aquela pessoa sabia que algo aconteceria? Se sim, por que ela estava ali? Pode ser apenas uma questão de coincidência, mas não deixa de ser estranho.

4 - Desaparecimento do Intrepid e seus passageiros

Passageiros de um iate chamado Intrepid, entraram em contato com a Guarda Costeira da Flórida, desesperados. Segundo eles, o iate em que estavam estava afundando e precisavam urgentemente de socorro. Alegaram que até a chegada do resgate, os 16 passageiros que estavam a bordo iriam esperar em um bote salva-vidas.

Rapidamente a Guarda Costeira foi ao encontro dessas pessoas, no entanto, uma forte tempestade acontecia no momento. Eles procuraram por 15 mil km², mas ainda assim não conseguiram encontrar sinais dos passageiros e nem mesmo do iate. Ainda contaram com a ajuda de 4 aviões que fizeram buscas, mas nada nunca foi encontrado. É possível que tenham se perdido em alto mar e o iate afundado tão longe quanto seja capaz de alguém encontrar. A questão é que a tragédia ainda é um mistério.

5 - The Falling Man

tragédia

A imagem, que em português pode ser chamada de "O Homem Caindo", faz um registro impressionantemente perturbador. O homem em questão, salta da Torre Norte do World Trade Center, durante o ataque de 11 de setembro. De cabeça para baixo, ele opta por uma morte rápida ao invés de esperar que as chamas o consumam.

Na época, a imagem foi amplamente divulgada pelas mídias, o que provocou enorme alvoroço entre as pessoas. Muitos acreditavam que ela nunca deveria ter sido publicada, pois reflete em grande agonia e desespero, podendo até ser uma falta de respeito com o homem em questão, que já descansava em paz. A questão é que com o tempo, a foto foi realmente ficando esquecida e a identidade dessa pessoa nunca foi revelada, permanecendo ainda hoje como um grande mistério.

6 - O assassinato de Cathy Wayne

Com apenas 19 anos de idade, a cantora australiana Cathy Wayne morreu, após ser baleada no palco de uma base militar no Vietnã, no ano de 1969. Ela foi à óbito nos braços do namorado, que era baterista da banda na qual faziam parte, a Sweethearts on Parade. Enquanto tentava atirar em outra pessoa, um fuzileiro naval norte-americano foi considerado como culpado.

Entretanto, após passar por julgamento foi inocentado e liberado. Outro músico da banda acreditava saber quem foi o atirador, mas a falta de provas o impediu de contar quem era seu suspeito. O fato é que até hoje o assassino nunca foi identificado.

7 - Quem traiu Anne Frank e sua família?

Anne Frank e sua família passaram um longo tempo escondidos em um galpão, durante a Segunda Guerra Mundial. Tentavam a todo custo escapar do Holocausto, mas isso não foi possível. A menina, que tinha apenas 15 anos, foi morta no campo de concentração de Bergen-Belsen, depois de ser capturada junto aos outros membros que estavam escondidos.

O único a sobreviver foi o pai de Anne Frank. O diário da garota ainda fascina pessoas de todo o mundo, com relatos dramáticos e emocionantes. No entanto, o que ainda permanece uma incógnita nessa tragédia toda, é a identidade do traidor de Anne Frank... A pessoa que revelou o local do esconderijo e levou os nazistas até lá.

O oficial nazista Julius Dettman, foi quem recebeu um telefonema revelador, contendo todas as informações sobre a localização da família. No entanto, assim que a Alemanha foi vencida, ele cometeu suicídio e levou para o túmulo qualquer dado que poderia identificar o traidor.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+