De início é importante colocarmos em questão sobre o que se trata o ateísmo, ou seja, o que é ser ateu? Uma pessoa ateia é aquela que não acredita em Deus ou qualquer outra divindade. A etimologia da palavra é derivada do grego atheos, que significa sem Deus. Isso porque possui a partícula "a", que significa negação, sendo que theos é Deus.

Essa terminologia surgiu na Grécia Antiga, como denominação daquelas pessoas que não aceitavam as divindades adoradas pela maioria social. Essas pessoas, atheos, eram consideradas ímpias pelo fato de não acreditarem nos deuses então venerados.

Para a Teologia ("o estudo da existência de Deus, das questões referentes ao conhecimento da divindade, assim como de sua relação com o mundo e com os homens") o ateu é aquele que nega a existência de um ser divino, onipotente, onisciente e onipresente.

Sendo assim, o ateísmo é a doutrina dos ateus, uma postura filosófica que nega, rejeita a existência de qualquer ser superior; é a descrença das afirmações religiosas, assim como da influência que esses seres poderiam exercer sobre o universo e humanidade.

Da mesma forma, um ateu pode ser ativo ou passivo, isso quer dizer que, o primeiro defende veementemente a não existência de qualquer deus, enquanto o segundo apenas a nega por falta de provas. A forma passiva de ateísmo nos leva ao agnosticismo, que por sua vez, apesar de não acreditar na existência de qualquer ser divino por falta de provas também não descarta sua possível existência.

Aqui na Fatos Desconhecidos já falamos algumas vezes sobre o assunto, como por exemplo em 8 coisas que só quem não é ateu nem religioso poderia compreender.

Outro detalhe importante é o de que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Sendo assim, a nossa redação selecionou uma listinha com 8 coisas que os ateus adorariam dizer aos cristãos. Confira:

1 - Não é uma auto-denominação

01

Publicidade
continue a leitura

É extremamente irritante quando uma pessoa diz: "Oi, esse é meu amigo fulano. Ele é ateu." Imaginem só, se seu amigo ateu te apresentasse como: "Oi, esse é meu amigo fulano. Ele se diz cristão." É bem estranho, não? Pois é, a questão é que ser ateu não é uma auto descrição. Então, por favor, em seu diálogo não faça referências destacadas ao falar sobre o assunto.

2 - Ateu é substantivo

02

Ao contrário do que muita gente pensa, a palavra ateu é um substantivo e não nome próprio, por isso, não existe a necessidade de escrevê-la em letra maiúscula. Apesar de sabermos que, na maioria das vezes se trata de uma tentativa de ser educado.

3 - Não temos raiva de (qualquer) Deus

03

Não, os ateus não tem raiva de nenhum tipo de Deus. Pelo simples fato de que nós não acreditamos. Seria um tanto quanto ilógico ter raiva de algo que você não acredita. Por isso, tanto faz em quem você acredita ou deixa de acreditar. Nós não sentimos nada. Aliás, podemos até sentir, pelas pessoas que insistem em reforçar discursos errôneos sobre os ateus.

4 - Parem de dizer que "no fundo, no fundo" acreditamos no seu Deus

Publicidade
continue a leitura

04

É a mesma ideia do item anterior, não existe a possibilidade de "no fundo, no fundo" acreditarmos em algo que na verdade não acreditamos. Se nós tivéssemos uma singela porção de dúvida sobre a existência desse ser divino, com certeza seríamos os primeiros a levantar a mão à favor. É simples, da mesma forma que você tem sua fé, temos o direito de não ter a nossa.

5 - "Você é uma pessoa tão agradável! Não acredito que é ateu!"

05

Em que planeta as pessoas acreditam que isso é algum tipo de elogio? Acreditamos que o melhor é manter a relação da boa vizinhança, imaginem só se, para cada ateu que você falar algo do gênero, a pessoa responder: "Você é tão inteligente! Não acredito que é cristão!" Seria algo bastante constrangedor, não?!

6 - Não insista na ideia de que devemos ter fé

06

Publicidade
continue a leitura

É mais ou menos assim, não existe a necessidade de você insistir nessa ideia para o "caso de estar certo". A questão é que se caso essa divindade realmente exista, ela saberá muito bem como distinguir a fé sincera de uma fé forçada.

7 - Nós, também, não "damos às costas para Deus"

07

Essa é bem simples de entender, não existe a possibilidade de dar às costas a algo que não existe (dentro do nosso ponto de vista). Um dos principais pontos em ser ateu é que não vemos razão para pensar em fazer tal coisa.

8 - Pare de dizer que sentirá falta quando chegar no céu

08

Caso você esteja certo, não se preocupe, por definição o céu é um lugar onde as pessoas não se sentem tristes. Agora, se nós estivermos certos, não se preocupe também. Afinal, ninguém estará sentindo nada.

Pessoal, essas sãgo algumas coisas que alguns ateus gostariam de dizer a alguns cristãos. Por isso, mais uma vez reforçamos a ideia de que não estamos criticando, julgando, muito menos tentando impor verdades absolutas. Cada pessoa possui a crença (ou descrença) que bem lhe cabe. Se encontraram algum erro na matéria, ficaram com alguma dúvida ou possuem quaisquer sugestões, não se esqueçam de comentar com a gente!

Publicado em: 13/09/16 14h15