Qual a diferença entre espírito e alma?

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      17/12/14 às 17h17

Não há nada que deixe o ser humano mais pensativos e encabulado que os assuntos que ele não pode provar ou testar cientificamente. É assim com a religião, com a existência ou não da vida após a morte e com outros temas abstratos, com a questão da alma e do espírito.

Esses último grandes enigmas, aliás  - a alma e o espírito -, chamam também nossa atenção devido à grande bagunça que enfrentamos na hora de defini-los e apontar quais suas diferenças. Você, por exemplo, caro leitor, saberia dizer exatamente o que diferencia esses dois termos: alma e espírito?

A literatura sobre essas duas palavras que definem a essência humana é sempre muito confusa. Até mesmo a Bíblia cristã costuma mesclar os dois conceitos. Mas, estudiosos no assunto, apontam que a diferença de alma e espírito é que o primeiro termo está ligado ao corpo vivo e o segundo, eterno, se revelaria depois de nossa partida desse mundo. Complexo, não?

Alma

3

"Nephesh" é a palavra hebraica usada no Velho Testamento para se referir à alma humana e é repetida mais de 750 vezes, somente nesse livro. Já, no Novo Testamento, em grego, as palavras que remetem à alma são "psuche" e "psyche".

Em ambos os livros, os termos mencionado como "alma" remetem à ideia de vida, física ou mental. No Velho Testamento, no entanto, não há nada que indique a imortalidade da alma ou que ela continue viva depois da morte do corpo físico. Por outro, no novo testamento, há referências da alma mesmo após a morte física.

Espírito

1

Definido no Velho Testamento pela palavra "ruach", que também significa vento ou sopro, o termo espírito é empregado para descrever a essência que Deus transmite às suas criaturas (os seres humanos) e que nos torna indivíduos únicos. Enquanto isso, no Novo Testamento, a palavra grega que se refere a este mesmo termo é "pneuma", uma faceta do homem que se libertaria do corpo físico após a morte e se manteria vivo.

Assim, a diferença entre o que o Velho e o Novo Testamentos falam sobre o espírito é que, no primeiro caso, a essência humana voltaria à Terra; e, no segundo, é que a essência subiria ao encontro de Deus. Em ambas as definições, no entanto, o espírito seria aquele responsável por nos conectar ao Criador.

De forma geral, para os estudiosos, é graças ao espírito que temos uma alma, até porque é nele que estão alojadas nossas emoções, consciência e a capacidade que temos de ponderar nossas atitudes, já que se trata de algo eterno. A alma, então, seria um complemento presente em qualquer indivíduo vivo.

Conseguiu entender?

Se você gosta de assuntos como o tratado nessa matéria, pode ser que você também se interesse por essa outra matéria: Qual é o peso da alma?

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+