Ciência e TecnologiaCuriosidades

7 fatos arrepiantes sobre o seu próprio corpo que vão te deixar perturbado

0

O corpo humano é considerada a máquina mais complexa e perfeita que existe. Somente o ser humano possui órgão tão complexos, que realizam atividades complicadas de um forma independente. O fato é que somos privilegiados por termos um dos melhores sistemas do reino animal.

Se pelo menos uma vez na vida você parou para pensar sobre o seu corpo, você deve ter percebido as coisas fascinantes que ele pode fazer. Infelizmente não temos superpoderes, mas o nosso corpo pode fazer muitas coisas que nem imagina e que provavelmente vão te deixar assustado quando descobrir. Bom, nós da Fatos Desconhecidos trouxemos para nossos leitores: 7 arrepiantes sobre o seu próprio corpo que vão te deixar perturbado. Confira:

1 – Potência dos dentes humanos

Os dentes humanos podem não ser tão grandes quanto de um tubarão, mas são tão fortes quanto. Em uma pesquisa, cientistas descobriram isso depois de comparar a microestrutura dos dentes humanos e dos tubarões. Apesar dos dentes do predador do oceano estarem revestidos com um esmalte super-resistente, eles não são mais fortes do que os dentes de uma pessoa. “Isto é devido ao micro e nanoestrutura especiais de nossos dentes”, disse o pesquisador principal, Matthias Epple, da Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha. “Os cristais nos dentes humanos têm um arranjo especial e são “colados” por proteínas que impedem que as rachaduras atravessem todo o dente.

2 – Seu cabelo é mais forte do que você imagina

Muitos estudiosos acreditam que o cabelo humano é indestrutível. Alguns estudos encontraram múmias de milhares de anos atrás, que quando foram encontradas ainda possuíam cabelos. Sua única fraqueza é o fogo, pois nossos cabelos são compostos de carbono.

3 – Quantidade de ossos em bebês

Você sabia que um bebê pode ter até mais de 70 ossos do que uma pessoa adulta? O que acontece é que um bebê, apesar de já ter o organismo amadurecidos para uma vida fora do útero, os ossos ainda precisa de um tempo para se estabilizar o seu número definitivo.

4 – Rins

Nossos rins filtram todo o nosso sangue cerca de 25 vezes por dia. Em humanos o sistema urinário é formado por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga e pela uretra. Cada rim é formado por milhares de pequenas unidades filtradoras chamadas de néfrons. O néfron é uma estrutura tubular que se inicia numa porção dilatada denominada cápsula de Bowman.

5 – Saliva

Ao longo da vida produzimos cerca de 23 mil litros de saliva. A produção de saliva é feita pelas glândulas salivares e no processo de mastigação dos alimentos. Quando mais comida ingerida, maior a produção de saliva, umedecendo assim o bolo alimentar, o que facilita a deglutição o que facilita a passagem do alimento pelas vias digestivas.

6 – Respiração

Se você treinar bastante, qualquer pessoa se qualifica a aguentar 5 minutos abaixo d’água sem respirar. Uma pessoa normal, sem qualquer tipo de treinamento, consegue prender a respiração entre 30 segundos a 1 minuto e meio. Existem casos de pessoas que conseguiram prender a respiração por até 20 minutos. Será que você consegue?

7 – Muco e secreções

O nosso corpo produz vários tipos de mucos, mas aqui vamos dar um foco no catarro. Essa substância é uma mistura de proteínas, água e restos celulares produzidos pela mucosa para proteger vias aéreas. Sua função principal é filtrar o ar que respiramos que normalmente é infectado por bactérias e outras impurezas.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Dragon Ball Super – Nova transformação de Goku depende de um ki nunca visto antes

Matéria anterior

Gavião Arqueiro – Herói ganha HQ na mesma linha de Velho Logan

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos