Ciência e Tecnologia

7 doenças que você pode adquirir por culpa da tecnologia

0

E quem aí de vocês hoje em dia não é completamente dependente da tecnologia? Realmente a tecnologia veio para facilitar milhares de coisas nas nossas vidas, imaginem como é viver sem um celular? Imaginem como deve ser a vida sem estar conectado a internet? Com certeza dá para viver, mas voltaríamos a ter, assim digamos, uma vida arcaica.

Mesmo com tantas vantagens, o uso da tecnologia tem um lado negativo. Tudo que usamos em excesso pode nos fazer mal, e com a tecnologia não é nada diferente, para quem não sabe, a tecnologia pode fazer com que nós adquirimos algumas doenças, e nós vamos apresentar algumas delas para vocês hoje. Então, leitores da Fatos Desconhecidos, confiram agora a nossa matéria com as 7 doenças que você pode adquirir por culpa da tecnologia:

1 – Lesão por esforço repetitivo

001

As vítimas dessa doença costumavam ser costureiras e músicos, devido a lesões por esforço repetitivo. Mas hoje em dia, as vítimas são as pessoas que trabalham em escritórios, devido a muitas horas passadas usando o teclado. O uso repetitivo dos dedos, pulsos, braços e ombros pode levar a sérios danos que com o tempo o corpo fica incapaz de reparar. E é por isso que medidas preventivas são importantes, tais como pausas regulares e alongamentos.

2 – Síndrome do toque fantasma

002

Alguma vez você já pegou o seu celular no bolso por ter a impressão que ele estava vibrando? A síndrome do toque fantasma é quando você tem aquela pequena impressão que seu celular está vibrando, mas na verdade nada está acontecendo. De acordo com o Dr. Larry Rosen, autor do livro iDisorder, 70 por cento das pessoas que usam celular tem relatado ter a síndrome do fantasma. Tudo isso acontece graças a um mecanismo de resposta no local errado de nossos cérebros.

3 – Nomofobia

003

Sabe aquela sensação horrível quando estamos longe de todos as nossas tecnologias? Pois é, isso é chamado de nomofobia, que se resume no aumento acentuado da ansiedade que as pessoas sente quando estão longe de seus celulares. Enquanto o apego ao celular pode soar com uma maneira de facilitar a vida, esse distúrbio pode ter um lado negativo na vida das pessoas.

4 – Dores de cabeça causadas pelo celular

004

Existem um grande debate se os celulares são prejudiciais a saúde ou não, mas alguns estudos estão mostrando que existe uma ligação entre dores de cabeça e o uso do celular. Uma pesquisa encomendada por fabricantes de celulares em 2008, descobriu que uma ligação antes de dormir pode afetar a qualidade do sono, além de causar fortes dores de cabeça no dia seguinte.

5 – Telephonofobia/Cyberfóbia

10

Essa doença designa pessoas com aversão a telefones celulares. Telephonobia é um medo de telefones em si, mas do fato de receber ligações. A pessoa pode sofrer ataques de pânico e desmaios pela intimidação que sente de receber ou fazer uma chamada. Já os cyberfóbicos são as pessoas que possuem ansiedade e temor de usar computadores.

6 – Depressão do Facebook

06

Alguma vez na vida você já se sentiu péssimo após passar algumas horas usando o Facebook? Então fique sabendo que você não é o único. Alguns estudos feitos em 2013 chegaram a conclusão de que esse sentimento tem origens neurológicas. A doença atinge com mais frequências estudantes universitários e crianças.

7 – Perca da audição

07

E quem de vocês nunca jogou um game ouvindo música altíssima? Os fones de ouvido estão cada vez mais sofisticados no que diz respeito a fidelidade sonora e a potência do som. Mas fiquem vocês sabendo que o volume alto causa a perda auditiva em várias pessoas. A organização Mundial de Saúde já emitiu um alerta a esse problema. Segundo a OMS, cerca de 1 milhão de jovens podem perder a audição por causa do uso errado dos fones. É, se não nos cuidarmos amigos, seremos idosos e surdos.

E aí amigos, vocês sofrem de alguma dessas doenças causadas pela tecnologia? Comentem!

7 coisas que só casais muito liberais tem coragem de fazer

Matéria anterior

11 fatos bizarros sobre os Estados Unidos que você provavelmente não sabia

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos