7 elfos mais poderosos de toda a história de Senhor dos Anéis

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      03/04/18 às 13h53

O escritor britânico J. R. R. Tolkien é considerado o pai da literatura fantástica moderna e ele não possui o título por acaso. Para criar seu fascinante mundo, ele buscou inspirações em outras mitologias, desde o cristianismo à escandinava - bem como a nórdica e a celta, em especial para idealizar os elfos, a raça mais deslumbrante da Terra-Média. Originalmente, esses seres eram chamados Ljoslfr, que significa elfos da luz. Em boa parte da literatura medieval europeia, os elfos ficaram conhecidos como criaturas sábias, de grande beleza, que viviam em harmonia com a natureza, muitas vezes morando no meio das florestas.

Essa parte Tolkien adaptou muito bem para sua história. O autor foi um dos primeiros a inserir os elfos na literatura fantástica voltada para jovens. Os elfos da Terra-Média são criaturas puras, iluminadas, sábias, com beleza hipnotizante e também muito poderosas. Nos livros, Tolkien se aprofundou melhor na raça em O Silmarillion. No entanto, os fãs ainda puderam ter um gostinho de como eles são no cinema, nas adaptações de O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Entre os tantos nomes apresentados, tanto na literatura quanto nos filmes, imaginamos quais deles poderiam ser os mais poderosos. Tentamos listar os personagens logo a seguir, mas você está livre para fazer a sua própria classificação

7 - Glorfindel

Glorfindel se tornou uma verdadeira lenda nos dias de Gondolin. Isso porque, na Primeira Era, o jovem elfo lutou bravamente contra um Balrog. No entanto, diferente de Gandalf, ele não resistiu ao combate ao cair em um abismo durante a perdição da cidade. Porém, ele recebeu uma segunda chance na vida, concebida por Manwe, um Vala (por comparação, uma espécie de Deus). Glorfindel então retornou dos mortos e, já na Terceira Era,  foi peça chave na Batalha de Fornost. Nos livros, é ele, e não Arwen, que Elrond manda resgatar Frodo nas proximidades de Valfenda.

6 - Gil-Galad

Gil-Galad foi um dos elfos mais célebres da Terra-Média. Ele ficou conhecido por sua bravura indômita e inteligência. Ele foi grande amigo de Elendil, com quem lutou lado a lado quando as forças de Sauron começaram a dominar a Terra Média. Os dois combateram o mal incansavelmente e venceram. No entanto, a vitória custou-lhes a própria vida.

5 - Fingolfin

Sem dúvidas, Fingolfin foi um dos elfos mais poderosos a pisar na Terra Média. Filho de Finwë, o Alto-Rei dos Noldor, e de Indis, ele tinha uma relação problemática com Fëanor, seu meio-irmão. Sua jornada pela Terra-Média foi árdua e ainda mais agravada devido às diversas sabotagens de Fëanor, que estava envenenado pela influência do mal. Fingolfin realizou seu mais heroico ato ao enfrentar, sozinho, Morgoth - o mestre de Sauron e, provavelmente, o ser mais poderoso a existir no universo tolkieniano. Mas isso não afastou o elfo do combate. Fingolfin lutou com valentia e quase não conseguiu acertar seu oponente, porém, em seus últimos suspiros, ele conseguiu dar um golpe no calcanhar de Morgoth - um feito para poucos.

4 - Fëanor

Fëanor é um desses personagens que costumam dividir os fãs. Além de ser um irmão terrível, com muita frequência o elfo se mostrava egoísta e paranoico. Entretanto, apesar disso, ele foi o responsável por criar as Silmarils, as gemas mais valiosas em toda a Terra-Média. As três joias eram únicas e foram criadas a partir de Laurelin e Telperion, as Duas Árvores de Valinor. Conta-se que nem mesmo Aulë, outro Vala, drtis capaz de recriá-las. As gemas são elementos centrais em O Silmarillion e foram responsáveis por moldar toda a vida dos elfos durante a Primeira Era do Mundo, bem como a própria Terra Média, que nunca mais seria a mesma. Sem dúvida, Fëanor, além de muito poderoso, foi o elfo mais importante a passar por Arda.

3 - Lúthien

Dita como a elfa mais bela a caminhar pela Terra-Média, Lúthien tem uma das histórias mais belas dentro da mitologia de Tolkein. Princesa Sindarin, ela se apaixonou profundamente por Beren, um mortal, e sofreu bastante por causa disso. Ela é bisavó de Elrond e sua história é muito comparada à de Arwen, que também amou um mortal. Quando seu amado foi capturado por Sauron, ela foi ao seu resgate. Lúthien usou seus poderes para entrar na fortaleza do inimigo e colocar todos em sono profundo. Isso concedeu a Beren tempo não apenas para fugir do local, mas também para arrancar uma das Silmarils da coroa de Morgorth.

2 - Elrond

Elrond é o Senhor de Valfenda e é considerado, pelos elfos e por várias outras raças, como um indivíduo extremamente sábio. Ele acolheu Aragorn quando este ficou órfão e o criou como um filho em sua casa. Bastante habilidoso em combate corpo a corpo, ele foi de grande importância na primeira guerra contra Sauron. Quando o Um Anel foi redescoberto, foi ele quem reuniu outros povos para que, juntos, pudessem decidir o que fazer. Ele é um líder nato e tem sob seu poder Vilya, o Anel do Ar. Reza a lenda que o artefato possui vários tipos de poderes, entre eles os de cura.

1 - Galadriel

Assim como Fëanor, Galadriel pode ser considerada a maior entre os Noldor da Terra Média. Sua extensa sabedoria apenas desenvolveu ao longo dos anos, chegando ao nível de lhe conceder o poder da percepção. Ela foi capaz de desmascarar Sauron quanto este apareceu entre os elfos com outra forma. Galadriel também é a guardiã do Nenya, o Anel da Água, que lhe garante ainda mais poderes. Com ele, a Senhora de Lothlórien consegue manter seu reino seguro de qualquer mal, tendo até mesmo hospedado Frodo em sua perigosa jornada. Galadriel entrou para a lista de exceção quando resistiu à tentação do Um Anel. Além disso, a elfa foi interpretada por Cate Blanchett nos filmes, e não há como lutar contra isso!

O que você achou das escolhas? Concorda com a lista? Comente conosco quais elfos você considera os mais poderosos.

Via   EW     GW     Valinor     Valinor     SR  
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Instagram: @gabinoronhaf

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+