• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 crossovers dos quadrinhos que você nunca imaginou que realmente aconteceram

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      25/05/18 às 15h33

A Marvel e a DC Comics criaram um vasto universo para suas histórias em quadrinhos. São narrativas que mostram as aventuras de heróis individuais e, muitas vezes, em grupos. No entanto, mesmo um personagem tendo seu próprio espaço, isso não significa que ele está à parte do mundo de seus colegas. Ou seja, mesmo Homem de Ferro não sendo um Deus, ele pode muito bem aparecer nas histórias de Thor, dando um rolê em Asgard. Assim como Batman pode aparecer em Metrópoles mesmo residindo em Gotham. Esses pequenos crossovers são bastante comuns dentro das editoras.

Como se não bastasse, mesmo sendo concorrentes comerciais, algumas vezes as empresas de conteúdo selam uma espécie de trégua e permitem uma interação entre seus personagens. Nos anos 1990 a Marvel e a DC juntaram alguns de seus principais personagens e produziram diferentes histórias. O resultado não foi lá muito lapidado, apesar de ter alimentado a imaginação de muitos fãs. No entanto, crossovers não acontecem apenas entre as duas. A IDW Publishing e a Image Comics também já emprestaram uns de seus personagens para se aventurarem na vizinhança. Pensando nisso, separamos alguns desses encontros que mais merecem destaque.

1 - Batman e Juiz Dredd

Esse encontro de gigantes aconteceu no final de 1991 e foi comandado pela dupla Alan Grant e John Wagner (co-criador de Dredd). Na história, o vilão Juiz Morte acidentalmente cruza a dimensão de Mega City One e acaba sendo transportado para Gotham. No local, ele mata pessoas inocentes até ser detido por Batman. Ao encontrar o dispositivo usado pelo vilão, o Cavaleiro das Trevas resolve fazer uma visita a Mega City One. Uma vez na megalópole, ele é preso pelo Juiz Dredd acusado de vigilância. Claro, não demora muito para Batman escapar da prisão e voltar para Gotham. Ele é seguido por Dredd, os dois têm um "leve" desentendimento até que, enfim, se entendem.

2 - Novos Vingadores e Transformers

Em 2007, os Novos Vingadores se juntaram aos Autobots em uma exclusiva minissérie de quatro edições. Escrita por Stuart Moore com arte de Tyler Kirkham, a história mostra um iminente conflito entre os países do Leste Europeu, onde a atenção dos Vingadores é exigida pelo envolvimento do Doutor Destino. Quando chegam ao local, os heróis encontram mais resistência do que imaginavam, algo que culmina na captura do Homem-Aranha. O aracnídeo acaba entre as ferragens dos Decepticons, e Optimus Prime oferece a ajuda dos Autobots para auxiliar no resgate.

3 - Superman e ThunderCats

O encontro pode parecer bem inusitado, mas realmente aconteceu - e tudo graças a Mumm-Ra. Ainda em Thundera, o vilão descobre a existência de outro Olho de Thundera, a orbe que concede poderes aos heróis. Sua localização, no entanto, aponta para Metropolis, a cidade de Superman. Mumm-Ra logo parte para o local com seu exército a fim de encontrar tal objeto. Os ThunderCats o perseguem para impedi-lo, mas encontram com o Homem de Aço antes. A princípio, Clark pensa que eles são os causadores da confusão, mas logo todos se entendem e unem forças contra a múmia!

4 - Uncanny X-Men e os Novos Jovens Titãs

No começo da década de 1980, as histórias dos X-Men e dos Jovens Titãs eram um sucesso inacreditável, cada uma em suas respectivas editoras. Sendo assim, Marvel e DC resolveram dar as mãos para tentar fazer mais alguns trocadinhos juntas, aproveitando o sucesso uma da outra. Dessa forma, tivemos o encontro entre os Uncanny X-Men e os Novos Jovens Titãs. Na história, Darkseid é convencido por Metron de que a Fênix pode ajudá-lo a descobrir o que há além da Fonte. Enquanto isso, Ravena tem visões sobre o fim do mundo desencadeado pela entidade. Em consequência, os Jovens Titãs fazem uma visita ao Instituto Xavier, onde são atacados por Parademônios. Os dois times se unem para deter dois vilões em comum e a interação entre eles é melhor do que as histórias que viriam anos depois.

5 - Demolidor e Batman

Fazer um crossover com o Batman provavelmente é o sonho de vários escritores. E, por que não, de muito leitores também. É fato que o Demolidor ganhou novos (e bem melhores) ares depois que Frank Miller assumiu suas histórias no final da década de 1970. Bem mais interessante desde sua criação, o personagem teve seu primeiro encontro com Batman em 1997. Na história Demolidor & Batman: Olho por Olho, após um roubo na Wayne Tech, o Vigilante de Gotham é colocado no rastro de Duas-Caras e Mister Hyde, um vilão da Marvel. Através de sua investigação ele acaba em Nova York, onde Demolidor também possui um caso semelhante sobre roubo de tecnologia. Embora os dois heróis estejam do mesmo lado, ambos possuem abordagens diferentes. No final, o empolgante crossover dividiu a opinião do público, e muitos leitores o consideram uma história fraca.

6 - Transformers e G.I. Joe

Historicamente, esse é um crossover bem interessante. As duas franquias tiveram suas origens como linhas de brinquedos e só depois de um sucesso comercial ganharam suas respectivas animações. No entanto, apesar de terem nascido nos anos 1980, foi apenas em 2014 que as duas turmas se encontraram. Na história, Optimus Prime é exilado de Cybertron e o planeta passa a ser dominado por Megatron. Assim, os Decepticons viajam até a Terra para impor seu novo domínio. É nessa hora que os G.I. Joe chegam para salvar o dia. Mais tarde, eles se aliam com os Autobots contra a invasão de Megatron em uma trama surpreendentemente cheia de reviravoltas.

7 - Spawn e Batman

Que tal esse encontro? Batman é o Cavaleiro das Trevas por título, mas Spawn não fica longe na categoria. A one-shot foi publicada em 1994 tanto pela DC quanto pela Image Comics. Intitulada Batman-Spawn: War Devil, a história envia Batman a Nova York durante a investigação sobre um caso tecnológico. Ao cruzar com Spwan, os dois não se entendem de primeira - claro. Depois de muita briga, eles percebem que estão atrás da mesma pessoa e, então, começam a trabalhar juntos.

Comente com a gente quais desses crossovers é o mais interessante para você e, por que não, o que deveria se repetir!

Próxima Matéria
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+