• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas horríveis que aconteceriam se você parasse de tomar banho

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      12/03/18 às 22h58

Tomar banho é algo extremamente comum para todos nós, ou pelo menos, para a maioria de nós. É o tipo de hábito que nos livra de uma série de problemas de saúde, nos ajudando a manter a higiene pessoal. No entanto, também vale mencionar que é uma questão cultural. Enquanto o lado ocidental do mundo tem o costume de tomar pelo menos um banho por dia, o lado oriental faz isso com menor frequência.

De acordo com estudos, não seria preciso tomar banhos diários, visto que as propriedades do sabonete podem acabar destruindo a cultura de microrganismos que necessitamos para manter a saúde de nosso corpo. No entanto, é algo que também depende muito de cada região do mundo, visto que climas mais quentes exigem banhos com maior frequência. Mas já parou pra pensar no que aconteceria caso você simplesmente deixasse de fazer isso?

1 - Problemas de pele

Se você simplesmente deixasse de tomar banho, certamente passaria a sofrer com alguns problemas. As bactérias em contato com a sujeira da superfície de sua pele, começariam a entrar em ação de forma completamente negativa, provocando aquela sensação de intensa coceira. Isso ocasionaria em lesões e posteriormente, doenças mais graves. O ato de coçar de forma intensa rompe a camada superior da pele, o que também facilitaria uma infecção.

2 - Excesso de pele morta

Se você costuma tomar banhos bem tomados, é normal que as células mortas de sua pele sejam eliminadas durante o processo, dando lugar ao crescimento para novas células. No entanto, se você deixar de fazer isso, alguns quilos de pele morta podem se acumular sobre todo seu corpo. Bem, esta não seria uma aparência muito atraente.

3 - Fortes odores

Parece óbvio, mas vale a pena mencionar. Se depois de um dia de trabalho já não estamos com o melhor cheiro possível, imagine o que aconteceria depois de inúmeros dias sem um bom banho!? Os germes começam a atuar, fazendo com que seu corpo transpire e produza cheiros desagradáveis. Em contrapartida, é possível que você desenvolva o que chamamos de "fadiga olfativa".

Trata-se de um processo que ocorre devido a diversas reações fisiológicas que desenvolvemos, fazendo com que haja perda da capacidade de sentir odores próximos. Quer dizer que você levaria um bom tempo até conseguir sentir o próprio mau cheiro, mas não aconteceria o mesmo com as pessoas à sua volta...

4 - Higiene genital enfraquecida

Quando se trata de não tomar banho, a região da virilha é sem dúvida, uma das mais afetadas. Sem contar o mau cheiro. Você também ficará exposto a uma série de infecções. Como se não bastasse, você também sentiria intensa sensação de coceira, devido ao acúmulo e atividade de bactérias e sujeira. Com certeza não seria uma situação nada agradável...

5 - Grande aparecimento de acnes

A falta da limpeza de sua pele também pode ser responsável pelo aparecimento de acnes por todas as partes de seu corpo. À medida que você fica sem um bom banho, ocorre uma presença ainda maior de bactérias, oleosidade e sebo, fazendo com que haja inflamação de folículos. Dessa forma, as espinhas eclodem de forma mais intensa.

6 - Infecções

Percebeu como um item liga o outro? Já falamos sobre as infecções em ocasiões anteriores, mas vale ressaltar que elas se tornarão muito mais frequentes. Imagine só, quantos germes contraímos sempre que tocamos em um celular, cédulas de dinheiro, quando vamos ao banheiro, enfim.

Se você não toma banho, eles simplesmente entram em seu organismo através da boca e nariz, por exemplo, provocando algumas doenças como resfriados ou até mesmo hepatites. Deixar de tomar banho pode ser realmente perigoso.

7 - Cabelos extremamente oleosos

Bem, você já deve ter percebido que quanto mais tempo passa sem lavar os cabelos, mais oleosos eles ficam. Então, se você não tomar banho significará que também não manterá a higiene de seus fios. Dessa forma, além de todo o óleo, também ficarão com aquele cheiro ruim. Tal atitude ainda pode provocar a queda de cabelo.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+