O buraco negro é um dos elementos mais intrigantes do universo, uma vez que mais parece uma lenda do que realmente algo que existe. Esses monstros gigantes do universo se alimentam de matéria e até mesmo de luz. Eles engolem qualquer coisa que estiver pela frente. Eles chegam a ser tão estranhos, que quando Albert Einstein previu eles nas suas equações, achou que estava cometendo algum tipo de engano ou erro de cálculo.

Mas tente imaginar a real complexidade desse elemento cósmico. O buraco negro é uma singularidade do universo que se alimenta de matéria (não importa qual o tipo dela). Quando você não recorre a imagens ou vídeos, tentar imaginar isso é muito difícil e esquisito. Quando vemos, entramos em choque rapidamente com eles.

Tamanho real do buraco negro

Publicidade
continue a leitura

Como eu disse, imaginar um buraco negro é muito difícil e complexo. O vídeo acima mostra a dimensão de um buraco negro, ou seja, o seu tamanho real. Acontece que ao pensarmos nele, nós imaginamos, mais ou menos, as suas dimensões. Mas quando vemos em comparação com outros elementos do universo, e vemos essas imagens, meio que os nossos cérebros dão uma leve derretida.

Talvez, ele possa não ter um tamanho surpreendente, como o  XTE J1650-500, que é considerado um de pequeno porte. Ele possui o tamanho de Manhattan, porém, contém a massa de três ou quatro do nosso sol. Você tem ideia da potência disso?

Publicidade
continue a leitura

Destruidores de mundo

Apesar disso, eles não param por aí. Um buraco negro de médio porte, como o M82 X-1 , que possui o tamanho de Marte, contém a massa de 1.000 Sóis. E isso por que nós ainda não começamos a falar em buracos negros supermassivos, que são encontrados no centro de praticamente todas as grandes galáxias que conhecemos.

Publicidade
continue a leitura

Um desses buracos negros hiper gigantescos, tem uma massa de 20 bilhões de sóis. O vídeo te faz ter uma ideia do quanto isso é poderoso, colocando juntos todos esses bilhões de sóis. Assista.

E$ aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que está chocado com esse buraco negro, aquele abraço.

Publicado em: 27/12/18 12h18