7 coisas que as suas mãos podem dizer sobre sua saúde

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      10/05/18 às 13h51

Algumas partes do nosso corpo conseguem deixar claro o que está acontecendo dentro de nós. Se algo está fora do normal ou se vamos adoecer de alguma forma, nosso corpo dá sinais. Uma das partes mais importantes para detectar isso é a mão.

Nossas mãos, membros extremamente importantes, mostram sinais do que podemos estar enfrentando, ou seja, se temos algum problema de saúde em específico. Os médicos afirmam que as condições das mãos podem ser o resultado de várias doenças. Se você sente algo diferente nessa parte do corpo, é bom ficar em alerta, pois algo ruim poderá acontecer.

Pensando melhor sobre isso, resolvemos buscar por esses sinais e trazer alguns alertas para vocês, leitores. Confira.

1 - Palmas vermelhas

Os médicos dizem que as palmas vermelhas podem ser um sinal de problemas no fígado, principalmente se você já tiver passado dos 50 anos de idade. Normalmente, essa vermelhidão é localizada na borda da palma da mão. Uma possível razão para isso é a alteração no equilíbrio hormonal, que causa a dilatação dos vasos sanguíneos na região. No entanto, artrite reumatoide também pode ser o motivo dessa vermelhidão. Se você perceber isso, deve procurar imediatamente ajuda médica.

2 - Palmas suadas

Existem alguns motivos para o suor das mãos. Transpiração excessiva em todo o corpo, estresse e tireóide hiperativa são alguns deles. Em caso de hiperidrose, que é a transpiração excessiva, podemos tentar usar antitranspirantes fortes na região. Limitar a ingestão de álcool e fazer terapia para controlar o estresse pode ajudar bastante.

3 - Perda de sensibilidade e formigamento

As vezes acordamos com a sensação de que perdemos toda a nossa sensibilidade em partes do corpo, principalmente nas mãos. Quando movimentamos o local, ele começa a formigar. Isso pode ser porque pressionamos o nervo sensorial por um longo tempo. No entanto, esses sintomas podem representar algo mais sério em alguns casos, como a osteocondrose cervical, síndrome do carpo, trombose venosa do membro, lesão do plexo braquial, anemia ou diabetes. Se você costuma perder a sensibilidade das mãos, deve procurar um médico.

4 - Mãos secas

Os motivos mais comuns para isso são a desidratação do corpo e a deficiência de estrogênio. Isso é algo que caminha lado a lado com a menopausa, por exemplo. Para evitar a desidratação, o indicado é beber muita água e utilizar cremes hidratantes.

5 - Mãos trêmulas

O tremor das mãos pode significar algumas doenças, como o Parkinson. Se você enfrenta muitos tremores nas mãos, o mais indicado é procurar por um médico urgentemente. Entretanto, o exagero de café e a ingestão frequente de álcool podem resultar nisso também. Outras possíveis razões são: ansiedade e estresse em excesso.

6 - Unhas fracas

Umas que quebram com facilidade ou racham com qualquer colisão pode representar a falta de zinco. O zinco é muito importante para a nossa saúde, pois é o que promove a cicatrização de feridas e age no sistema imunológico. Se você sofre com isso, deve adicionar alimentos ricos em zinco na dieta.

7 - Dedos deformados

Se seus dedos são deformados, assim como na imagem, você pode estar com falta de oxigênio no corpo. Esse pode ser um dos sintomas de doenças mais graves, como câncer de pulmão ou doença cardíaca. Busque ajuda médica caso desconfie disso.

E aí, você sabia sobre essas coisas? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+