Starlink chega ao seu smartphone: agora você pode usar a internet via satélite de Elon Musk no seu telefone

Avatar for Bruno DiasBruno DiasCuriosidadesdezembro 2, 2024

A Starlink é um projeto da empresa americana SpaceX que nada mais é do que uma constelação de satélites. O objetivo dela é conseguir levar uma internet rápida, com alto desempenho e baixo custo para todos os lugares do mundo. Dezenas de milhares de pessoas usam a empresa para se conectar à internet. E, ao que parece, Musk parece querer que esse número aumente cada vez mais, com a Starlink no smartphone das pessoas, por exemplo.

A empresa de Musk tem feito grandes progressos com relação às “zonas mortas”, ou seja, locais que não tem sinal de celular. Com uma colaboração com a T-Mobile e tendo a aprovação da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC), a Starlink irá dar cobertura à smartphones em locais remotos onde as redes tradicionais não alcançam.

A licença dada pela FCC é uma licença comercial completa para o programa Direct to Cell. Esse programa usa satélites para se conectar de forma direta à telefones celulares. E a parceria feita com a T-Mobile é a primeira vez que uma operadora de satélite e uma rede celular tiveram autorização regulamentar para operar de forma conjunta.

“A conectividade entre satélites e dispositivos pode suportar benefícios importantes de interesse público, incluindo conectividade omnipresente, acesso ao serviço 911 a partir de áreas remotas, avanço tecnológico e utilização inovadora do espectro”, pontuou a FCC em sua declaração.

Starlink no smartphone

Olhar digital

A primeira vez que o programa Direct to Cell foi testado foi em janeiro desse ano. Isso aconteceu depois que a SpaceX lançou os satélites que eram necessários para isso. Em outubro, a Starlink e a T-Mobile já tinham usado a tecnologia de forma temporária para ajudar os lugares que foram afetados pelo furacão Helene.

Até o momento, esse serviço irá oferecer recursos básicos de texto. Contudo, existe a possibilidade de acontecer a adição de dados móveis e chamadas de voz, quando ele for lançado no ano que vem.

“Qualquer empresa de telecomunicações que se inscreva no Starlink Direct to Cell pode eliminar completamente as zonas mortas de celular em seu país para serviços de texto e dados”, pontuou Ben Longmier, Diretor Sênior de Engenharia de Satélites da SpaceX.

Isso quer dizer que áreas rurais, montanhas ou regiões desabitadas, lugares que geralmente a cobertura terrestre não consegue chegar, as pessoas que estiverem nesses locais poderão ficar conectadas com a Starlink em seu smartphone.

Fonte: Metro world news

Imagens: Olhar digital 

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...