• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas extremamente terríveis usadas no passado para atingir os padrões de beleza

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      25/09/18 às 14h44

O padrão de beleza do mundo mudou conforme o passar do tempo. Cada época teve suas coisas consideradas belas que eram o objetivo a ser alcançado. Normalmente o padrão é mais imposto nas mulheres, tendo elas que se sujeitarem a várias coisas, muitas vezes perigosas, para conseguir "ficar bonita".

Hoje em dia o considerado padrão de beleza já não é muito imprimido e a beleza natural e única de cada um está sendo exaltada, mas antigamente as mulheres tinham que fazer absurdos para se adequarem. Listamos alguns truques de beleza que além de terríveis, faziam mal à saúde.

1 - Tinta de cabelo

 

Pintar o cabelo é um costume antigo e nem sempre foi feito com uma prudência. No século XIX, o que as mulheres usavam para pintar seus cabelos era uma espécie corante que tinha nitrato de prata ou chumbo. Essa tintura fazia mal para os pulmões, pele e para os cabelos. Além disso, essa coloração era imprevisível pois podia deixar o cabelo preto, mas também poderia deixá-lo verde.

2 - Blush

O preço para a beleza era grande também na maquiagem. Um pó que era usado como blush em vários países como o Japão Antigo e China Antiga era feito de cinábrio. Esse é um mineral que é associado a atividade vulcânica. Assim como outros compostos de mercúrio, o cinábrio é extremamente tóxico e pode causar intoxicação apenas por sua inalação.

3 - Dentes afiados

Os padrões de beleza mudam de país para país. Na Indonésia, por exemplo, as mulheres costumavam afiar os seus dentes para que eles se parecessem com dentes de tubarão. Esse procedimento era feito em todos os dentes e, curiosamente, os caninos eram raspados para ficarem retos. Esse processo era bastante dolorido, além de colocar as mulheres em perigo pois as bactérias poderiam entrar facilmente quando o esmalte do dente fosse danificado.

4 - Cremes

Os cremes antigamente eram usados para remover as sardas, fazer a pele ficar mais lisa e até mesmo para curar a sífilis, e tais compostos continham cianeto e mercúrio. Quando os cremes eram usados com frequência, eles faziam com que as mulheres tivessem envenenamento por causa da substância que afeta o sistema nervoso, encurtando assim suas vidas.

5 - Dentes decorados

Os antigos maias tinham um costume de beleza muito peculiar. Há cerca de 2.000 anos eles decoravam seus dentes com pedras preciosas. Os dentes eram perfurados para que as pedras fossem encaixadas neles. Esse costume era visto no Antigo Egito também com o intuito de as pessoas demonstrarem suas riquezas.

6 - Crânio

Provavelmente esse seja o ritual de beleza mais estranho de todos. Crânios achados por todo nosso globo mostram que em algum momento ter o crânio alongado foi considerado bonito. Desde pequena, a cabeça da criança era moldada com bandagens ou tábuas de madeira. Essa prática era extremamente prejudicial ao cérebro das crianças e muitas morriam nessa busca pela beleza.

7 - Gravidez

Durante a Idade Média, a gravidez e os seios fartos eram considerados o padrão de beleza. Se uma mulher queria estar na moda ela tinha que estar grávida, e se não tivesse ela usava uma barriga falsa. O uso dessa barriga afetou a coluna e foi muito desgastantes para as mulheres da época.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+