Ciência e TecnologiaCuriosidades

7 condições que fazem as pessoas suarem exageradamente

0

Transpirar é algo que provoca desconforto em muita gente. Muitas pessoas chegam a trocar a marca do desodorante na tentativa de evitar o transtorno. Outras, utilizam a tática de usar apenas roupa de cor neutra, pois assim evitam que muitas pessoas percebam.

O ato de suar está relacionado às atividades fisiológicas do corpo humano e pode ser provocado devido à descarga adrenérgica – ocorre quando há um aumento da liberação do hormônio adrenalina em seu corpo, que pode ser causada por estresse ou excitação – exagerada, mas algumas situações como nervosismo e o consumo de álcool podem provocar o tão temido excesso de suor.

Constantes transpirações também podem ocorrer quando algumas doenças são desenvolvidas, como a tireóide. Sendo assim, nós aqui da redação da Fatos Desconhecidos selecionamos uma listinha com 7 condições que fazem as pessoas suarem exageradamente. Confira:

1 – Hiperidrose primária

A hiperidrose é uma doença que faz a pessoa suar excessivamente mesmo quando está parada e com a temperatura baixa. De 2% a 3% da população é afetada por essa doença. As estatísticas afirmam ainda que menos de 40% dos pacientes com essa condição busca auxílio médico.

A aplicação de botox pode ser uma forma de ajudar a controlar a sudorese. Porém, em alguns casos o tratamento costuma ser clínico ou cirúrgico.

2 – Transtorno de Ansiedade e Transtorno de Pânico

Cerca de 10% a 20% da população em algum momento da vida desenvolve o transtorno de ansiedade. Segundo a medicina, não é possível afirmar de fato a causa da doença e os sintomas são variados, como sentir calor, angústia, tontura, insônia, e nervosismo. O tratamento da doença pode ser feito com ajuda psicológica.

3 – Câncer

Apesar da doença possuir diversos sintomas, um deles é o excesso de calor. A medicina ainda não chegou a um estudo completo para compreender o motivo mas, nesse caso, a transpiração pode estar associada à tentativa do corpo de combater a doença.

Porém, nem sempre o próprio câncer causa transpiração. O excesso de calor pode ser um sintoma secundário associado com medicamentos contra a doença.

4 – Consumo de alimentos ou álcool

Se você pretende sair para jantar com uma pessoa importante a dica é: não consuma os seguintes alimentos e bebidas: café, pimenta e margarita. Isso porque todos eles provocam excesso de suor.

Beber álcool também pode te deixar com a impressão de que passou muito desodorante. Isso acontece porque a bebida faz com que os vasos sanguíneos próximos à superfície da pele dilatem fazendo com que suas glândulas sudoríparas comece a trabalhar.

5 – Menopausa

O período fisiológico após a última menstruação espontânea da mulher, geralmente após o 45 anos, costuma provocar suor exagerado. O método mais eficaz de tratar o espaço de tempo onde estão sendo encerrados os ciclos menstruais e ovulatórios é a terapia de reposição hormonal, que traz de volta ao organismo os hormônios estrogênio e progesterona. Esse tratamento pode ajudar a controlar o calor que a mulher geralmente sente.

7 – Hipertiroidismo

O hipertiroidismo produz excesso de hormônios tireoidianos, uma glândula localizada no pescoço, e um dos sinais da doença é o excesso de calor. Comum em mulheres entre os 20 e 40 anos, é provocada pela doença de Graves, que gera uma anomalia no funcionamento das glândulas tireoides.

Já passou por alguma situação por causa dessas doenças? Comente a sua experiência com a Fatos Desconhecidos.

10 cidades que correm o risco de desaparecer em breve

Previous article

Ela estava grávida e nunca tinha conhecido a família de seu namorado, até que um bilhete mudou tudo

Next article

Comments

Comments are closed.