Ciência e Tecnologia

7 coisas da natureza que já foram hackeadas

0

Novidades surgem diariamente, já perceberam? Tem tanta coisa aparecendo no mundo hoje, que somos incapazes de contabilizar e contextualizar todas elas. Mas podemos falar das últimas, que estão sendo promovidas por cientistas e biohackers. Esses grupos de especialistas estão reverberando a fauna e a flora ultimamente. E sabe por quê? Porque é a natureza a principal fonte de inspiração desses cientistas malucos.

E que novidades são essas? Em síntese, todas as possíveis e impossíveis! Privadas capazes de analisar fezes e urina? Já temos. Cidades iluminadas por organismos vivos? Já temos. Obras de arte, produzidas por organismos geneticamente modificados? Já temos também. E tudo é fruto da criação de biohackers. Há mais, mas não se preocupe. Trouxemos algumas na nossa lista.

Selecionamos sete itens dos mais cabulosos. Todos foram criados, por meio de recombinação de genes. E para deixar essa criação ainda melhor, esses especialistas adicionaram uma boa pitada de imaginação humana. Confira algumas inovações impressionantes, feitas para hackear a natureza.

1 – Cerveja que brilha

O norte americano Josiah Zayner, de 36 anos, já trabalhou na NASA, tem doutorado em bioquímica e biofísica, pela Universidade de Chicago, e se define como um biohacker. Ou seja, alguém capaz manipular o corpo e os genes. Sabe qual foi sua última criação? Uma cerveja fluorescente. E como ele conseguiu? Se inspirando na natureza. O cara foi lá, pegou um gene de água-viva, e implantou na levedura usada na fabricação da bebida.

2 – Cérebro turbinado

Pesquisadores chineses também buscaram inspiração na natureza, para criar o tal do cérebro turbinado. E o que seria um cérebro turbinado? Um cérebro rápido, né? Como uma turbina veloz. Para criar o órgão, um grupo de especialistas inseriu o gene humano MCPH1, no cérebro de macacos. Consequências? Os macaquinhos são outros, afinal, o tempo de reação do cérebro deles, bem como a memória dos animais, mudou por completo.

3 – Planta humana

Você consegue, ao menos imaginar, a possibilidade de existir uma planta animal? E que tal humana? Basicamente, a ‘plantimal’ foi criada em 2009, pelo artista brasileiro Eduardo Kac, que resolveu inserir seus próprios genes, em uma petúnia. Gente, e se isso se prolifera na natureza?

4 – Verde artificial

O artista Eduardo Kac é tão criativo, que tivemos que até criar outro tópico. Em 2000, o artista carioca, radicado nos Estados Unidos, criou GFP Bunny, uma coelha geneticamente modificada, que brilha em presença de luz azul. Tecnologia permitida graças à Proteína Fluorescente Verde (GFP), inserida em seu DNA. Devido às implicações éticas envolvidas, a coelha Alba foi a obra de Kac, que gerou mais polêmica até o momento. De todas as formas, o cara consolidou uma nova forma de arte: a arte transgênica.

5 – Seres fosforescentes

Laboratórios decidiram: queremos seres novos. E assim, foi feito. A moda fluorescente pegou, virou febre, virou mania. Tanto é verdade que os laboratórios produziram ratos e porcos verdes brilhantes. Imagina isso em uma fazenda à noite? Entretanto, há algo ainda mais incrível feito pelos coreanos. Ao que parece, os coreanos resolveram levar os experimentos a um outro patamar. Por conta disso, eles criaram beagles brilhantes, mas vermelhos, tipo Umbrella Corporation, Resident Evil.

6 – Insetos aliados

Pelo nome, já sabemos que a coisa vem lá dos Estados Unidos. Os americanos estão criando insetos, que irão carregar vírus manipulados, para protegerem lavouras de secas prolongadas e pragas. Mas há grandes dúvidas e suspeitas de que também possam funcionar como… armas biológicas? Sim, né? Ainda mais com esse nome aí…

7 – Fazendas

Comeu bife hoje? Comeu espetinho ontem? Pois é, gado modificado, tá? Resumidamente, já há registros, aqui no Brasil, de gados com genes modificados, para suportar mais o calor, em razão do clima da terra ter menos chuvas. Ah, o mesmo vale para algumas outras carnes, como a do frango. Deu na mesma, também temos frangos modificados, com imunidade turbinada contra o vírus influenza.

7 códigos e idiomas misteriosos que intrigaram o mundo

Artigo anterior

10 comentários mais épicos da Fatos Desconhecidos #56

Próximo artigo