Curiosidades

Você provavelmente não sabe a verdadeira função desses itens!

0

É comum no nosso dia a dia encontrar algumas coisas as quais não fazemos ideia da sua função. Como objetos que têm mais de uma utilidade ou até mesmo um botãozinho escondido em um aparelho eletrônico.

Dessa forma, separamos uma lista de curiosidades de coisas que você provavelmente não sabia e vão te deixar chocado! 

Furinho em aparelhos eletrônicos

Reprodução

Vamos começar com aquele furinho que existe nos roteadores de internet. O furinho polêmico e, normalmente, proibido dos roteadores servem, na verdade, para quando é preciso voltar o sistema para o modo de fábrica. Ou seja, o furinho do “reset” pode ser pressionado, por alguns segundos, com um palito, quando é preciso apagar todas as configurações existentes. Mas, cuidado, só faça isso se souber reconfigurar o roteador! 

No caso dos leitores de CDs, DVDs e BluRays, o furinho misterioso do drive funciona como válvula de escape. Ele existe para caso a energia acabe, algum defeito apareça no equipamento ou, você simplesmente esteja com preguiça de ligar todo o aparelho para tirar o disco que foi deixado lá dentro. Assim, tudo que você precisa fazer, nesses casos, é espetar um clipe que metal nesse furinho que o disco será ejetado, mesmo sem o comando direto do aparelho. 

Setinha no medidor de combustível

Reprodução

Quantos anos levou para você descobrir que a setinha no medidor de combustível é para indicar o lado em que fica o bocal de abastecimento do carro? Aquela seta bem do lado do desenho para abastecer indica em que lado do seu carro está o bocal para colocar o combustível! 

Pás

Reprodução

As pás tem um vão que serve para encaixar perfeitamente nos cabos das vassouras. Inclusive, é possível encher os baldes de água utilizando as pás. É isso mesmo, quando as pias são bem pequenininhas não conseguimos encher os baldes, certo? Eles ficam deitados demais por não ter recuo e a água não fica no fundo de jeito nenhum. Agora, se colocarmos a pá apoiada na pia desse jeito, a água escorre até o seu cabo e enche o balde que está no chão. 

Espremedores de alho

Sabe aqueles espremedores de alho que parecem uma versão menor do espremedor de batatas? Pois é, fique sabendo que além dessa função óbvia, ele tem outras utilidades que vão facilitar muito sua vida depois de saber delas.  Ele serve para retirar caroços de azeitonas. É só colocar a azeitona inteira na parte mais arredondada do espremedor e apertar, o caroço vai sair facilmente. Ele também serve para quebrar nozes. Colocando a noz no meio do espremedor, onde tem uma parte mais enrugada, e apertando ela quebra facilmente. Utilize o final do cabo do espremedor e encaixe na tampa da garrafa e ele vai virar um abridor de garrafas.

Você acredita que ele também serve como removedor de escamas? Apenas passe o cabo do espremedor nas escamas do peixe para retirá-las. Você poderia até saber de algumas dessas funções, agora de todas? Duvido! Me conta aí embaixo qual dessas você até já utiliza em casa.

Sanduicheira elétrica

Reprodução

Quem nunca se rendeu a um sanduíche preparado na sanduicheira elétrica como alternativa para uma refeição que atire a primeira pedra. Até aí, tudo perfeito, mas e se eu disser que você sempre usou a sanduicheira de maneira errada, você acredita? A luz verde não serve para sinalizar que o sanduíche está pronto, como sempre pensamos, mas sim para anunciar que o eletrodoméstico já está quentinho e pronto para receber o sanduíche. Ou seja, a luz verde indica que é hora de começar a preparar o sanduba, e não de terminar. O sanduíche ficará pronto quando a luz verde apagar, o que indica o final de um ciclo.

Grampeador

Reprodução

Outro fato que vai te deixar surpreso é saber que os grampeadores têm um compartimento embaixo que serve para guardar grampos extras. Assim, se você estiver grampeando e ficar sem grampos basta abrir aquela tampa preta de baixo e pegar os grampos, o que é bem mais prático que sair procurando a caixinha dos grampos. Além disso, o grampeador guarda outro segredo, se você girar a parte metálica de baixo e grampear com a parte que as curvinhas são mais separadas o grampo fica mais fácil de remover, assim não danifica as folhas. Essa função serve mais para quando você precisar grampear folhas apenas temporariamente. 

Fumaça do avião

Por fim, quantos anos você tinha quando descobriu que aquela fumaça branca que os aviões deixam de rastros na verdade não é fumaça? Parece fumaça, mas não é. Os rastros brancos deixados no céu por alguns aviões são como pequenas nuvens, na verdade, formadas pela condensação do vapor de água. O fenômeno é conhecido como “trilha ou esteira de condensação”. Geralmente, essas nuvens aparecem quando o avião está em uma altitude acima de 8 mil metros e com uma temperatura externa abaixo de menos 40 graus Celsius.

Homem é expulso de avião ao usar calcinha como máscara

Matéria anterior

Uber Eats realiza primeira entrega espacial

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos