Curiosidades

Essas imagens mostram como Dubai mudou em 50 anos

0

Há cerca de 3 décadas Dubai, localizada nos Emirados Árabes Unidos, era quase um deserto. Antes da descoberta do petróleo, em 1966, Dubai era basicamente um porto comum na região do Golfo. Embora a cidade servisse como um porto comercial para importantes rotas comerciais do Oriente Médio desde o século XIX.

Como em diversos outros países do Golfo Pérsico, a descoberta de petróleo em Dubai acabou trazendo uma grande transformação para a região. E foi então que o Sheik Rashid bin Saeed Al Maktoum se comprometeu a transformar a cidade em um grande centro comercial.

O caminho do ouro

As receitas obtidas da exploração do petróleo foram então direcionadas para o desenvolvimento de Dubai. Durante as décadas de 1960 e 1970 o riacho de água salgada Dubai Creek que atravessa o centro da cidade, servia de passagem para navios comerciantes.

Nos anos 90 e no início dos anos 2000 as coisas começaram a mudar. Em 1985, a cidade abriu a primeira “zona livre” do Oriente Médio. Dessa forma as empresas estrangeiras poderiam operar com tantas taxações e impostos e a burocracia foi simplificada. Enquanto isso, as guerras no Iraque e no Afeganistão elevaram o preço do petróleo, o que resultou em muito dinheiro entrando para os estados do Golfo.

Após os acontecimentos do 11 de setembro, a economia em Dubai começou a tomar força e um boom de desenvolvimento aconteceu na região. Em 2007, foi estimado que 20% dos dos guindastes de construção do mundo estavam localizados em Dubai. Grande parte do desenvolvimento de Dubai foi impulsionado pela Dubai World, empresa estatal, e pela Emaar Properties.

A onda de desenvolvimento que atingiu a cidade resultou em um dos edifícios mais altos do mundo, um shopping center gigantesco, hotéis de luxo e tantos arranha-céus que faria Nova York ou Hong Kong sentirem inveja. E isso está longe de acabar.

Em julho, a revista Reuters informou que os gastos do governo para a World Expo na cidade, em 2020, estão impulsionando a economia da cidade nos últimos anos.

Um dos projetos em andamento no momento inclui a construção do Museu do Futuro, um empreendimento que custará cerca de 272 milhões de dólares. Outro projeto consiste em um shopping que custará aproximadamente 2 bilhões de dólares e será o maior do muindo.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

10 pessoas famosas que morreram em 2018

Artigo anterior

Aprenda como ”excluir” coisas que você não precisa do seu cérebro

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido