15 fatos sobre História do Brasil que você não aprendeu na sala de aula

POR Eduardo Coelho    EM Curiosidades      04/09/15 às 16h16

Já pensou se o Brasil tivesse continuado do jeito intacto que era, antes de 1500? Antes do choque cultural e social, que envolveu o encontro contrastante dos índios xamânicos e os portugueses cristãos, católicos, que prontamente iniciaram a catequização dos nativos brasileiros? Nem precisamos ir tão longe no tempo assim. Imagine só se Dom Pedro não tivesse bravejado o Grito de Independência, ou se Deodoro não tivesse proclamado a Republica?

Enquanto viajamos no mundo das hipóteses e suposições, vamos ao que é real, para aguçar um pouco mais a mente de vocês.

Listamos 15 curiosidades à respeito da história do Brasil, que vão desde o 'descobrimento', até a proclamação da República, detalhes que são extremamente peculiares e minuciosos,  que ou seu(ua) professor(a) não teve tempo de dizer, ou não aprofundou-se muito na temática para tal.

Veja você mesmo e 'viaje' bastante, nos rumos que a História do Brasil foram tomando ao longo dos anos e séculos:

Descobrimento do Brasil

Oscar_Pereira_da_Silva_-_Desembarque_de_Pedro_Álvares_Cabral_em_Porto_Seguro_em_1500

1- Mais de três meses antes do descobrimento 'oficial' do Brasil, em janeiro de 1500, o navegante espanhol Vicente Pinzón relatou ter chegado a um local perambulando pelos mares que era completamente desconhecido pelos reinos de Espanha e Portugal, ou seja...

2- De acordo com o livro "Sobre os Mares do Mundo", escrito pelo português Duarte Pacheco Pereira, que esteve presente no Tratado de Tordesilhas de 1494, ele visitou terras desconhecidas ao ocidente do Oceano Atlântico. De acordo com Pacheco, no ano de 1498, ao pisar em terra firme, notou algumas ilhas de beleza estonteante, recheadas de 'brasil' (pau-brasil).

3- Pedro Álvares Cabral, recebeu 35 quilos de ouro pela sua viagem pelo Atlântico, até descobrir o Brasil. Além do direito de poder mover 30 toneladas de pimenta gratuitamente em sua caravela.

4- O trabalho de cartografia mais antigo do país, é datado de 6 de maio de 1500. É atribuído ao astrônomo da caravela de Pedro Álvares Cabral.

5- De acordo com documentos e relatos pertinentes às respectivas épocas, Américo Vespúcio, Yanez Pinzón, Diego de Lepe, e até mesmo, há quem defenda a teoria de que chineses e vikings, cruzaram o Atlântico e passaram pelo Brasil.

Independência do Brasil

gritodoipiranga

6-  Os cavalos da famosa obra "O Grito do Ipiranga", na verdade eram jumentos. Mas para deixar o ato histórico e a imagens, um tanto quanto, mais imponentes, eles substituíram os animais.

7- Estudos históricos revelaram que Dom Pedro I, não parou próximo às margens do Rio Ipiranga, por ele ser eventualmente um belo palco para um marco histórico, mas sim por ele estar com uma baita diarreia e lá ser um ótimo lugar para que ele pudesse 'evacuar' tranquilamente em um bom período de tempo.

8-  Dom Pedro e Leopoldina tiveram um duríssimo trabalho para consolidar perante as outras nações importantes do mundo, a independência do Brasil., Até mesmo perante o pai de Leopoldina, o imperador da Áustria, Francisco I, líder absoluto da Santa Aliança, que tinha o intuito de limitar e controlar os ideais iluministas, além das políticas de ideais liberais ao redor da Europa.

9- Dom Pedro I, teve que pagar à Portugal mais de 2.000.000 de libras, pela nossa independência.

10- O nosso Imperador se recusou a anexar a Angola, colônia portuguesa, ao país. Houve uma discussão, onde lhe foi sugerida a alocação da colônia angolana ao Brasil, mas Pedro não quis facilitar o comércio e tráfico de escravos.

Proclamação da República

Proclamação_da_República_by_Benedito_Calixto_1893

11- Em 15 de novembro de 1889, Marechal Deodoro da Fonseca foi acordado em meio à madrugada para realizar o histórico ato. Um detalhe curioso é que Deodoro estava com um ataque de dispneia, o que lhe fazia sentir diversas dores em seu ventre.

12- Não houve qualquer tipo de derramamento de sangue durante a Proclamação da República, exceto o Ministro da Marinha, José da Costa Azevedo, por ter reagido à voz de prisão, após as tropas se perfilarem para ouvirem o Hino Nacional brasileiro.

13- De acordo com relatos oficiais, a reação da nobreza brasileira foi a seguinte: Tereza Cristina chorou ininterruptamente, Isabel ficou relativamente muda por um longo intervalo de tempo e Dom Pedro II entoava constantemente que todos estavam literalmente loucos.

14-  Esses foram os dizeres do Imperador Dom Pedro II, em uma carta aos brasileiros: "...Resolvo partir com a minha família para a Europa amanhã... Ausentando-me, conservarei do Brasil a mais saudosa lembrança,e faço os mais sinceros votos para que atinja a sua grandeza e a merecida  prosperidade...".

15- Dom Pedro II morreu deitado em cima de um travesseiro, que ele havia enchido de terra do solo brasileiro.

Já pensou se os portugueses não tivessem nos "descoberto"? Como vocês acham que o Brasil estaria?

 

Eduardo Coelho
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+