• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia sobre Moisés

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      12/03/19 às 19h24

Depois de Jesus Cristo, Moisés é uma das figuras mais reconhecidas da Bíblia Sagrada. Muito do que sabemos sobre este homem é através dos relatos e escritos bíblicos do Antigo Testamento, nos livros de Êxodo, Números e Deuteronômio. Moisés é reconhecido como o libertador dos israelitas da escravidão do Egito.

Os escritos sagrados, bem como as leis do homem, creditam à Moisés o estabelecimento dos sistemas judiciário e religioso de Israel. Pensando nisso, preparamos alguns fatos e curiosidades que você provavelmente não sabia sobre Moisés.

1 - Moisés é a primeira criança mencionada na Bíblia que foi abandonada

Os pais de Moisés esconderam o menino por três meses, numa tentativa de protegê-lo do decreto egípcio que condenava à morte todos os bebês hebreus. Quando não puderam mais escondê-lo, Moisés foi colocado em uma cesta no rio Nilo. Ele foi adotado então pela Princesa Hatshepsut e cresceu entre a família real egípcia.

2 - Seu nome significa filho ou libertador

O nome de Moisés vem do hebraico Mosheh (??????) e, provavelmente, deriva do termo egípcio mesu que quer dizer "criança" ou "filho", mas também poderia ser interpretado como 'libertador' em hebraico.

3 - Moisés trabalhou como pastor quando era um fugitivo

Depois que Moisés foi acusado de assassinato, ele fugiu para o deserto do Midiã. Lá, ele conheceu Zípora, filha de um pastor de ovelhas. Moisés começou a trabalhar com o pai dela, Jethro. Com o passar do tempo, ele acabou se casando com Zípora e teve dois filhos.

4 - Moisés provavelmente tinha problemas de fala

Acredita-se que o profeta tivesse problemas de fala. A sua resposta ao chamado de Deus, em Êxodo 4:10, deixa isso bem claro. "" Senhor, eu não sou muito bom com as palavras. Eu nunca fui, e não sou agora, mesmo que você tenha falado comigo. Eu fico com a língua presa, e minhas palavras ficam emaranhadas".

5 - Ele tinha cerca de 80 anos quando liderou as pessoas para fora do Egito

Quando Moisés recebeu o chamado para conduzir seu povo para fora do Egito, ele tinha aproximadamente 80 anos. Deus o orientou a voltar ao Egito e libertar os israelitas da escravidão. Apesar de receber as instruções sobre como o que fazer e falar, a ele também foi informado que o Faraó não tornaria a tarefa muito fácil.

6 - Moisés era um colaborador musical

Após a passagem dos filhos de Israel atravessarem o Mar Vermelho, para celebrar sua libertação, Deus teria composto uma música e instruiu Moisés a transcrevê-la e ensina-la à congregação. Ela ficou conhecida como O Cântico de Moisés.

7 - Moisés sabia antecipadamente o dia de sua morte

Em algumas passagens em Deuteronômio 31 é possível lermos que, ou Moisés saberia que morreria logo ou que Deus lhe teria dito isso de alguma forma para que ele soubesse. No entanto, não há nenhuma passagem que indique qualquer sinal de temor por parte do profeta de que seus dias na Terra estavam chegando ao fim.

Ao invés de se lamentar, Moisés teria usado o seu tempo restante para alertar os israelitas contra a desobediência das leis divinas e se encarregou de instruir Josué para substitui-lo. Depois que ele percebeu que seu trabalho estava completo, ele subiu ao Monte Nebo onde Deus lhe mostrou a Terra Prometida e lá morreu.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+