• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que incríveis que impressoras 3D já podem fazer

POR Mateus Graff    EM Inovação      26/10/18 às 16h29

Você sabe o que é uma impressora 3D? Essa maravilha é uma máquina que produz objetos de uma maneira curiosa. A partir de um arquivo tridimensional, a máquina constrói uma peça colocando camadas de matéria-prima até chegar a uma forma. Esses arquivos usados podem vir de desenhos tridimensionais feitos em software de criação, scanner 3D ou de imagens tridimensionais da internet.

Mas afinal, quais são as coisas que já podem ser feitas com a impressora 3D? A gente separou para vocês alguns objetos legais que vocês nunca imaginariam que poderiam ser feitos com essa máquina. Então, caros leitores da Fatos Desconhecidos, confiram agora a nossa matéria com as 7 coisas que incríveis que impressoras 3D já podem fazer:

1 - Casas

E que tal morar em uma casa construída por uma impressora 3D? Em 2017, uma empresa norte americana revelou que seria possível construir uma casa em apenas 24 horas. A impressora 3D fez camada por camada e subiu as paredes da casa. A casa foi erguida e seu preço girava em torno de 10 mil dólares. Os trabalhadores da obra tiveram apenas o trabalho de finalizar o processo, como colocar o telhado, pintar e dar os devidos acabamentos.

2 - Crânio humano

As impressões em 3D já estão presentes na medicina. O hospital da Universidade de Utrecht, na Holanda, conseguiu com sucesso fazer uma operação muito complexa. No caso, uma a paciente de 22 anos, que sofria de uma rara doença, teve um implante de crânio inteiro feito em impressora 3D. A jovem hoje tem uma vida normal, sem sofrer com sequelas ou mesmo com distúrbios causados pela doença.

3 - Objetos que se comunicam com Wi-Fi sem bateria

Que tal ter um dispositivo que te avisa quando sua comida está acabando? Os pesquisadores da Universidade de Washington criaram algo curioso com a impressora 3D. No caso, eles inventaram um protótipo de plástico que pode se comunicar com a rede Wi-Fi sem ter uma bateria, usando apenas ondas eletromagnéticas. Legal, né!?

4 - Tênis

Em 2017, a Adidas lançou um tênis com sola feita em impressora 3D. A marca já permite que os clientes escolham a cor e estampa de calçados encomendados online e essa novidade da impressora 3D pode acelerar pequenas produções como edições limitadas e até projetar solas feitas especificamente para suportar o peso de uma pessoa. Uma coisa é certa, moda e tecnologia precisam andar juntas.

5 - Alimentos

Especialistas da Universidade Hebraica de Jerusalém criaram uma impressora 3D que pode fabricar diversos alimentos. A partir de uma base nanocelucleose, um material sustentável, saudável e possível de ser digerido, eles associam a outros itens, como proteínas, gorduras, vitaminas e antioxidantes. Além de ter a oportunidade de fazer comida para todas as tribos (vegana, sem glúten ou lactose, por exemplo), a novidade pode estar no mercado antes mesmo do que você imagina.

6 - Veículos

Não são apenas coisas pequenas podem ser feitas em impressoras 3D. Pois bem, um veículo foi apresentado na mostra internacional Manufactoring Technology Show, em setembro de 2014. O carro teve seu test drive feito por jornalistas americanos pelas ruas de Nova York. O mais curioso disso tudo? O carro pode ser derretido para dar forma a outro.

7 - Tatuagem

Sabia que já existem impressoras 3D que fazem até tatuagem? A Tatoué foi desenvolvida a partir da união de uma Makerbot 3D com uma agulha de tatuagem. Ela é capaz de tatuar uma pele ao ritmo de 150 perfurações por segundo. Os desenvolvedores dizem que estão tentando tornar a máquina mais fácil de usar. Eles estão trabalhando em questões como pressão sobre a pele, velocidade da impressão 3D, escaneamento do braço e reconhecimento de profundidade.

E você, já sabia que todas essas coisas já podem ser feitas em impressora 3D? Comente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+