CuriosidadesHistória

6 curiosidades sobre a Grécia Antiga que vão te surpreender

0

O mundo é como é, hoje em dia, graças à Grécia Antiga. Essa foi uma civilização com muitos segredos e curiosidades, pertencente a um período da história grega que abrange desde o Período Homérico dos séculos XII a IX a.C. até o fim da antiguidade, 600 d.C. Muitas coisas que temos hoje, parecem ter vindo dos povos da Grécia Antiga. Os mapas, o teatro, o azeite, ioiô, robôs, o acompanhamento profissional durante o período de gestação e até mesmo as Olimpíadas que tanto amamos. Embora muitos profissionais tenham dedicado suas vidas estudando esse período em busca de novas informações, ainda há muito que aprender sobre.

Sabemos que você, caro leitor adora descobrir segredos e curiosidades de épocas antigas, então decidimos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou algumas coisas sobre a Grécia Antiga capazes de surpreender até mesmo os professores de história. Segredos simples, mas capazes de revelar muito sobre aqueles tempos e que, obviamente, moldaram o que conhecemos e vivemos hoje. Aproveite para compartilhar essa matéria com seus amigos desde já e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Segredos sobre a Grécia Antiga capazes de surpreender até os professores

1 – Alfabeto

Grecia Antiga 1 600x364, Fatos Desconhecidos

O alfabeto grego chama a atenção das pessoas desde sempre. Ele foi desenvolvido no começo do século VIII a.C. e, pela primeira vez na história, foram introduzidos caracteres para as vogais. Muitos estudiosos até acreditam que o mesmo foi desenvolvido em outra época ou de forma diferente.

2 – O ioiô

Grecia Antiga 2 600x400, Fatos Desconhecidos

Muitas pessoas não sabem, mas esse brinquedo foi inventado na Grécia Antiga, curioso não? A primeira menção ao brinquedo data de 440 a.C. Os primeiros modelos eram feitos de “disco”. Quando as crianças ficavam maiores de idade, elas ofereciam seus ioiôs a certos deuses. Era uma tradição que seguiam.

3 – Deuses

Grecia Antiga 3 600x338, Fatos Desconhecidos

Quando falamos de deuses gregos, pensamos logo em Zeus, o principal panteão grego antigo. No entanto, isso não é totalmente correto. O fato é que Hellas não era uma única entidade estatal. Existia naquele tempo um sistema das polis, que não dependiam umas das outras. Cada uma tinha o seu próprio culto. Zeus, por exemplo, em Dodona e Olímpia; Apolo em Delfos e Delos; Atenas em Atenas e Lindos; Hera em Argos e Samos; Asclépio em Epidauro.

4 – Dionísio

Grecia Antiga 4 600x402, Fatos Desconhecidos

Muitos não sabem, mas Dionísio, o padroeiro da fertilidade era um dos deuses favoritos. Em homenagem a ele, eram organizados festivais barulhentos, o que chamavam de Festas Dionisíacas. Os participantes realizavam procissões com comida e bebida. As vestes contavam com peles de cabra.

5 – Jogos Olímpicos

Grecia Antiga 5 600x338, Fatos Desconhecidos

O feriado mais adorado pelos gregos antigos eram os Jogos Olímpicos. Eles até adotaram um calendário tomando os jogos como base. Esse evento começou em julho de 776 a.C., e o 2º ano da 1ª Olimpíada aconteceu em julho de 775 a.C., e assim, seguiu até os próximo jogos em 772 a.C.

6 – Mulheres nas Olimpíadas

Grecia Antiga 6 600x380, Fatos Desconhecidos

Os atletas competiam nus. Por esse motivo, as mulheres não podiam comparecer às Olimpíadas, nem mesmo como espectadoras, muito menos como participantes.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

10 curiosidades e estranhezas da Casa Branca

Matéria anterior

Qual é a diferença entre faculdade e universidade?

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos