• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 experimentos simples que você mesmo pode fazer para surpreender todo mundo

POR Júlia Marreto    EM Ciência e Tecnologia      03/08/16 às 20h23

Existem algumas experiências simples que realmente impressionam as crianças. Elas podem até não compreender a verdadeira explicação que está por trás delas mas, com certeza, irão se lembrar por toda a vida. Já pensou se seus responsáveis tinham feito com você alguns desses experimentos em casa e você chegasse na escola, na aula de ciências, já sabendo o que, como e porque algumas coisas acontecem?

É preciso lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina àqueles que se identificarem.

Pensando nas inúmeras possibilidades de se divertir, não só com as crianças mas, também, com seus amigos e familiares, é que a redação da Fatos Desconhecidos selecionou uma listinha com 7 experimentos simples que você mesmo pode fazer para surpreender todo mundo. Confira:

1 - Um fósforo sem sombra

01

Você vai precisar de alguns palitos de fósforo. Acenda um fósforo e segure-o (aceso) a cerca de 10 a 15 centímetros de distância da parede. Você notará que apenas a sombra de sua mão e do palito aparecerão na parede, a chama não irá aparecer. Isso acontece porque o fogo não produz sombra, ele não impede a passagem de luz através de si, como outros objetos o fazem.

2 - Doces cristalizados

02 02-2

Para esse experimento você vai precisar de 2 copos de água, 5 copos de açúcar e pequenos pauzinhos de madeira, como aqueles de churrasco, papel grosso, vidros transparentes, panela e corante de alimentos. Primeiro, faça um xarope de açúcar, adicionando um par de colheres de chá de açúcar a um vidro comum com um quarto de água. COm o papel, polvilhe o um pouco de açúcar.

Mergulhe o palito na mistura, mexendo-o para que os pedaços de açúcar comecem a cobri-lo. Certifique-se que a mistura se espalhará uniformemente ao longo do palito, em seguida, coloque-o no papel. Deixe os palitos secando durante a noite.

Na parte da manhã, dissolva os cinco copos de açúcar em dois copos de água, numa panela aquecida. Deixe a calda esfriar por cerca de 15 minutos, não por mais tempo, caso contrário, os cristais não se formarão. Em seguida, despeje o líquido em alguns frascos vazios e adicione corante de alimentos de cores diferentes.

Coloque os palitos prontos nos frascos, mas não deixe que toquem nem as paredes dos vidros nem o fundo, para isso, use um prendedor de roupas. Agora, espere e observe o que acontecerá. A solubilidade da temperatura do xarope de água diminui à medida que a temperatura cai, produzindo um sedimento de grãos de açúcar sobre os palitos.

3 - Ovo flutuante

03

Para fazer o experimento do ovo flutuante você precisará de dois ovos, dois copos de água e sal. Com cuidado, coloque um ovo em um copo com água pura. O ovo deverá se acomodar no fundo do copo. Em seguida, despeje um pouco de água quente no segundo copo e dissolva de 4 a 5 colheres de sopa de sal.

Funcionará melhor se você esperar que a água esfrie. Em seguida, coloque o outro ovo nele. Resultado? O ovo irá flutuar. Isso acontece porque a densidade das moléculas que compõem o ovo é maior que as da água pura, de modo a ser puxado para baixo. Mas, a densidade da mistura de sal e água é maior que a do ovo, fazendo com que ele flutue.

4 - Repolho colorido

04 04-2

Use quatro copos com água, corante alimentar e algumas folhas de repolho, ou couve. Adicione diferentes colorações em cada copo de água, em seguida, uma folha em cada copo. Deixe os "descansar" durante a noite. Na manhã seguinte você verá que as folhas estarão coloridas. A explicação está em as folhas absorverem a água. Como a água está colorida, as folhas ficarão coloridas. Esse efeito é conhecido como capilaridade, através do qual a água passará por ínfimos túbulos da planta. isso acontece com flores, grama e, até, árvores.

5 - Truque do lápis

05

Um saco plástico, alguns lápis comum e água, são o que você precisa para realizar esse experimento super simples. Encha o saco de água até a metade. Espete os lápis através do saco cheio de água. Por que a água não vaza? Se você espetar o saco e depois enchê-lo com água, com certeza ela irá vazar. Mas se fizer o contrário, não. Isso acontece porque quando o saco plástico está cheio de água, suas moléculas de polietileno, ao serem quebradas, se aproximam, "apertando" os lápis.

6 - Balão à prova de fogo

06

Use dois balões, uma vela, fósforo e água. Encha um balão com ar e segure-o sobre uma vela acesa para demonstrar as pessoas que o calor da chama faz com que o balão estoure. Em seguida, encha o segundo balão com água da torneira, acenda a vela, segure o balão cheio de água sobre a vela. Você verá que, nesse caso, o balão poderá suportar o calor da chama. Isso acontece porque a água no balão absorve o calor cedido pela chama da vela, de modo que o balão não estoure.

7 - Bateria com limões

07

Esse experimento requer um pouco mais de trabalho, mas é tão divertido quanto os outros. Para faze-lo você precisará de um limão, um prego de metal, um pedaço de fio de cobre, dois pedaços de fios, uma calculadora a pilha. Descasque as pontas dos fios e enrole a ponta de cada um no prego e no fio de cobre. Crave o prego e o fio de cobre no limão. Sua bateria alternativa está pronta. Conecte as outras pontas nos locais da bateria da calculadora, você observará que ela irá ligar. Caso não funcione, tente inverter as posições dos fios. Essa bateria gera aproximadamente 0.75volt. Se for colocada em curto pode gerar correntes de até 0.5mA.

Então pessoal, já conheciam esses experimentos? Já tentaram em casa? Acham que vale a pena testar? Como foi a experiência? Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+