• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que você pode encontrar na natureza que podem te deixar rico

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      14/09/18 às 17h46

Em sentido mais amplo a natureza equivale tanto ao mundo animal quanto vegetal, mesmo em partes já modificadas pelo homem em geral. A palavra também se refere ao domínio geral de diversos seres vivos como por exemplo, plantas e animais e em alguns casos com objetos inanimados.

A natureza é cheia de peculiaridades. Ela nos provê vários recursos e com certeza sem ela não estaríamos aqui no planeta. Nós ainda a subestimamos e a tratamos como se fosse inacabável, mas quando ela já está cansada de aguentar os maus tratos humanos, ela também revida. Ela guarda várias coisas perfeitas e riquezas e algumas delas, se você achar, podem te deixar rico. Mas nem adianta se empolgar muito porque não são itens fáceis de se encontrar em qualquer lugar.

1 - Atum-azul

Uma espécie de 222 quilos desse peixe, em 2013, foi vendida por 1,8 milhão de dólares, sendo 8 mil dólares por quilo. A maior parte desse peixe é consumida por japoneses, mas até a década de 1970, eles não davam muito valor a ele e o misturavam com comida de gato.

Quando os EUA começaram a querer o peixe, o valor do produto subiu. Houve uma época em que navios pesqueiros americanos pescavam o atum-azul, davam um sinal de rádio e logo quando chegavam às docas, tinham japoneses dispostos a pagar 10 mil dólares pelo peixe. Hoje em dia a pesca desse peixe não é tão fácil, e o nível caiu cerca de 97%. Vários países proibiram a captura do peixe. As vendas ainda continuam e com a escassez, o preço aumenta.

2 - Abalone

Ele é uma espécie de caracol marinho muito valorizado no leste asiático como iguaria do Ano Novo Chinês. A iguaria tem um valor tão grande que organizações criminosas chinesas trocaram importações do molusco por drogas de valor alto como a metanfetamina.

Nos EUA e em outros países a pesca é controlada rigorosamente e é ilegal lucrar através da sua venda sem licença. Mesmo assim, o mercado negro continua a prosperar. O mais valioso é o abalone vermelho da América do Norte. A espécie pode valer 100 dólares cada e tem uma estimativa que 250.000, ou seja 25 milhões de dólares que podem ser capturados apenas na Califórnia. Ele ainda pode ser vendido seco e suas pérolas também são comercializadas.

3 - Açafrão

Ele é usado há milhares de anos na culinária, como remédio e tradicionalmente para tingir as roupas de laranja. Você pode começar a cultivar o seu próprio e dependendo a qualidade e época em que você for vender, o valor pode chegar a render muito. Mas não é tão fácil assim o cultivo.

Cada flor produz apenas três estigmas, então para fazer cerca de 5 mil dólares, seria preciso 70 mil flores e um espaço tão grande quanto um campo de futebol. Para aumentar a dificuldade, os estigmas têm que ser arrancados pela manhã para minimizar os danos.

4 - Trufas brancas

Existem alimentos muito caros, entre eles as trufas. Em 2016, uma trufa branca de 4,5 quilos foi vendida por 61.250 mil dólares para uma operadora de celular da China. Teoricamente essa foi a maior trufa, mas estava longe de ser a mais cara. O preço das trufas varia de acordo com a estação.

O valor elevado dessas trufas é relacionado à sua escassez. Várias gerações tentaram cultivar o fungo, mas ele só prospera na natureza. O custo envolvido inclui desde pagar os caçadores até o transporte para que elas não estraguem.

5 - Ouro

Pode parecer que seja uma mercadoria datada, mas várias pessoas ainda têm a sorte de encontrar ouro. Em 2018, um homem na Escócia encontrou uma pepita de quase 78 gramas que foi vendida por 50.000 libras esterlinas, ou seja, 250.000 reais.

A maioria dos caçadores de ouro só encontram partículas muito pequenas nos rios. Isso porque a maior parte do ouro é subterrânea e praticamente impossível de amadores conseguirem capturá-las.

6 - Fósseis de dinossauros

Os sítios paleontólogos são fortemente protegidos e não é permitida a venda dos achados. Mas nos EUA somente a terra pública é protegida, o que dá aos paleontólogos um grande problema com os fazendeiros que acham fósseis em seus terrenos. Em 2006, um casal em Montana acharam fósseis em sua propriedade e quiseram preços absurdos por eles, entre 7 e 15 milhões de dólares. Por fim eles receberam uma oferta de 5,5 milhões mas recusaram por acharem muito baixo.

A venda de ossos de dinossauro começou em 1997 com a venda de um T-Rex por 8,4 milhões. Eles continuam sendo um achado lucrativo desde que sejam legitimamente adquiridos.

7 - Diamantes

Para pessoas amadoras que procuram diamantes, é quase impossível achá-los. Mas no Parque Estadual Crater of Diamonds, no Arkansas, os visitantes são encorajados a procurá-los e caso achem, podem ficar com eles.

Em 2015, uma visitante achou um diamante de 8,52 quilates que valia 1 milhão de dólares. Existem outros lugares sem ser o parque para se procurar diamantes, mas a venda de pedras ilicitamente costuma ser um pouco mais difícil.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+