• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 famosas HQs que inspiraram os filmes da Marvel e você precisa ler

POR Toni Nascimento    EM Fatos Nerd      30/11/18 às 14h50

Hoje, os filmes inspirados nas histórias em quadrinhos são uma grande máquina de fazer dinheiro. São inúmeros longas do gênero por ano, além da alta procura por essas obras. Tudo isso graças ao Universo Cinematográfico da Marvel, o MCU, que transformou os super-heróis em grandes franquias interligadas no cinema. Ame ou odeie, você não pode negar que todo esse fenômeno cultural não seria possível sem a Marvel Studios, ou sem seu chefão, Kevin Feige.

Mas nunca podemos nos esquecer da base de inspiração, que motivou todo o MCU: as histórias em quadrinhos. Sem boas histórias de cada um daqueles heróis, os filmes não seriam nada menos do que grandes fracassos. Algumas delas, são mais grandiosas do que você pode imaginar. Listamos 7 famosas HQs que inspiraram os filmes da Marvel e que você precisa ler.

1 - Doutor estranho, Contos Estranhos de um Mago

Quase tudo o que vemos no filme de 2016 do Doutor Estranho é inspirado nas primeiras histórias avulsas do personagem, escritas por Stan Lee e Steve Ditko, nas páginas de Strange Tales. Toda a origem, desde o acidente de carro que estraga sua mão e arruína essa carreira como cirurgião, até a apresentação de personagens como O Ancião e o Barão Mordo.

2 - Homem de Ferro: Extremis

Homem de ferro: Extremis, de 2006, é um arco de 6 partes que reorganiza a origem do Homem de Ferro - como seu envolvimento armamentista com a Guerra do Vietnã - e o coloca de frente com o inimigo Extremis. A personalidade, traços e origem do Homem de Ferro dessa saga serviu de base para o Tony Stark dos cinemas, que tanto agradou e que nós amamos.

Já a Extremis foi apresentada em Homem de Ferro 3. Assim como no filme, na história em quadrinhos o processo Extremis transforma as pessoas em super soldados, capazes de enfrentar o Homem de Ferro com suas próprias mãos.

3 - Capitão América: Soldado Invernal

Durante décadas, pensou-se que Bucky Barnes, fiel ajudante da Segunda Guerra Mundial do Capitão América, estava bem morto nas HQs. Mas, Warren Ellis e Steve Epting, em 2005, no Capitão América volume 5, acabou sendo revelado que o mortal assassino da Guerra Fria conhecido como Soldado Invernal era, de fato, o velho aliado de Capitão, Bucky. Memórias apagadas com lavagem cerebral pela União Soviética marcaram o personagem.

Esta foi a história que inspirou o filme de 2014, de Joe e Anthony Russo, Capitão América: Soldado Invernal.

4 - Planeta Hulk

Uma parte de Thor: Ragnarok gira em torno de Thor e Hulk, e essa parte foi inspirada em Planeta Hulk, escrita por Greg Pak, com arte de Carlo Pagulayan e Aaron Lopresti. Nesse arco, o Gigante de Jade é banido da Terra pelos Illuminati da Marvel, indo para um mundo paradisíaco desabitado, onde o Hulk não poderá machucar ninguém. Infelizmente, sua nave cai em Sakaar, onde ele é forçado nas batalhas de gladiadores. Na hq, ao invés de lutar com Thor, Hulk luta contra ninguém menos que o Surfista Prateado.

5 - Guardiões da Galáxia

Os Guardiões da Galáxia têm uma longa trajetória nos quadrinhos, mas a versão que conhecemos no filme de 2012, do James Gunn, vem da saga de 2008, de Dan Abnett. Embora a equipe que conhecemos do cinema, tenha se juntado anteriormente nos quadrinhos no épico cósmico da Marvel, Aniquilação: A Conquista, a HQ Guardiões da Galáxia reuniu a equipe e introduziu muitos dos aspectos que influenciaram os longas, como o Baby Groot crescendo em um pote.

6 - Guerra Civil

Escrita por Mark Millar e desenhada por Steve McNiven, Guerra Civil foi uma série de sete partes, apesar de ter tido influência em todo o universo de quadrinhos da Marvel entre 2006 e 2007. A saga da HQ girava em torno da ruptura entre os Vingadores, cuja metade liderada pelo Capitão América era contra o registro dos heróis, que teriam que revelar suas identidades para o governo e se submeterem a supervisão do mesmo.

A trama serviu de inspiração, mesmo que de forma leve, para o filme Capitão América: Guerra Civil.

7 - Vingadores: Desafio Infinito

Criada por Jim Starlin e desenhada por George Pérez e Ron Lim, Desafio Infinito é considerada por muitos a melhor saga da Marvel Comics. Considerando diferenças pontuais, a história em quadrinhos e o filme Vingadores: Guerra Infinita possuem a mesma base: os maiores heróis da Terra tentando deter os planos malignos de Thanos. As principais diferenças estão na motivação, pois nos quadrinhos ele quer agradar sua paixão, a Morte, e o fato de que o estalo acontece no começo da história, sendo a reversão a grande motivação dos heróis.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que já está indo no site da Amazon ver os preços dessas HQs, aquele abraço.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   CBR  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+