Curiosidades

7 coisas que você não sabia sobre a Teoria da Terra Bola de Neve

0

Nosso planeta passou por várias transformações para chegar até a forma que conhecemos hoje. Desde sua criação, passamos pelos surgimento e extinção dos dinossauros, que eram criaturas gigantes que andavam por essas superfícies, até o surgimento dos nossos ancestrais. Nesse intervalo, várias coisas aconteceram com nossa planeta Terra.

Uma das teorias é que, diferente da era do gelo, a Terra já foi uma grande bola de neve. A teoria fala que as calotas polares avançaram tanto que chegaram a lugares inimagináveis, como as regiões tropicais, e as congelaram por centenas de milhares de anos. A teoria é autoexplicativa no nome. Nosso planeta inteiro ficou com temperaturas de -60ºC com os oceanos congelados entre 15 metros e 1,5 quilômetros de profundidade.

1 – Aconteceu duas vezes

Essa teoria aconteceu duas vezes em nosso planeta. A primeira vez aconteceu 2,4 bilhões de anos atrás e o segundo há 600 milhões de anos. Esse eventos colocaram a vida na Terra em risco por sua magnitude, mas depois que passaram uma prosperidade de novas espécies que foram ainda mais resistentes.

2 – Rochas

Uma evidência que corrobora com a teoria de que a Terra já foi toda coberta por gelo são os depósitos de tilitos que foram encontrados em diversos lugares do mundo. Essas rochas são datadas de 800 a 600 milhões de anos e vêm da deposição pela ação de geleiras, e elas seriam evidências da glaciação desse período.

3 – Acidez

Antes e depois da Teoria da Bola de Neve, isótopos sugerem que o pH do oceano caiu. Os fatos mostram que houve uma acumulação de CO2 na atmosfera que iria dissolver os oceanos e fabricar ácido carbônico.

4 – Vida

Segundo a teoria, a Terra inteira se tornou uma bola de neve, e até mesmo os oceanos congelaram. Mas a vida nas profundezas dos mares não sofreu grandes pertubações. Esse período inclusive ajudou esses seres a se desenvolverem e se tornarem mais complexos.

5 – Relação parental

Na visão de alguns cientistas, a Teoria da Bola de Neve teria dizimado várias populações de espécies, deixando um número pequeno de indivíduos. Com esse número reduzido, a hipótese é que a relação parental entre os novos indivíduos fosse extremamente grande.

6 – Tamanho

Depois do fim da bola de neve, os seres ficaram com um tamanho e uma complexidade maior. Isso aconteceu pela alternância de ciclos frios e quentes e pela pressão evolutiva.

7 – Biodiversidade

A Teoria da Bola de Neve é controversa, mas não há de se negar que ela rendeu benefícios para o nosso planeta. Depois de ela ter acontecido, uma explosão de vida começou na Terra, o que originou diversos filos que são conhecidos hoje e que aumentaram a biodiversidade do planeta.

O que fazer em Salvador?

Matéria anterior

Tudo o que você precisa saber sobre a aterrorizante parte 2 de It: A Coisa

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.