7 fatos sobre o Apocalipse Bíblico que você não sabia
Tempo de leitura:3 Minutos, 7 Segundos

7 fatos sobre o Apocalipse Bíblico que você não sabia

O livro do Apocalipse, também conhecido como Apocalipse de João, está presente no Novo Testamento. O livro relata acontecimentos sobre o fim dos tempos relatados pelo apóstolo João. As revelações do livro falam sobre os últimos tempos, o futuro das igrejas, a segunda vinda de Jesus, o juízo final e eternidade no céu.

De acordo com estudiosos, há muitos controversas acerca do Apocalipse. Algumas datas, representações e significados são temas até hoje discutidos. Apesar do livro ser bastante conhecido, existem algumas curiosidades a respeito do “livro da revelação”. Veja algumas delas.

1 –  O Apocalipse é o último livro do Novo Testamento

Embora a data do livro seja ainda um mistério, o Apocalipse é o último livro da Bíblia.

2 – Os quatro animais (leão, bezerro, homem e águia) citados no livro representam as diferentes fases do homem encarnado

Os animais citados no Apocalipse representam as diferentes fases do homem encarnado. O leão simboliza o pai, aquele que gera o filho, que por sua vez é o bezerro. Esse, ao crescer se torna um “animal com rosto de homem” e por fim, na velhice, após a desencarnação, ele se torna uma águia que estará pronta para voar.

3 – A fera de sete cabeças do capítulo 13 representa o Império Romano

A besta do apocalipse e suas sete cabeças é uma imagem famosa do livro. O nome de uma blasfêmia está escrito em cada uma das suas cabeças. A besta representa Roma, e suas cabeças os sete imperadores que a Roma antiga havia tido naquele tempo. Já os nomes de blasfêmias, simbolizam a tendência dos imperadores romanos de se chamarem de deuses.

4 –  O livro tem diversas influências em livros, cinema e música

Alguns filmes fazem referência ao livro como O Sétimo Selo (1957), Fim dos Dias (1999), Filhos da Esperança (2006) e É o Fim (2013). Na literatura, livros como a série Deixados para Trás (1995), O Nome da Rosa (1980) e Revelação também se inspiraram no episódio bíblico. Alguns músicos também foram influenciados pelo tema. A banda Iron Maiden batizou seu disco de 1982 de The Number of the Beast (O número da besta), e um álbum da banda Muse, Black Holes and Revelations, traz os Cavaleiros do Apocalipse na capa.

5 – A data do fim do mundo

De acordo com alguns católicos, já era pro Apocalipse ter se concretizado. O teórico Mathieu Jean-Marc Joseph Rodrigue se baseou na Bíblia para reforçar a sua teoria de que o mundo acabaria dia 24 de junho de 2018. Segundo ele, a previsão está implícita numa passagem da bíblia que diz: “a ele foi-lhe dada autoridade para agir por 42 meses”.

6 – O “número da besta” ainda é um mistério

Segundo alguns estudiosos, João usava códigos e símbolos para alertar os cristãos sobre a adoração ao imperador de Roma, Nero Cesar. Esse era uma figura muito odiada pelos cristãos. O nome Nero Cesar no alfabeto hebraico tem a seguinte equação: 200+60+100+50+6+200+50=666. O fato é que ainda não há relatos sobre o verdadeiro significado do número. O que se sabe é que durante a Antiguidade, era bem comum usar números para disfarçar um nome. Nos alfabetos grego e hebraico, toda letra tem um número correspondente, ou seja, cada nome possuía um código numérico. Por isso, é possível considerar a hipótese.

7 – A batalha de Armagedom representa uma luta entre o bem e o mal

Segundo alguns estudiosos, “ar” (ou “har”) significa monte em hebraico, e “magedom” (ou “magedo”) equivale a Megido. Na época de João, o “Megido” era um sangrento campo de batalha que abrigava uma das legiões mais cruéis de Roma. Portanto, a batalha do Armagedom representa uma luta entre o bem o mal (Deus e Satã) durante o Apocalipse.

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
Add Fatos Desconhecidos to Home Screen
Close

For an optimized experience on mobile, add Fatos Desconhecidos shortcut to your mobile device's home screen

1) Press the share button on your browser's menu bar
2) Press 'Add to Home Screen'.