7 coisas que você nunca imaginou que seu Android poderia fazer

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      27/08/14 às 07h21

Hoje em dia os celulares são uma extensão dos computadores pessoais. Além de armazenar informações particulares, fotos e possibilitar o acesso móvel à internet, os famosos smartphones ainda agregam outras funções que facilitam - e muito - a vida das pessoas. Aliás, tudo isso acontece graças ao sistema Android.

Apesar de todo mundo conhecer as benesses dessa tecnologia, há coisas que o sistema proporciona e que pouca gente sabe, mesmo as pessoas que já utilizam o Android. Para te ajudar a descobrir esses "segredinhos" preciosos, o Fatos Desconhecidos lista hoje algumas dessas funções que seu celular é capaz de fazer, mas que você jamais poderia imaginar.

Confira:

1. Compartilhamento: encoste um telefone no outro

1

Você pode nem estar sabendo disso, mas essa função só é possível por causa de uma tecnologia chamada Near Field Communication, que já vem em boa parte dos celulares hoje em dia. Ela, basicamente, possibilita que você pague contas usando o telefone, pelo menos lá fora isso já acontece.

Aqui no Brasil, por enquanto, essa questão do ainda não está funcionando, mas você pode ativar o Android Beam para compartilhar dados, como contatos, fotos, vídeos e músicas; somente pelo contato de um aparelho no outro. Mas, para usar o recurso, é preciso que os dois telefones contem com NFC e estejam com o Android Beam ativado.

Dá para fazer isso em "Configurações > Mais > e ative o NFC (Android Beam)". No entanto, é bom que você mantenha esse recurso desativado quando não estiver usando, para economizar bateria.

2. Swype: digite mais rápido

2

Sabia que além de digitar no seu teclado, você também pode deslizar o dedo sobre as letras para formar uma palavra? Dessa forma, você pode agilizar o processo de digitação no aparelho, além de deixar a atividade mais intuitiva e possível de ser feita com uma mão só.

3. Tela principal: desbloqueie com o seu rosto

3

Outra função que quase ninguém conhece no Android é o reconhecimento facial na hora de destravar o aparelho. Isso, claro, substitui muito bem as famosas senhas de desbloqueio dos celulares, até porque ele só permite o acesso a suas funções se você estiver na frente da tela.

Para ativar esse recurso você precisa acessar "Configurações > Segurança e Bloqueio de tela", escolher "Desbloqueio facial" e seguir as configurações que aparecerem. Dica: ative também a função "Verificação de presença viva" para ninguém desbloqueie o celular com uma foto sua!

4. Modo silencioso ou print: gestos manuais

4

Em configurações, acesse a opção "movimento de palma" e habilite as funções desse tipo. Quando o aparelho tocar e você não puder atender, é possível silenciar seu toque colocando a mão sobre a tela. A função vai permitir tambpem que você tire um print deslizando a palma da mão por cima da tela.

5. Smartphone + Desktop: acesse suas abas abertas

5

Não entendeu? Calma que a gente explica: dá para acessar as abas abertas do seu pc usando seu celular. Basta entrar no Google Chrome, logado na sua conta do Google em todos os dispositivos. Depois disso é só abrir o navegador no aparelho e ir ao menu. Escolha, então, o comando "outros dispositivos" para ver as abas que estão abertas no seu desktop e, assim, ter acesso a elas.

6. Fazer filme: fotos e vídeos

6

Você pode fazer um filme, em seu celular, usando suas fotos e vídeos, sabia? Mas, para isso, é preciso que você esteja usando a versão 4.3 do Android.

Para conseguir a façanha, é preciso, primeiro, ir até o aplicativo do Google+, ativar a função "Auto Backup" nas configurações; e, em seguida, na parte de fotos da rede social, clicar no ícone da câmera que aparece no topo. Aí é só escolher o conteúdo que você quer transformar em filme, o tema e a música de fundo. Legal, né?

7. Tela ligada: função comandada pelos olhos7

 

Essa talvez seja uma das funções mais legais e também mais assustadoras do Android, mas só vale para os modelos Samsumg. Isso porque os aparelhos da marca permitem que você mantenha a tela ligada durante todo o tempo em que estiver olhando para ela.

Como isso funciona? É simples: você precisa ativar a função em "Configurações > Tela Inteligente e Smart Stay.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+