• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas bizarras que estão flutuando no espaço nesse momento

POR Mateus Graff    EM Curiosidades      15/10/18 às 16h44

Yuri Gagarin é o nome do primeiro homem que conseguiu voar no espaço. Porém, antes disso, algumas coisas naves já tinham sido enviadas para o espaço com animais dentro. Muitos animais infelizmente acabaram morrendo no lançamento ou na volta para a Terra, e alguns deles ainda continuam flutuando no espaço. Além desses animais, diversas outras coisas estão completamente perdidas no espaço.

De músicas a animais, de urina a maior reserva de água detectada no espaço, há diversas outras coisas estranhas que estão flutuando fora da Terra sem objetivo algum. Com isso em mente, fizemos essa matéria com as 7 coisas bizarras que estão flutuando no espaço nesse momento, confiram:

1 - Canções

Voyager 1 é uma sonda espacial norte-americana lançada ao espaço em 5 de setembro de 1977 para estudar Júpiter e Saturno, e posteriormente, o espaço interestelar. Em operação há mais de 40 anos, a sonda espacial recebe os comandos e transmite dados para a Terra. Ah, não podemos esquecer dá Voyager 2, que também foi usada para estudar planetas do Sistema Solar. Hoje, a Voyager 1 está atualmente no espaço interestelar e a Voyager 2  está na heliosfera, muito além da borda da órbita de Plutão.

Mas vem cá, vocês já ouviram falar dos Discos de Ouro da Voyager? Esses discos fonográficos estão a bordo das duas naves do projeto Voyager. Neles estão gravados sons e imagens como amostra da diversidade de vida e culturas da Terra. Tais amostras são dirigidas a qualquer forma de vida extraterrestre que encontre os discos. Entre os sons estão o registro sonoro de trovões, vento, ondas do mar e cantos de pássaros. Também existe algumas músicas de Bach, Beethoven, Stravinsky e Mozart, além de músicas pop como Johnny B. Goode e de Chuck Berry.

2 - Muita água

Em 2011, astrônomos e cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos, encontraram o maior e mais distante reservatório de água detectado do universo. Só para vocês terem uma ideia, esse reservatório equivale a 140 trilhões de vezes toda a água dos oceanos da Terra. A água está envolvida em um buraco negro há 12 bilhões de anos-luz de distância. Essa descoberta provou que a água está por todo o universo.

3 - Niku, um misterioso objeto no nosso Sistema Solar

Niku é um misterioso objeto que tem deixado muitos especialistas confusos. O que se sabe é que Niku tem a órbita retrógrada, uma peculiar característica que faz ela se mover na direção oposta de tudo que está no Sistema Solar. Ela existe em algum lugar além de órbita de Netuno e está na companhia de mais cinco objetos parecidos.

Mais estranho ainda, uma pesquisa sugeriu que eles podem ter existido nessas órbitas por milhões de anos, e que pode haver mais objetos no céu agindo de maneira semelhante. O que eles são? Isso continua sendo um mistério total.

4 - Um pedaço da Apollo 12

Apollo 12 foi a segunda missão do programa Apollo a pousar na superfície da Lua e a primeira a fazer um pouso de precisão num ponto predeterminado do satélite. Uma parte da espaçonave, depois de se separar no espaço, começou a orbitar o Sol. No começo dos anos 2000, ela retornou e deixou cientistas confusos. Inicialmente, achavam que era um óvni ou um asteroide, mas depois viram que era um pedaço da Apollo 12.

Na época, o J002E3  (assim designado) começou a orbitar a Terra e ameaçar outros satélites no céu. É bem provável que o J002E3 se queime na atmosfera da Terra ou mesmo,  se choque com a Lua.

5 - Muitos animais mortos

Antes dos humanos irem para o espaço, os verdadeiros heróis eram animais. Em 1948, por exemplo, enviaram moscas para o espaço e elas acabaram voltando para a Terra em segurança. Depois foi a vez de Albert I, um macaco-rhesus, que acabou morrendo no lançamento. Três dias depois foi a vez do Albert II, que até sobreviveu a viagem suborbital, mas morreu no processo de reentrada na Terra.

Outros países continuaram a enviar macacos ao longo dos anos, como o Irã que lançou um macaco no ano de 2013. A cachorra Laika talvez seja o "animal astronauta" mais famoso, mas infelizmente ela também morreu após o lançamento.

Alguns animais morreram quando voltaram para a Terra, já outros estão no espaço em seus túmulos flutuantes.

6 - Um carro

Em fevereiro desse ano, a SpaceX lançou o foguete Falcon Heavuy com um Tesla Roadster, de Elon Musk. O carro deve começar a orbitar o Sol antes de se aproximar gradualmente de Marte. Considerando que o carro está carregado de bactérias, isso pode acabar sendo um problema para o planeta caso elas cheguem até lá. No carro existem câmeras instaladas que fotografam o carro com um boneco vestido de astronauta. O vídeo acima mostra como foi cada processo para mandar o carro para o espaço.

7 - Urina

Quando os astronautas estão no espaço, a economia é necessária mas claramente não dá para reciclar tudo, certo? Uma dessas coisas é a urina dos astronautas, que precisa ser expelida no espaço. Depois de ser lançada no cosmo, a urina se congela em uma nuvem de minúsculas gotículas de gelo. Depois de um tempo, o gelo é derretido pelo Sol e se transforma em vapor.

Hoje em dia a NASA já tem tecnologias para reaproveitar a urina, mas muitos litros de xixi já foram lançados no espaço por missões feitas no passado.

E você, sabia de todas essas coisas um tanto inusitadas que estão no espaço? Comente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+