• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que acontecem com o seu corpo se estiver desprotegido no espaço

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      10/07/15 às 15h31

Viajar para o espaço deve ter sido uma de suas grandes vontades, na infância, além de querer ser um ou uma astronauta, não é mesmo? Atire o primeiro sonho. No espaço, é difícil as pessoas fazerem tarefas comuns como as que estamos acostumados a fazer aqui, como ir ao banheiro, pentear o cabelo, escovar os dentes.

Ficar muito tempo no espaço em uma missão não deve ser tarefa fácil para qualquer ser humano. Gennady Padalka é um comandante da Estação Espacial Internacional que bateu um recorde como o homem que passou 803 dias em orbita. Já pensou nos riscos que o cara podia estar correndo no espaço? Quais serão os riscos que o nosso corpo passa por ficar exposto a tanto tempo no espaço? O que acontece com o nosso corpo se exposto no espaço sem nenhum tipo de proteção?

Confira na matéria algumas coisas que acontecem com o seu corpo no espaço:

1 - Queimação na língua

lingua-test

 

De acordo com o astronauta Jim LeBlanc, o seu corpo entraria em estado de vaporização e iniciaria um processo de perda de água da sua língua. Em órbita no espaço, a perda da água no seu órgão de degustação faria com que sua língua começasse a queimar como se estivesse realmente em uma panela fervendo.

2 - A pressão no corpo

spacewalk

Ter o corpo empurrado de um lado para o outro dentro de uma espaçonave pode parecer divertido, mas pode provocar várias transformações em seu corpo. Quando você se encontra em um ambiente sem gravidade como este, não percebemos nem a ação dessa força da gravidade.

3- Falta de ar

respiração-curta

Falta de ar é outro acontecimento que acomete o seu organismo. Como na superfície terrestre os nossos níveis de sangue e oxigênio nos órgão estão em fluxos normais e constantes, no espaço isso tudo se altera. Em questão de 15 segundos, o seu corpo começa a perder oxigênio e a reação é de inconsciência. A falta de ar acontece e você começa a sentir uma certa agonia no sistema respiratório.

4 - Queimaduras por todo o corpo

ILSpace_002

O corpo humano não sofre os efeitos dos raios solares porque a atmosfera terrestre nos protege dos raios ultravioletas nos quais estamos frequentemente sendo expostos. Quando o seu corpo vai para o espaço e não utiliza nenhum tipo de proteção, a exposição ao sol acaba te queimando por conta da radiação cósmica. Devido ao fator de você estar mais próximo dos raios solares no espaço e sem a proteção da atmosfera, seu corpo queimaria rapidinho e você viraria torradinha cósmica.

5 - Problemas psicológicos

20110902-estreias-da-semana_f_001

Os astronautas chegam a ficar mais de meses fora de suas casas, segundo relata o sistema de operações da NASA. Em viagens de prazo de missão mais longas, os astronautas passam por problemas psicológicos e que o seu corpo já seria afetado caso estivesse sem nenhum tipo de proteção da mesma forma.

O seu psicológico fica afetado por conta do isolamento da vida normal da Terra e a observação de um grande espaço que o seu cérebro não consegue imaginar por tamanha imensidão. No espaço, problemas como ansiedade, insônia, depressão e estresse afetariam o seu psicológico de forma letal.

6 - Seu corpo não entra em estado de decomposição

superimagem-megacurioso-430854675008503525

 

O processo de decomposição é um acontecimento tido como normal para nós seres humanos aqui na Terra. Assim que você morre, seu corpo, automaticamente, entra em decomposição. Mas quando ele vai parar no espaço, o processo acontece de forma diferente. O seu tronco e membros inchados ficariam queimados e congelados para sempre, seria uma espécie de estado de conservação. Se caso você flutue até uma fonte forte de calor, seu corpo iria queimar em questão de segundos.

7 - Mutação

resident-evil-afterlife-zombies

O espaço possui muitos tipos de radiações, Raios X, raios ultravioletas e radiações gama. Estando neste ambiente e sem proteção para o corpo, esses fatores afetariam o seu DNA de um jeito tão intenso que chegaria a ponto de conseguir desenvolver um câncer em qualquer parte de nosso corpo e em questão de minutos. Além disso, poderia mudar partes do seu corpo alterando a forma, tamanho e até textura.

Próxima Matéria
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+