• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas erradas em Orange is the New Black que todos nós ignoramos

POR Toni Nascimento    EM Séries e Sagas      23/08/18 às 19h32

Há seis anos nós acompanhamos Piper e companhia em Orange is the New Black. A série é um dos maiores sucessos da Netflix. E ela não é amada sem motivo. A criadora Jenji Kohan adapta o livro Orange Is the New Black: My Year in a Women's Prison para a tela frenética do serviço de streaming. A trama, inicialmente, foca na vida de Piper, uma americana literalmente comum e de classe média, cumprindo a sua pequena pena em uma prisão de segurança mínima. Porém, com o passar dos anos, a série abre o seu leque e abrange muitos focos.

Ela criou um seriado para contar as histórias de mulheres marginalizadas e os caminhos ??que as levaram à prisão. A série não tem medo de mostrar mulheres de todas as origens, culturas e orientações ao contar suas histórias sombrias com senso de humor. Abordou homofobia, racismo, violência policial e as condições desumanas em que as prisioneiras vivem enquanto cumprem pena. Porém, mesmo com esses temas brilhantes, a série não é perfeita. Ela erra às vezes e tudo que nós podemos fazer para não abandoná-la é ignorar essas questões. Ainda assim, nada nos impede de observá-las e comentar a respeito. Então listamos 7 coisas erradas em Orange is the New Black que todos nós ignoramos.

1 - Desperdiçando Laverne Cox

Esse talvez seja o maior erro de Orange is the New BlackLaverne Cox tinha grande espaço no início da série. Porém, nas últimas temporadas ela foi totalmente jogada para escanteio. Ela é facilmente um dos personagens mais interessantes do seriado. Burset é a única presa trans em Litchfield e constantemente suporta o comportamento transfóbico. Tanto das detentas, quanto dos guardas. Além disso, Burset carrega muita culpa pelo que fez com sua vida e sua família para se tornar a mulher que deveria ser. Depois da primeira temporada, a história de Burset é reduzida. Bola fora, ein Orange is the New Black?

2 - Em que ano estamos?

O episódio piloto de Orange is the New Black, ou OITNB, estreou em 2013 e podemos supor que é o mesmo ano em que Piper Chapman foi presa. Além disso, quando Piper já está na prisão, ela pede a Larry para não assistir Mad Men sem ela, um programa que terminou em 2015. Com o passar das temporadas, foram seis anos para os telespectadores, mas foram apenas alguns meses para os internos de Litchfield. Eles devem estar em algum período de 2014, talvez de 2015. Porém, os internos se referem a eventos atuais, mencionando coisas como o movimento #MeToo e o atual governo Trump. Em determinado momento, Taystee até pergunta se Beyoncé e Jay-Z se divorciaram.

3 - Relação tóxica

Tiffany Doggett é uma das personagens mais interessantes de OITNB, com um sólido arco de viciada em metanfetamina, até o fanatismo religioso. Ela aprende com seus erros e torna-se amiga de Big Boo, alguém que ela costumava condenar por ser lésbica. Infelizmente, as coisas ficam muito piores para Doggett depois que ela se torna amiga do oficial Coates. Embora aparentemente inofensivo no início, Coates rapidamente se torna sádico e acaba abusando sexualmente dela. O problema é que os escritores decidiram humanizar o oficial, ao ponto de torná-lo o interesse amoroso da ex-viciada. Essa é com certeza uma das relações mais abusivas e erradas da TV.

4 - Erro de continuidade na tatuagem?

Na quarta temporada temos uma trama um pouco pesada para Piper. Ela acaba se envolvendo com mulheres muito racistas e isso faz ela ficar mal vista aos olhos das hispânicas. O fato leva Maria a tatuar uma suástica na personagem. Tempos depois, Red redefine a tatuagem, transformando-a em uma janela. Porém, na sexta temporada, Maria olha para a tatuagem de Piper e lá está a suástica intacta. Seria isso um pesado erro de continuidade?

5 - A piscina misteriosa e o bunker impossível

Esse título que mais parece um nome de livro de Harry Potter diz respeito ao maior plot twist da série até então. No final da quinta temporada somos surpreendidos pela revelação de que existe um salão (gigantesco) por baixo de Litchfield que, aparentemente, ninguém conhecia. A piscina coberta nunca foi sequer mencionada nas temporadas anteriores, mas sempre esteve lá. Isso nunca foi dito nem pelos detentos mais velhos que passaram anos na prisão. É possível que ninguém conhecesse o lugar mesmo, mas não deixa de ser estranho.

Mais estranho ainda é o fato de Frieda não apenas conhecer o local (mesmo que ninguém mais soubesse), como ter construído ali um bunker completo, com comida para alimentar uma família inteira por meses. Tudo bem. Ela é esperta e sabe das coisas, mas como conseguiu reunir tanta coisa sem ninguém perceber? É muita comida, gente!

6 - Maquiagem é ou não proibida?

No primeiro episódio da série, fica claro que uma das regras da prisão é a proibição de maquiagem. Porém, várias personagens usam maquiagem pesada durante a série e simplesmente não acontece nada. Na segurança máxima, na sexta temporada, inclusive um dos tópicos de discussão no rádio da prisão é maquiagem e beleza. A dúvida que fica é: maquiagem pode ou não pode em Litchfiel?

7 - Linha do tempo sem sentido

E lá vamos nós de novo. No primeiro episódio, quando Chapman se entrega, ela cita que vai ficar na prisão por quinze meses. Embora tenham se passado seis anos para os telespectadores, os eventos ocorreram ao longo de poucos meses em Litchfield. Porém, pare para prestar atenção nos eventos e no tempo certo que eles levariam para ocorrer. Maria teve seu bebê. Daya engravidou na metade da primeira temporada e também teve o bebê. São nove meses completos. Depois, há o lance das roupas íntimas, o motim e os meses na segurança máxima. Ao longo de tudo isso, Taystee saiu da prisão e voltou, Piper se tornou uma mente criminosa, ganhando dinheiro. Alex também deixou a prisão por meses e voltou. Além disso, Lorna se casou e rapidamente engravidou. Além de vários outros eventos. Porém, todos esses acontecimentos parecem muito pouco prováveis de acontecerem em pouco mais de um ano. Vai entender, né?

E ai, você concorda comigo que esses são pontos baixos de Orange is the New Black? Comenta a sua opinião aqui com a gente e compartilha essa lista nas suas redes sociais. E para você que não desiste de Orange is the New Black nem por causa das falhas, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   SR  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+