• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Esse matemático diz que resolveu um problema de 160 anos que vale 1 milhão de dólares

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      28/09/18 às 15h50

A hipótese de Riemann é uma hipótese matemática publicada pela primeira vez em 1859, pelo matemático Bernhard Riemann. Esse problema matemático "declara que os zeros não-triviais da função zeta de Riemann pertencem todos à "linha crítica". Vocês não entenderam nada? Que bom, porque nós também não. Mas fiquem tranquilos, pois pelo menos até agora ninguém tinha conseguido resolver tal problema matemático.

Estamos falando isso porque o britânico Michael Atiyah declarou que teria solucionado a hipótese de Riemann, essa questão matemática que fala de um padrão na distribuição de números primos. Esse problema é de tal importância que tem intrigado os matemáticos há mais de 150 anos. A gente conta mais sobre esse caso para vocês.

Um problema matemático que vale 1 milhão de dólares

Com 69 anos de idade, o britânico Michael Atiyah disse que resolveu a hipótese de Riemann. Ele apresentou a solução enquanto participava do Fórum Laureate de Heidelberg, na Alemanha, na última segunda-feira (24/09). Bom, se ele estiver falando a verdade e as respostas forem confirmadas, o britânico vai receber um prêmio de 1 milhão de dólares.

A resolução de Atiyah será verificada por matemáticos e só depois será publicada em um periódico científico. Se for aprovada ele pode reivindicar o prêmio do Clay Mathematics Institute of Cambridge (CMI), já que o problema de Riemann está entre os sete "Prêmios do Milênio" que valem 1 milhão de dólares cada.

A hipótese de Riemann

Como citamos anteriormente, essa hipótese foi proposta pela primeira vez por Bernhard Riemann em 1859. A teoria diz que a distribuição de números não é aleatória como é classificada, porém, pode ter um padrão descrito por uma equação conhecida como "função zeta de Riemann".

Cerca de 10.000.000.000.000 números primos foram analisados e são consistentes com a equação, mas ainda não existem provas de que todos os números primos seguem um mesmo padrão. O britânico diz que usou o trabalho dos matemáticos John von Neumann e Friedrich Hirzebruch para resolver o problema.

Atiyah já ganhou dois prêmios de grande relevância na matemática, que foram a Medalha Fields e o Prêmio Abel.

Em 2015, surgiram rumores de que Opeyemi Enoch, professor da Universidade Federal em Oye Ekiti (Nigéria), tinha resolvido o problema e poderia ganhar o prêmio de 1 milhão de dólares. Porém, a hipótese de Riemann não foi resolvida pois o método supostamente usado por Enoch é o mesmo de pesquisadores mais bem estabelecidos.

E você, sabia da existência desse problema matemático que vale uma grana tão alta? Comente!




Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Revista Galileu     Gizmodo  
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+