• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 criaturas místicas que realmente podem existir

POR Diogo Quiareli    EM História      23/05/18 às 14h29

Existem diversos mitos que crescemos ouvindo. Eles são chamados assim por uma única razão: serem falsos. Essas são histórias contadas por pessoas do passado que queriam explicar um fenômeno ou simplesmente assustar as outras pessoas. O tempo passou e as pessoas tornaram-se mais racionais, sabendo no que podiam acreditar e no que poderiam simplesmente ignorar.

Você provavelmente já ouviu alguma história envolvendo criaturas místicas. Seja parte do folclore nacional ou visto em filmes ou séries. No entanto, existem pessoas que, mesmo com pouquíssimas ou nenhuma prova dessas existências, insistem em afirmar que algumas dessas criaturas existiram na vida real. Mais o que isso, podem existir até hoje.

Como você agiria se soubesse que de fato essas criaturas foram inspiradas em coisas do mundo real? Talvez, só talvez mesmo, lobisomens perseguiram aldeões na era medieval ou o fundo do oceano abriga monstros terríveis e gigantescos... E foi pensando nisso que resolvemos trazer essa matéria. Listamos algumas criaturas místicas que podem realmente ter existido ou ainda existem entre nós.

1 - Thunderbird

Essa é uma lenda nativa americana que fala sobre um pássaro tão grande que poderia carregar um filhote de baleia em suas garras. Há relatos que afirmam que um pássaro extremamente grande sobrevoava os céus do Alasca. Eles eram, possivelmente, três vezes maiores do que uma águia americana e ainda maiores do que um albatroz errante. Algumas pessoas acreditam que de fato seja a criatura mística enquanto biólogos apostam em uma águia-marinha de Steller.

2 - Kraken

O Kraken tem aterrorizado os marinheiros há séculos. A enorme criatura com tentáculos seria capaz de afundar um navio inteiro rapidamente. Os cientistas têm certeza de que a lenda foi baseada em lulas gigantes. Embora seja improvável que esses animais gostem de afundar navios. O Kraken tinha um tamanho desproporcional e era enorme. De acordo com a BBC, existem lulas que podem crescer seus tentáculos até 15 metros. Estudos mostram que podem ter existido lulas com tentáculos de até 30 metros de comprimento.

3 - Existência do hobbit

Todo mundo conhece a lenda de um hobbit que salvou a Terra Média. No entanto, pode ter existido de fato uma raça de proto-humanos de pequeno porte que compartilhavam as terras com espécies humanas maiores entre 190.000 e 50.000 anos atrás. Uma pesquisa revelada em 2003 mostra a descoberta de mulheres adultas com um metro de altura em uma caverna na Indonésia. Estimava-se que era o esqueleto de uma pessoa com microcefalia. Em uma comparação com o crânio com microcefálicos modernos, o crânio tinha um aspecto normal. Acreditavam também que os ossos eram de uma espécie diferente da nossa. O formato das saídas do ouvido são similares aos dos supostos elfos, o que leva a acreditar na existência deles.

4 - Lobos Destros

Esses lobos extremamente gigantes que aparecem em diversos filmes e séries podem realmente ter existido. Eles supostamente viveram durante o Pleistoceno, entre 250.000 e cerca de 10.000 anos atrás. Eles eram extremamente grandes, muito maiores do que os lobos modernos. Podiam pesar até 100 quilos, quase o dobro de um lobo dos dias atuais.

5 - Bunyip

Essa é uma lenda australiana de um diabo ou espírito que assombra os pântanos. Ele seria uma mistura de crocodilo e um cavalo. Eles perseguiam e matavam os humanos, além de emitirem um som estanho. Isso é bastante assustador só de pensar. Ele nunca foi de fato fotografado, mas há centenas de pessoas que afirmam tê-lo visto. A lenda pode ter suas origens racionais. Em 1839, os restos de um animal chamado Diprotodonte foram encontrados na Austrália e isso provocou muita discussão. É improvável que exista uma população desses animais na Austrália e estima-se que as lendas foram criadas com base nele.

6 - Dragões

Embora diversas pessoas afirmem que essas criaturas jamais existiram, há quem acredite no contrário. Uma hipótese provável para a origem da lenda do dragão vem da descoberta de ossos de dinossauros. O historiador chinês Chang Qu, do século IV a.C. discutiu sobre os restos de dragões encontrados na região que hoje é conhecida como província de Sichian. Acredita-se que essas descobertas tenham dado origem as lendas dos monstros que cospem fogo.

7 - Grifos

Os grifos são criaturas com a metade dianteira de uma águia e a metade traseira de um leão. De acordo com as lendas, esses bichos apareceram na Grécia antiga, no Egito, na Pérsia e na Europa Medieval. Histórias de 2.000 anos dizem que os grifos construíram ninhos perto de minas de ouro no deserto de Gobi e defendiam-se ferozmente dos mineradores. Para os estudiosos, os ossos de dinossauros encontrados próximos a esses locais podem ser a base a criação do folclore dessas criaturas.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que os eu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Via   Grunge  
Imagens Youtube
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+