7 dicas para perder peso quando você acha que já não tem mais salvação

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      14/03/18 às 17h36

Vivemos um momento mágico em nossa sociedade, onde a autoaceitação vem sendo difundida por todos os lados. Aceitar-se exatamente como você é pode ser algo difícil de alcançar, mas quando consegue chegar lá, certamente se sente em estado de plenitude. Mas também é válido lembrar que precisamos nos preocupar com nossa saúde. Até onde podemos ir apenas porque nos sentimos bem fazendo aquilo?

Muita gente precisa perder peso para que a saúde não seja afetada. O grande problema é que este nem sempre é um processo fácil para todos e pode ser que à medida que a idade passe, se torne ainda mais difícil. Isso porque nosso metabolismo desacelera à medida que envelhecemos, fazendo com que nosso organismo fique mais lento. Mas se acalme, nada está perdido! Se você precisa ou pretende perder peso, nós aqui da Fatos separamos abaixo algumas dicas. No fim das contas, tudo é questão de disciplina!

1 - Faça os exercícios certos

Temos a mania de sempre definir o que é melhor para nós mesmos, sem a ajuda de um profissional que poderia indicar aquilo da forma mais adequada. Se você pretende perder peso, apenas fazer exercícios pode não ser o caminho certo, já que pode ser preciso fazer exercícios mais específicos. Flexões, por exemplo, são ótimas para manter a massa muscular saudável e queimar mais calorias. Caminhar também pode ser uma boa escolha. Mas realmente pode ser que seu caso necessite de acompanhamento mais especializado.

2 - Tenha metas realistas

Perder 7 quilos em uma semana? Bem, pode parecer realmente tentador mas lá no fundo, sabemos que esta não seria uma promessa muito realista... Nem contando com a ajuda de dietas milagrosas. E vale lembrar que se você realmente conseguisse, o mais provável é que seria algo ruim e nada saudável.

Dessa forma, o mais importante é traçar metas realistas, para que não seja preciso se submeter a muito estresse físico ou emocional. Além de te ajudar na real perda de peso, seu organismo ainda se acostumará a manter um estilo de vida mais saudável, mantendo a forma a longo prazo.

3 - Hábitos alimentares

É normal que ao longo da vida, nosso corpo tenha diferentes necessidades. Por exemplo, depois dos 40 anos, é preciso ingerir maior quantidade de cálcio, potássio, magnésio, Omega-3 e afins. No entanto, é importante manter o hábito de consumir alimentos com tais nutrientes desde cedo. Se seu objetivo é perder peso, tenha em mente que sua alimentação precisa ser regrada e rica.

4 - Mantenha um horário

Não se esqueça que manter um horário fixo para sua alimentação também é algo fundamental. Comer regularmente é importante! Se você pula alguma refeição, por exemplo, isso altera seu metabolismo. Seu corpo passa a receber o sinal para armazenar as calorias ao invés de queimá-las. Isso faz com que aconteça exatamente o oposto do que pretendia.

5 - Descanse

E esta é mais uma parte importante do processo, que muitos acabam não dando muita importância. Acham que quanto mais tempo fazendo esforços físicos, melhor. Então acabam deixando o sono se acumular e não praticam outras atividades de lazer. De acordo com pesquisas, a provação de sono faz com que seu cérebro comece a tomar decisões ruins e também é possível que você sinta mais fome... Você pode acabar comendo mais do que deveria, sem nem mesmo notar!

6 - Beba muita água

Muitas pessoas são mais propensas ao inchaço, o que lhes faz diminuir muito a ingestão de água. Este é um dos piores erros de quem quer perder peso e não consegue. Beber água não vai fazer com que você fique mais inchado, pelo contrário... Pode ajudá-lo a lidar com esse problema e ainda ajuda no aumento de calorias que seu organismo queima.

Sem contar que ela é peça fundamental na desintoxicação de seu corpo. Experimente beber um copo de água tempos antes de refeições, e beber mais água gelada. Pode ajudar muito!

7 - Tenha conhecimento de sua saúde

Após os 40 anos de idade, perder peso se torna uma tarefa mais difícil e exaustiva, mas não impossível. No entanto, se você faz de tudo mas ainda assim não consegue, talvez esteja precisando de apoio médico. Pode ser que seu fígado precise passar por uma desintoxicação alimentar, ou que você precise cuidar da tireoide. É claro, pode ser que existam outras causas, mas estas costumam ser as mais comuns.

No caso do fígado, adequar seu estilo de vida e manter uma dieta saudável já pode ser o suficiente. Enquanto isso, se for a tireoide, a solução pode ser um pouco mais complexa, mas ainda deve ser tratada. Tenha sempre consciência de como anda sua saúde!

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+