• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que acreditamos a vida inteira, mas os estudos contradizem

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      03/09/18 às 15h59

Passamos a vida inteira acreditando em diversas coisas. Desde muito cedo começamos a ter influência das pessoas mais velhas e alguns ensinamentos são repassados por elas. Esses costumamos levar para a vida inteira, mas os estudos podem comprovar o contrário. Pesquisadores desenvolvem estudos frequentemente para encontrar respostas para os nossos problemas ou apenas para melhorar a nossa forma de vida. No entanto, diversos ensinamentos que seguimos foram pautas desses estudos e, no final, acabaram sendo totalmente contraditos e provados falsos por estudiosos. Algumas dessas pesquisas, por serem popularmente conhecidas, foram criticadas e de cara duvidadas.

Pensando um pouco sobre isso, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou algumas coisas que todos nós acreditamos a vida inteira, mas que foram contraditas em estudos mais avançados. Desde a afirmação de que muito exercício pode fazer mal ao corpo até o de que a água pode ser menos saudável do que soda diet. Se você souber alguma que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Agora, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda. Aproveite para compartilhar com seus amigos.

1 - Contar mentiras faz bem

Segundo um estudo da Wharton School da Universidade da Pensilvânia, mentir um pouco é bom. Emma Levine, co-autora e estudante de doutorado, descobriu que mentir é bom para impedir que uma pessoa se sinta mal. Exemplo: é bom dizer a um amigo que seu último emprego é ótimo, embora seja só bom. Um estudo juntou uma quantidade de pessoas e algumas tinham que mentir para as outras só para sentirem-se bem. No final, as que ouviram as histórias foram questionadas se elas eram boas ou ruins, e a maioria afirmou que eram boas mentiras.

2 - Anotar as coisas nos faz esquecer

Um estudo realizado por Michelle Eskritt e Sierra Ma, da Mount St. Vincent University, descobriu que anotar as coisas nos faz esquecer delas. A causa disso é o nosso cérebro que se recusa a armazenar algumas informações quando elas já são armazenadas em outro lugar.

3 - Tomar banho pode ser ruim

Pesquisadores do Centro de Ciências Genéticas da Universidade de Utah descobriram que tomar banho pode ser ruim para o ser humano. Embora seja higiênico tomar banho com frequência, tomar em exagero pode matar bactérias importantes que vivem em nosso corpo. Isso nos deixa menos resistentes a doenças. Além disso, banhos demais podem aumentar o risco de um ataque cardíaco e mudar o sistema digestivo.

4 - Falar sozinho às vezes é bom

Conversar sozinho é visto como o início de um "enlouquecimento", mas não para os pesquisadores da Universidade de Bangor. Conversar sozinho, segundo eles, é um indicador de inteligência superior. Paloma Mari-Beffa, psicóloga e co-autora do estudo, afirma que esse comportamento nos ajuda a pensar, planejar e focar melhor. Além disso, ainda pode melhorar a nossa motivação, principalmente quando estamos estressados.

5 - Refrigerante diet pode ser mais saudável que água

Segundo uma publicação no International Journal of Obesity, um estudo da Universidade de Bristol afirmou que refrigerante diet é mais saudável do que a água. Segundo os estudiosos, os adoçantes de baixa energia na bebida gaseificada resultam em menos peso corporal e consumo de energia comparado a água. Além de saudável, o refrigerante diet não resulta em obesidade.

6 - Rir pode ser perigoso

Um bom riso é considerado o melhor remédio para o mal humor. No entanto, segundo um estudo realizado na Universidade de Birmingham, rir pode ser perigoso e até mortal. Os estudiosos analisaram estudos anteriores sobre o assunto. Estudos comprovaram que o sorriso em excesso causa hérnia abdominal, luxação da mandíbula, incontinência de estresse, dor de cabeça, asma e até desmaios. O riso ainda foi apontado como causa da síndrome de Boerhaave, uma doença que resulta em um buraco no esôfago. No entanto, apesar disso tudo, o riso pode trazer coisas positivas para a saúde. Melhora o metabolismo, estimula os pulmões e age no problema de fertilidade das mulheres.

7 - Exercícios físicos podem fazer mal

Segundo a Farmacologia e Terapêutica Alimentares, o excesso de exercício pode danificar a saúde. O estudo comprovou que os exercícios que duram mais do que duas horas por dia podem resultar em vários distúrbios e doenças no corpo. Um desses males é a síndrome do intestino permeável. Esse faz com que o revestimento do intestino se enfraqueça, permitindo que germes e toxinas vazem para o sangue. Isso pode causar doenças como esclerose múltipla e fadiga crônica. O exercício pesado em excesso pode fazer com que os músculos cardíacos se enfraqueçam.

E aí, o que você achou sobre tudo isso? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Via   Listverse  
Imagens
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+