• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia sobre Vasco da Gama

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      02/03/19 às 11h54

Quando se fala em navegadores portugueses, logo vem à cabeça Pedro Álvares Cabral, o explorador português que foi creditado como descobridor das nossas terras tupiniquins. Mas nem só de Cabral viveu a história de navegação portuguesa. Vasco da Gama não descobriu o Brasil, mas comandou uma das mais importantes viagens do século XV, descobrindo o caminho marítimo para se chegar até as Índias, o que rendeu a ele muitas honras e méritos.

Vasco da Gama tinha um vasto conhecimento sobre matemática, navegação e também astronomia, conhecimentos que foram imprescindíveis para o seu sucesso como um dos maiores exploradores portugueses. Hoje vamos listar aqui alguns fatos sobre a vida de Vasco da Gama que você provavelmente não sabia. Confira.

1 - Origem

Vasco da Gama nasceu em 1469, em Sines, na região de Alentejo, Portugal, era o terceiro de seis irmãos. Ele veio de uma família nobre e abastada, filho de Estêvão da Gama, cavaleiro de D. Fernando de Portugal, que o nomeou governador-mor de Sines e Isabel Sodré, que tinha ascendência inglesa, e ligação com a casa de D. Diogo, Duque de Viseu. Foi batizado com o nome do seu avô, outro Vasco da Gama, que foi juiz em Elvas.

2 - Teve 7 filhos

Vasco da Gama se casou com Catarina de Ataíde, com quem teve sete filhos. Sendo eles: Cristóvão da Gama, Estêvão da Gama, Álvaro d"Ataide da Gama, Isabel d"Ataide da Gama, Francisco da Gama, Pedro de Silva da Gama e Paulo da Gama.

3 - Descoberta do caminho para as Índias

Vasco da Gama foi o responsável pela descoberta do caminho marítimo para as Índias. Naquela época, Portugal já era um grande centro produtor e comercial de especiarias, tecidos e pedras preciosas, mas o comercio mediterrânico era dominado pela República da Veneza, mas era de interesse da coroa portuguesa quebrar o seu monopólio, e enviou uma expedição marítima comandada por Vasco da Gama, saindo de Lisboa para desbravar os oceanos. Depois de meses de viagem, e cerca de 20 mil quilômetros, os portugueses chegaram nas Índias, em maio de 1498.

4 - Assumiu o posto de seu pai

Na verdade, quem foi o escolhido para encontrar novas terras em uma nova expedição foi o seu pai, Estêvão da Gama, mas com o seu falecimento e também de D. João II, em 1497, D. Manuel I, que o sucedeu, passou a missão para o seu filho, Vasco da Gama, que foi nomeado capitão-mor da frota.

5 - Inspiração para poesia

As viagens de Vasco da Gama, e descoberta do caminho marítimo para a Índia serviram de inspiração para a obra Os Lusíadas, do escritor português Luís Vaz de Camões.

6 - Morreu de Malária

Pouco tempo depois de ser nomeado governador do Estado Português das Índias, em 1524, ele partiu para sua terceira missão rumo ao Oriente, para solidificar a presença portuguesas naquelas terras. Foi durante essa viagem que ele contraiu malária e acabou morrendo antes mesmo de chegar ao seu destino.

7 - Foi enterrado em vários lugares

Quando morreu, seu corpo foi enterrado na Igreja de São Francisco em Cochim, na Índia. Sendo que, em 1539, ele foi transferido para seu país natal, sendo agora enterrado na capela de Vidigueira. E por fim, em 1880, seus restos mortais foram enterrados na Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Belém, em Lisboa.

E aí, sabe de mais fatos sobre o navegador? Compartilha com a gente aí nos comentários.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+