• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que você precisa saber sobre a Patrulha do Destino da nova série da DC

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      15/05/18 às 17h55

Também conhecidos como "os heróis mais estranhos do mundo", a Patrulha do Destino é uma série de quadrinhos da DC Comics lançada em 1963. Ela foi uma tentativa da editora em dar voz e aventuras para as pessoas mais marginalizadas da sociedade. Embora o título não tenha tido tanta notoriedade no Brasil, as histórias fizeram certo sucesso na terra do Tio Sam. Criada por Arnold Drake, Bob Haney e Bruno Premiani, Patrulha do Destino conta as peripécias de um grupo de desajustados que compartilham alguns traumas.

Ao longo dos anos, os quadrinhos foram cancelados e revividos algumas vezes, mas nunca chegou a ser tão conhecido entre o público geral como os outros grupos de heróis da editora. No entanto, isso está prestes a mudar. A DC Universe, o novo serviço de streaming da empresa, anunciou que fará uma série live action sobre essa estranha equipe. Sendo assim, resolvemos separar algumas curiosidades que, talvez, seja interessante saber antes de assistir.

1 - Primeiros passos

O período entre a década de 1950 e 1970 é considerado a Era de Prata dos quadrinhos. Foi nesse meio que a Patrulha do Destino surgiu. Mas ela não teve suas aventuras contadas em um título solo. Assim como a maioria dos heróis daquela época, o grupo teve sua primeira aparição em outra revista, intitulada My Greatest Adventure: Doom Patrol. A equipe veio com quatro integrantes iniciais: Chefe, Mulher Elástico, Homem Negativo e Homem Robô. Nas histórias, as pessoas conseguem poderes sob circunstâncias bizarras e, por isso, são banidas da sociedade ao serem consideradas antinaturais.

2 - Semelhanças com os X-Men

Embora a Patrulha do Destino tenha sido lançada um pouco antes de X-Men, a equipe mutante tem muito mais fama que os desajustados da DC Comics. Dessa forma, várias comparações irão surgir com o lançamento da série, em especial porque, de fato, as duas histórias possuem similaridades. Dos dois lados, temos times de jovens desprezados pela sociedade que lutam por aceitação e pela justiça em um sistema que os marginalizam. Além disso, as duas equipes são lideradas por gênios em cadeira de rodas e tem inimigos de nomes bem parecidos - Irmandade do Mal, para a Patrulha do Destino, e Irmandade de Mutantes, para os X-Men. Na época, até mesmo as taglines eram muito parecidas. Enquanto a de Patrulha do Destino era "Os Heróis mais Estranhos do Mundo", a dos mutantes era "Os Mais Estranhos Super-heróis de Todos os Tempos".

3 - Os integrantes originais

Como dito, a equipe teve cinco membros fundadores. Conhecido como Chefe, Niles Caulder era o paraplégico líder do grupo. Rita Farr era a Mulher Elástica e, como o próprio nome diz, seus poderes consistiam na alteração da forma de seu corpo como bem entendesse. Depois de ser atingido por uma radiação cósmica, Larry Trainor ficou conhecido como Homem Negativo. Seus poderes incluem capacidade de voo, habilidade de atravessar matérias e fazer uma espécie de projeção de seu próprio corpo. Já Cliff Steele era um atleta que, após ser dado como morto, teve seu cérebro transferido para um robô. Outro membro muito popular, ainda que não seja original da equipe, foi o Mutano.

4 - Vilões tão estranhos quanto

De modo geral, os heróis da Patrulha do Destino são muito estranhos. Mas eles não são os únicos, pois a galeria de vilões da equipe faz jus às bizarrices apresentadas em suas aventuras. Quer exemplos? Em seus primórdios, o grupo foi atacado por um trio mutante de monstros que possuía olhos e bocas nos lugares mais incomuns do corpo. Eles também enfrentaram um Gorila francês e um homem que podia se transformar em qualquer animal, vegetal ou mineral - isso quando não resolvia se transformar nos três ao mesmo tempo.

5 - Teve uma das primeiras super-heroínas transgêneras

Patrulha do Destino passou por algumas reformulações ao longo dos anos. A série foi cancelada algumas vezes, porém a cada retorno se tornava cada vez melhor. Quando Rachel Pollack assumiu os quadrinhos, ela introduziu a personagem Kate Godwin, uma heroína transgênera. Ela agia sob o nome de Coagula e seu poder era a reconstrução molecular, ou seja, ela podia transformar qualquer coisa sólida em líquida e vice e versa.

6 - A Reinicialização mais recente

Entre idas e vindas, o grupo ganhou uma nova reinicialização em 2016. Dessa vez, tendo Gerard Way (vocalista da banda My Chemical Romance) como roteirista. O músico/escritor é a mente por trás da consagradíssima The Umbrella Academy, quadrinho vencedor do Eisner Award e que também ganhará adaptação live action. A nova série tem os desenhos de Nick Derington e, dessa vez, traz outros personagens e uma história mais profunda.

7 - Adaptação live action

DC Universe é a novíssima plataforma de streaming da DC Entertainment e a nova aposta no conteúdo audiovisual. Com outras quatro séries confirmadas, entre elas animações, a empresa anunciou essa semana que também dará a equipe uma chance nas telas. De acordo com a sinopse oficial "Os membros da Patrulha do Destino sofreram acidentes horríveis que lhes deram habilidades sobre-humanas, mas também os deixaram marcados e desfigurados. Traumatizados e oprimidos, a equipe encontrou um propósito através de The Chief (Chefe), que os reuniu para investigar os fenômenos mais estranhos existentes e proteger a Terra do que eles encontram". A série já possui 13 episódios encomendados para a primeira temporada e deve estrear apenas no próximo ano.

Próxima Matéria
Via   Wikia     io9     Youtube     WIkia     Variety  
Imagens SHS io9 Wikia CB GN
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+